quinta-feira, 30 de abril de 2009

Manchester x Arsenal


Postagens em tempo recorde nessa madrugada!

Jogaram hoje, Manchester United e Arsenal, em Old Trafford, pela outra mão das meias-finais da Liga dos Campeões. O jogo terminou em 1 a 0 para os donos da casa.

O Manchester começou pressionando a equipe londrina e aos 17' O'shea marcou o gol da partida, após um milagre de Almunia em chute de Tevez.

Os anfitriões continuaram pressionando durante todo o primeiro tempo, mas o Arsenal conseguiu se safar e levou o revés de 1 a 0 para o vestiário.

Na volta do intervalo, o Arsenal voltou mais bem distribuido em campo e conseguiu manter mais tempo a posse de bola, mas sem causar perigo ao gol de Van der Saar.

O Manchester acordou depois que Cristiano Ronaldo acertou o travessão, mas mesmo com a pressão, os Red Devils não balançaram as redes dos Gunners.

O Manchester jogou no 4-3-2-1, tendo Tevez no lugar de Berbatov para dar mais velocidade.

Os Gunners jogaram com seu time principal, no 4-3-3, mas sem Arshavin, que não foi inscrito na Liga pois já havia participado nesta temporada pelo Zenit, seu antigo clube.

No jogo de volta, na terça-feira próxima, o Arsenl precisa vencer por 2 gols de diferença, sendo que 1 a 0 leva à prorrogação seguida de penaltis.

Valeu!

Abraços!

Barcelona x Chelsea - Pós jogo

Olá pessoal!

Peço perdão a todos os que acompanham este humilde blog pela falta de atualizações nesses dias capitais. Fiquei sem acesso a internet durante todo o dia e devido a crise financeira internacional não tinha como ir a uma Lan House. Brincadeira, mas só a segunda parte!

Ontem (quão longe é isso?) Barcelona e Chelsea ficaram no zero no Camp Nou.

Contrário às minhas previsões, Hiddink escalou o Chelsea em uma variação do 4-5-1, mas que seria um 4-4-1-1, com Lampard mais avançado no meio. Outra modificação foi a entrada de Ballack no lugar de Kalou, e o recuo de Malouda para o meio. Quanto ao Barcelona, a previsão foi acertada.

Hiddink queria povoar o seu meio campo, trazendo dificuldades ao Barça. Conseguiu, de certo modo é verdade. O Barcelona pressionou durante quase todo o jogo e o Chelsea se segurou pensando na partida de volta em Stamford Bridge.

Com o zero a zero, o jogo de volta, que será na próxima quarta feira, está totalmente aberto. Em casa, o Chelsea deverá jogar com pelo menos mais um atacante de ofício, já que necessita de gols para se classificar diretamente, sem necessidade de penalidades.

Como o time de Guardiola joga da mesma maneira dentro e fora de casa, o Barcelona também deverá entrar para vencer os Blues. Esse jogo irá pegar fogo!

No mais, desculpe a demora, mas fica aí uma pequena análise!

Abraços!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Barcelona x Chelsea


Olá amigos!

Hoje a tarde, 15:45 (horário de Brasília), as feras da UEFA Champions League estarão soltas novamente.

Pelo jogo de ida das meias-finais, Barcelona e Chelsea irão duelar por uma vaga para a final da Liga.

Este jogo tem tudo, mas tudo mesmo, para ser "O" duelo das meias-finais.

Aí vem o porquê.

O anfitrião desta tarde/noite, o Barcelona, vem dando sopa para o azar na liga espanhola, após abrir grande diferança de pontos para o Real Madrid, o time catalão deixou a diferença cair para apenas quatro pontos.

A queda de rendimento é normal em campeonatos longos, e acredito que isso não influirá negativamente para o jogo de hoje.

O ponto forte da equipe continua sendo os ataque fulminantes de Messi, Eto'o e Henry.

O meio campo com Xavi, Iniesta e Yaya Touré (unico volante da equipe) brilha pela funcionalidade de seus jogadores. Iniesta e Xavi jogam de meias, mas marcam como volantes, Yaya Touré também tem qualidade para ir ao ataque.

A defesa tem laterais que marcam e sobem bem, com Dani Alves e Abidal (ou Puyol). A zaga com Marques e Piqué também passa segurança. O ponto fraco é o goleiro Valdez, sempre inconstante.

Já o Chelsea, de Hiddink, é outra equipe pós Felipão.

A equipe vem de vitória dramática no clássico contra o West Ham, fora de casa, e chega motivada pelos ultimos resultados na Liga.

O time deverá jogar com Cech, Ivanovic (que improvisado ganhou posição), Alex, o capitão Terry e Bosingwa (no lugar de Cole, suspenso). Uma defesa que passa segurança.

O meio com Lampard, Mikel e Belleti, tem as mesma características do meio campo catalão. Mas perde sem Ballack e Essien, que são titulares.

Na frente, os Blues contam com Drogba, Malouda e Kalou. Um ataque rápido que não perdoa falhas, assim como o trio do Barcelona.

As duas equipes jogam com 4-1-2-3, o que poderia fazer com que as equipes se anulassem, mas como este esquema da espaços ao adversário, isso fica fora de questão.

Acho que o diferencial desse jogo será a marcação feita pelo visitante. Hoje, o Chelsea terá de conseguir marcar a saída de bola do Barcelona, matando as investidas logo na sua criação.

Já o Barcelona deverá jogar com toques mais rápidos, o que já e característica da equipe, e aproveitar os espaços que o Chelsea virá a deixar, já que nenhuma equipe consegue marcar a pressão o jogo todo.

Não resta dúvidas de que será um grande jogo de bola.

Duelos táticos de duas equipes que se parecem muito. Onde quem conseguir aproveitar melhor as falhas do outro, sairá em vantagem.

Vamo ao jogo!

Abraços!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Erros de arbitragem...

Ao longo da história tivemos várias confusões com árbitros de futebol. Muitas, mas muitas mesmo.

Exemplos:

Gootfried Dienst (Suíça) - Copa 66: validou um gol inglês, marcado por Hurst, sendo que a bola não ultrapassou a linha do gol, ou seja, não foi gol. Os Ingleses venceram por 4 a 2 na prorrogação.

Ali Bem Naceur (Tunísia) - Copa 86: Validou o famoso gol da "Mano de Diós" entre Argentina e Inglaterra. Essa culpa pode ser dividida com o bandeira. Argentina seria campeã mais tarde.

Armando Marques (Brasil) - Paulistão de 73 - Na decisão por pênaltis, o árbitro perdeu a conta das cobranças. Matou aula de matemática, no mínimo. O Título foi divido entre Portuguesa e Santos.

Marcio Resende de Freitas (Brasil) - Brasileiro de 95 - Validou gol de Túlio Maravilha, impedidasso, e anulou gol legítimo do Santos, marcado por Camanducaia. Fogão Campeão.

Depois de vários exemplos, voltemos ao presente para falar de Carlos Eugênio Simon.

Árbitro contestado, polêmico, tem grandes atuações no curriculo, mas também grandes vexames.

O ultimo vexame foi um absurdo.

Na decisão do Cearense, entre Fortaleza e Ceará, Simon marca um pênalti inexistente e absurdo para o Ceará. Sorte que o Fortaleza virou o jogo!

Veja o vídeo aqui.

Agora eu pergunto, esse senhor pode ser o árbitro brasileiro na Copa do Mundo FIFA 2010?

Acredito que o erro faz parte do ser humano, mas em competições onde há muita coisa em jogo, os árbitros deveriam ser melhor preparados e principalmente: PROFISSIONALIZADOS!!!

A arbitragem de futebol precisa ser levada mais a sério. Os pequenos erros geram grandes prejuízos.

Fica o pedido!

Para mais informações sobre erros históricos de arbitragem acessem este site.

Abraços!

domingo, 26 de abril de 2009

Um giro pela Vila, Maraca e Mineirão

Opa!

Saindo do forno, bem quentinho, um giro pela rodada dos principais decisões dos estaduais:

Sampa:

Santos 1 x 3 Corinthians

Santos e Corinthians duelaram pela primeira mão da decisão em São Paulo. Com uma marcação bem postada devido a um meio campo mais composto (Morais jogou no lugar de Dentinho, suspenso), o Timão foi capaz de neutralizar o Santos. O Santos pressionou em alguns momentos da partida mas parou no goleiro Felipe que, mesmo falhando no gol do Santos, foi decisivo. O homem do jogo foi Ronaldo. Com dois golaços o fenômeno destruiu o Santos e como ja foi dito na imprensa, Ronaldo teve um dia de rei na casa do Rei. O jogo da volta será no Pacaembu, onde o Corinthians vem dominando este ano. Missão (semi) impossível para o Peixe.

Nota: Fique muito feliz ao ver o Maikon Leite em campo após a gravíssima contusão. Muito bom jogador.

Rio:

Flamengo 2 x 2 Botafogo

Mengão e Fogão fizeram o duelo mais equilibrado das decisões estaduais. O Flamengo saiu na frente com gol de Juan. O Botafogo virou com gols de Juninho e Reinaldo. No final da partida Willians empatou para os rubro-negros. Em jogo aberto, oportunidades para as duas equipes o empate prevaleceu. o Flamengo sai em melhor condição e moral, o Botafogo perdeu Maicossuel e Reinaldo que serão avaliados durante a semana. Nesse confronto o jogo da volta está totalmente em aberto.

BH:

Cruzeiro 5 x 0 Atlético MG

Cinco vezes Cruzeiro. Na primeira etapa o jogo foi mais equilibrado. O Atlético entrou com cinco homens de meio, sendo que quatro eram volantes. O Cruzeiro entrou no 4-4-2, com Thiago Ribeiro aberto na direita e Kléber entre os beques. Primeiro tempo equilibrado, com chances para os dois lados, mas com ligeira superioridade azul, resumido no placar de 1 x 0., gol de Kléber. No intervalo, Leão colocou mais um atacante, e Adilson Batista trocou Thiago Ribeiro por Soares. Com a alteração atléticana, o Cruzeiro teve mais espaços, e com Soares melhor condicionado que Thiago Ribeiro, o Cruzeiro deitou e rolou na segunda etapa. Com mais dois gols de Leonardo Silva e dois de Johnatan, o Cruzeiro construiu um placar que é quase impossível de ser revertido.

Então é isso galera!

Abraços!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Respeito ao passado do futebol nacional


Opa!

Já que todo mundo está dando pitaco na polêmica da Taça Brasil e do Robertão, eu também resolvi postar algo sobre o assunto.

Nos anos de 1959 a 1970, a Taça Brasil (1959 a 1967)e depois o Robertão (1967 a 1970) eram as duas maiores competições de clubes do país. O Campeonato Brasileiro só passou a ser organizado a partir de 1971 e se mantém até hoje, com alguns acidentes de percurso mas isso não vem ao caso.

O Clubes vencedores da Taça Brasil e do Robertão, querem que esses títulos sejam reconhecidos pela CBF como sendo do Campeonato Brasileiro. O que cronologicamente é impossível, já que o Campeonato Brasileiro passou a existir em 1971.

Acho que as competições da década de 60 valeram sim como títulos nacionais. Mas nunca poderão ser Campeonatos Brasileiros. Portanto, sou contra esse pedido.

Por outro lado, acho que a contagem dos títulos por clubes deveria ser feita por títulos nacionais, isso independentemente da nomenclatura. Os títulos da Taça Brasil e do Robertão deveriam sim ser contados para definir os maiores clubes do país.

Bahia, Santos, Botafogo, Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro devem contar esses títulos como nacionais, mas Campeonato Brasileiro nunca.

Afinal de contas, os anos de 1958 a 1970 foram mágicos para o futebol brasileiro. E infelizmente, essa época jamais voltará e nunca será apagada. Vamos deixar a Taça Brasil e o Robertão como marcas desta época dourada.

Finalizando, sou a favor da contagem como título nacional, mas não sendo Campeonato Brasileiro.

A magia do futebol brasileiro nos anos 60 não pode ser deixada de lado.

Queria ter visto essa época em que sobrava futebol e faltava dinheiro!

Abaixo matéria do Esporte Espetacular sobre o assunto:



Abraços!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Hillsborought 96

Demonstro aqui o luto pelos 96 mortos em Hillsborough em 1989.

96 vidas foram necessárias para mudar o futebol de uma nação.

Deus vos abençoe!

Links:

Livepoolfc.tv

Tragédia com 96 mortos que mudou o futebol na Inglaterra completa 20 anos.

Galeria de fotos

20 anos da tragédia de Hillsborough - Uma lição para os estádios ingleses

Domínio inglês


Foi formada na tarde de hoje a segunda semi-final da UEFA Champios League. Manchester e Arsenal irão formar o clássico inglês que definirá um dos finalistas da edição 2008/2009.

O Arsenal se classificou após vencer o Villareal no Emirates Stadium. Com gols de Walcott, Adebayor e Van Persie, os Gunners venceram o Submarino Amarelo, e confirmaram a classificação. Na primeira partida prevaleceu o empate em 1 a 1.

O Arsenal não precisou suar muito para vencer. Faltou brilhantismo à equipe, mas a eficiência prevaleceu. Já o Villa sentiu a falta de Marcos Senna, contundido, e não soube se organizar bem em campo.

Na outra partida, o Manchester United venceu o Porto por 1 a 0 em Portugal. O gol da partida foi marcado por Cristiano Ronaldo logo aos 6 mim.

Após o gol, os portugueses se desanimaram um pouco, e somente no segundo tempo, o Porto pressionou os Red Devils, mas sem objetividade. Já o time de Manchester entrou com uma formação bem inglesa. Com um 4-3-2-1, o Manchester povoou o meio campo deixando poucos espaços para os portugueses. Quando tinha a bola em seu poder, conseguia criar boas jogadas com Giggs, Rooney e Cristiano Ronaldo.

Com as qualificações de Manchester, Arsenal e Chelsea (partida de ontem), o futebol inglês mostra que, como na temporada anterior, continua dominando o continente. E as chances de mais uma final inglesa são enormes.

O intruso nessa lista, o Barcelona, vem com uma grande equipe e poderá melar a festa das equipes da terra da rainha.

Os jogos entre Gunners e Red Devils ocorrerão nos dias 29/04 e 05/05.

A final está marcada para o dia 27 de Maio e será no Estádio Olímpico de Roma, na capital italiana.

Após um dia de muita emoção na Liga, hoje a efetividade prevaleceu mais que o brilhantismo.

Viva la Liga!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Paradoxo de Emoções


Acaba de ser definido o primeiro confronto das semi-finais da UEFA Champions League!

Barcelona e Chelsea irão se enfrentar.

Confesso que não acompanhei o jogo entre Barcelona e Bayern de Munique, até porque, na primeira partida, vencida por 4 a 0 pelos espanhóis, o jogo já havia sido resolvido. O empate de hoje em 1 a 1, não teve lá grandes emoções. Resultado final: o futebol total arrasou os bárbaros germânicos.



Acompanhei nesta tarde, Chelsea e Liverpool. Com certeza este é um dos melhores jogos que já assisti.

Após derrota em casa por 3 a 1, o Liverpool precisava vencer por 3 a 0 ou por dois gols de diferença, desde que marcasse mais de quatro vezes.

Com domínio total na primeira etapa, o Liverpool foi para o vestiário com 2 a 0 no placar, gols de Fábio Aurélio e Xabi Alonso, este ultimo o maestro da equipe, já que Gerrard foi cortado por contusão.

Na volta do intervalo, o Chelsea empatou logo no início com gols de Drogba (frango do goleiro reina) e em um balaço disparado pelo zagueiro Alex em cobrança de falta.

Após o empate, o Chelsea equilibrou as forças com o Liverpool até quando Fábio Aurélio saiu jogando errado e com uma triangulação maravilhosa entre Ballack, Drogba e Lampard, este marcado o gol, os Blues viraram a partida.

Nesse momento o resultado parecia resolvido, o jogo caminhava para o final, mas esqueceram de contar isso aos Reds. Lucas arriscou de longa distância, a bola desviou em Essien e matou o goleiro Cech. 3 a 3.

No lance seguinte, Albert Riera cruzou na pequena área e Kuyt virou. 4 a 3. Neste momento do jogo o Liverpool precisava de mais um gol para a classificação, dessa forma, continuou precionando a equipe de Londres.

Só que, mesmo pressionado, o Chelsea conseguiu empatar no final. Em mais uma saída de bola errada, após uma cobrança de lateral, Drogba ajeitou a bola na medida para que Lampard chutasse no ângulo de Reina e acabasse de vez com o sonho do hexa para o Liverpool.

Ainda assim, no final da partida, em um chute de Babel, Essien salvou em cima da linha com a cabeça.

Com o apito final, o resultado garante ao Chelsea sua quinta participação em semi-finais da UEFA Champions League.

Com toda certeza, o jogo de hoje entre Chelsea e Liverpool entrou para a história como um dos mais inesquecíveis confrontos do futebol mundial.

O Liverpool sentiu muito a falta de Gerrard, principalmente quando foi pressionado pelo Chelsea, pela sua presença e controle sobre a equipe.

Do lado do time londrino, Lampard e Drogba destruiram com o jogo. Isso, claro, após o puxão de orelha dado pelo treinador Guus hiddink no intervalo. Esses três indvíduos são os grandes responsáveis pelo triunfo histórico obtido hoje.

Chelsea e Barcelona se enfrentarão nos dias 28/04 e 06/05, em Barcelona e em Londres respectivamente.

E viva o futebol! E viva o esporte!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dois jogaços = quase resolvido!



Enquanto nos jogos da terça-feira os empates prevaleceram, nos jogos da quarta, o belo futebol foi o ponto alto das partidas.

Primeiramente, sobre Liverpool e Chelsea. Os Blues conseguiram um resultado expressivo diante dos donos da casa. A vitória de 3 a 1 significa um passo imenso para a classificação do time londrino para as meias-finais. Já a equipe de Gerrard, sofreu um golpe muito forte. Para se classificar o Liverpool precisa vencer por 3 a 0, ou por uma vantagem de 2 gols desde que marque mais de quatro gols (ex.: 4 a 2).

O destaque do confronto inglês foi o zagueiro Ivanovic. Além de zagueiro, Ivanovic é reserva do Chelsea. O sérvio teve participação decisiva, marcando dois gols, em duas cobranças de escanteio feitas por Lampard.

Agora falando sobre Barcelona e Bayern de Munique, ou melhor, sobre o passeio do Barça no Camp Nou, a única coisa que penso é que o Bayern provou do seu próprio veneno. O Bayern se classificou com duas goleadas sobre o Sporting Lisboa, e ao enfrentar o Barcelona, não teve chances de repetir os resultados anteriores.

Mais uma vez o "Trio Ternura" (Henry, Eto'o e Messi), deram um show a parte e construíram o placar de 4 a 0 no primeiro tempo. Messi jogou magnificamente como sempre, contou com o oportunismo de Eto'o e o excelente posicionamento de Henry. Com um esquema tático ao estilo "Futebol Total" (todos marcam e todos atacam juntos), o Barcelona não tomou conhecimento dos alemães que foram pra casa de cabeça cheia!.

Ao marcar duas vezes, Messi se tornou o nome da partida, e segue a passos largos para se tornar o primeiro argentino a ganhar o prêmio de melhor do mundo da FIFA.

Ao contrário dos jogos da terça, as vagas para os jogos da quarta estão bem encaminhadas. A reversão dos resultados é perfeitamente possível, mas o fazer acontecer é bastante difícil.

Vamos aguardar ansiosamente pela próxima semana, pois lá é que serão decididos os quatro melhores da Europa!

Viva o Futebol Total!

Abraços!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dois empates = vagas em aberto


Fala Galera!

Na pauta de hoje estão os dois primeiros jogos das Quartas-de-Final da Uefa Champions League.

Ontem, Porto e Manchester se enfrentaram no teatro dos sonhos, o Old Trafford. Após pressionar os Reds no início da partida, o Porto saiu na frente com Crístian Rodriguez, mas sofreu a virada com Gols de Rooney e Tevez, esse ultimo aos 85 mim. Aos 88 mim, Mariano González empatou para o Dragão.

O Resultado favorece, e muito, o Porto. Agora com a vantagem de jogar por empates de 0 a 0 e 1 a 1, fazem com que o Porto jogue com o regulamento no jogo de volta. Já o Manchester precisa vencer em Portugal para se classificar, o que não seria tão absurdo assim.

Na partida entre Villareal e Arsenal, no El Madrigal, o brasileiro naturalizado Espanhol, Marcos Senna abriu o placar com uma bomba na gaveta do goleiro Almunia. Somente aos 65 mim de jogo, Adebayor, com uma bicicleta espetacular, empatou para os Gunners. O jogo ficou nisso.

Na partida de volta no Emirates Stadium, o Arsenal pode empatar em 0 a 0 que estará classificado para as semi-finais e mais próximo da final em Roma. Já o Yellow Submarine precisa vencer para se classificar, o que neste caso, não é impossível mas é mais difícil que a situação do Manchester.

Hoje teremos as partidas entre Barcelona e Bayern de Munique, no Camp Nou, e Liverpool e Chelsea em Anfield. Só Jogão.

Abraços!

ATENÇÃO: Quem comentar este tópico ganhará um presente deste blogueiro. Ah! Identifique-se ao comentar!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Viva o Grenal Tchê!


Olá pessoal!

Quem disse que os Estaduais não valem nada??

Acho que só os Perrelas, dirigentes do cruzeiro, pensam isso.

No Grenal de ontem, o Internacional, agora centenário, venceu o Grêmio no mata-mata do estadual. Resultado: A cabeça de Celso Roth, que já estava na mira, foi "cortada". O treinador gremista caiu do cargo.

Este foi um que Grenal não era esperado, mas não teria data mais oportuna para ocorrer. No sábado 04/04/09, o Inter completou 100 anos de glórias. No dia seguinte, devido a má campanha do Grêmio na primeira fase, quis o destino que eles se encontrassem justo um dia depois da festa colorada.

Com direito a virada, o Inter venceu seu maior arquirival, já que no sul a rivalidade extrapola os gramados, e fechou o fim de semana do centenário com uma vitória impecável.

Sobre a importância do estadual, o Grêmio, líder do seu grupo na libertadores, vice-campeão brasileiro, perdeu seu treinador após uma eliminação no estadual. O que seria uma contradição. Mas os estaduais são um paradoxo no futebol brasileiro. Se a equipe vence, ele vale muito, se perde a casa fica desarrumada. Ainda mais no Rio Grande do Sul Tchê!

Mas agora, cá entre nós, os times do RS estão muito bem estruturados. O Grêmio vem de um jejum em Grenais, mas na Libertadores as chances são enormes. O Inter vem massacrando no estadual, mas passou apuros na Copa do Brasil. O futebol do sul ainda vai dar muita história nesse ano.

Passando a régua, parabéns ao Internacional e melhoras para o Grêmio, pois a casa anda muito bagunçada!

O povo e o futebol do Rio Grande do Sul, realmente são maravilhosos!

Viva o Rio Grande!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Steven G. renova até 2013


Ótima notícia para os Reds de Liverpool!

Gerrard renova contrato por mais 2 anos com a equipe da terra dos Beatles. O Contrato do meia, também da seleção inglesa, que se encerrava em 2011, agora tem duração até 2013.

Segundo o Manager da equipe, o espanhol Rafa Benítez, Gerrard aceitou a proposta imediatamente sem hesitar.

Steven G., como é chamado pelos torcedores, foi promovido ao profissional da equipe com 17 anos, e já demonstrou interesse em encerrar a carreira no Liverpool.

Apesar de o antigo contrato ter validade até 2011, Benítez resolveu renová-lo ainda nesta temporada, já que Gerrard vem sendo alvo de muitas especulações devido ao magnífico futebol apresentado nesta temporada.

Agora, não preciso nem dizer que, até agora, esta é a melhor notícia para os adeptos do Liverpool. Digo ainda, pois a equipe ainda luta pelos títulos da Premier League e da Liga dos Campeões.

Gerrard é um dos melhores jogadores do futebol mundial hoje. Acredito até que ele possa ser relacionado entre os melhores do mundo da FIFA para este ano. Apesar de já ser um jogador do clube, a notícia da renovação de seu contrato soa tão bem quanto as músicas dos Beatles tocadas ao vivo nos áureos tempos.

Parabéns a Benítez pela atitude imediata quanto às especulações. Parabéns a Gerrard pelo profissionalismo e amor ao clube.

Abraços!

Ps: Este post, assim como outros, leva em consideração apenas a vida profissional de atletas. O vida pessoal, ou o que fazem fora de campo, não nos interessa.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tango a boliviana


Uma verdade non grata para os argentinos neste 1° de Abril.

A goleada para a Bolívia, quase no topo do mundo, em La Paz, foi um desastre inimaginável.

Apesar de jogar muito mal, sem conseguir marcar nem correr, os argentinos não podem desmerecer a partida feita pelos bolivianos.

No site do jornal argentino Olé, vemos o seguinte título para a matéria da partida:


"Diego 40%, altura 20%, jugadores 30% y Bolívia 10%".

Creditar somente 10% da derrota para os jogadores bolivianos é um abuso de nacionalismo.

A altitude teve papel importante na partida, a mediocridade do jogadores também. Mas os grandes responsáveis pelo vexame de La Paz são: Diego Armando Maradona e o esquema tático boliviano.

Maradona tem mais culpa. Armou uma equipe defensiva, chegou em cima do jogo e não teve como modificar sua equipe dentro do jogo.

Já os bolivianos exploraram a fragilidade da defesa argentina, principalmente pelas laterais, e souberam aproveitar com eficiência a péssima (ou melhor ridícula) atuação do goleiro Carrizo, que não conseguia chegar bem nenhuma bola depois de levar o primeiro gol.

Bom, na imprensa boliviana, as manchetes exaltaram a seleção local. "Surra histórica!", era a manchete do jornal "La Razón". No jornal "Los Tiempos" a manchete foi: "Histórico!".

Fechando a conta, Maradona teve seu primeiro revés e de forma vexatória. Já os Bolivianos fizeram partida histórica e magnífica. Se aproveitaram da fragilidade argentina e fizeram uma partida impecável.

Só mais uma coisa, sobre essa partida, quem viu, viu, quem não viu, nunca mais vai ver uma coisa desse tipo entre esses dois times.

Agora, na Argentina, o dia da mentira ficará marcado por uma verdade vergonhosa.

Abraços!