segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Com uma mãozinha...


Após a ultima rodada do Brasileirão tudo se mantém como estava antes na parte alta da tabela. Tudo normal, se não fosse a mãozinha da arbitragem em alguns jogos.

O Grêmio continha mais lider que nunca, 5 ptos de vantagem sobre o Cruzeiro em segundo e 7 ptos sobre o Palmeiras.

O Grêmio venceu o São Paulo no Olímpico por 1 a 0 em um jogo duríssimo, que foi decidido com um gol irregular do Colombiano Perea.

A ajudada arbitragem não tira completamente o brilho da vitória do Grêmio que, esta é a primeira vez que os vejo jogar na liderança, deu uma aula de raça, vontade e brio, coisa normal na história do tricolor de Porto Alegre. Já o Tricolor Paulista caiu para a quinta posição e não mostra futebol de bi-campeão nacional.

Em BH o cruzeiro venceu apertado o Vitória da Bahia por 2 a 1, onde mais uma vez a arbitragem foi confusa, sem critério e prejudicou o Cruzeiro, que poderia ter feito mais.

A nota triste da partida foi a contusão do atacante Rômulo, que quebrou o tornozelo em um lance em que o árbitro não deu, se quer, falta no atacante.

Em um jogo difícil o 3º colocado Palmeiras venceu o Coritiba no Palestra com um jogador a menos desde os 25 mim do segundo tempo. Mesmo sem Valdídia, que ja estava querendo sair do clube, Luxemburgo ainda vai imcomodar.

Em uma rodada com escassez de gols, Atletico/PR e Ipatinga ganham destaque somente pelos gols, não pelo futebol. Já o Vasco da Gama, que goleou o Internacional, mostra uma possível arrancada para fugir do fastaminha, nada camarada, da zona de rebaixamento.

O jogo entre Santos e Flamengo entra nos destaques por um fato extremamente lamentável. A contusão de Naykon Leite, um jovem atacante da Vila teve ruptura total dos ligamentos do joelho direito além de deslocamento da rótula. Lances assim, como o que o atacante Rômulo fraturou o tornozelo, nos fazem lembrar de até quando o futebol irá priorizar o físico ao técnico.

Nos demais jogos nada de muito interessante a ser ressaltado.

domingo, 10 de agosto de 2008

Brasileirão 2008 - Equilibrio nas duas pontas


Acharam que tinha sumido? Pois é, tirei umas férias, mas aqui estou!

Começando a nossa nova fase de postagens, resolvi falar sobre o Brasileirão 2008, que de não tem nada de mais, mas temos que falar sobre nosso campeonato nacional que é o mais difícil do mundo. Terminado o primeiro turno temos 4 times que podem ser campeões, 10 que podem cair, e 6 que vão ficar no meio do caminho.

O Grêmio virou o primeiro turno na ponta, o que desde 2003 foi concluido com o título, com o cruzeiro em segundo, palmeiras em terceiro e o São Paulo em 4º.

Nessa parte alta da tabela a briga promete ser boa, ponto a ponto, apesar de o Grêmio ter aberto 5 pontos de vantagem.

Na parte intermediária estão o os cavalos paraguaios Flamengo e Vitória, o Coritiba que tem bom elenco mas não deve ir muito longe assim como o Botafogo. Logo atrás vem Sport que, apesar de ter ganho a Copa do Brasil, nao tem uma equipe forte para um campeonato de pontos corridos.

Em 10º está o Internacional. Um bom time, bom conjunto, mas que ainda depende muito do seu camisa 10, o Alex. Mas isso tem tempo contado para mudar (ou não), já que tem bons jogadores que farão sua estreia nas proximas rodadas. Daniel Carvalho, um filho que volta a casa, e o argentinho D'alessandro, que pra mim ainda é uma eterna promessa argentina, mas em um campeonato com times nivelados por baixo pode mostrar grande Futebol.

Na parte crítica da tabela Figueirense, Atletico Mineiro, Goiás, Portuguesa, Nautico e Atlético Paranaense estão muito ameaçados de rebaixamento. Oscilam boas apresentações com partidas medíocres, e dessa forma ficam descendo e subindo na tabela perigosamente.

Agora falando da zona de rebaixamento, o Vasco está quase na série B. Se não houver uma mudança radical agora a queda será certa.

Santos tem potencial para sair pois tem bons jogadores mas que não estão apresentando nada do que sabem.

Já o Fluminense tem jogadores que chegaram com muito nome, que fizeram partidas histórias na Libertadores, mas que depois da derrota para a LDU se apagaram e só tem lapsos de futebol, como o Washington contra o São Paulo. Tem grandes chances de cair.

O Caçula Ipatinga começou o ano de 2008 errando ao demitir Émerson Ávila do comando técnico, daí em diante não teve mais o futebol envolvente dos anos anteriores, tem vaga garantida na série B 2009.

No geral temos um campeonato muito equilibrado, mas sem muita técnica, o que vem de alguns anos pra cá. Mas o Brasileirão, que tantas vezes já nos encheu os olhos até o ultimo minuto dos jogos, hoje peca pelos esquemas previsíveis, jogos frios e sem técnica e mais ainda pela falta de bons jogadores.

Que venha um melhor segundo turno!