quarta-feira, 27 de maio de 2009

Campeones! Campeones!


Opa!

Como já havia previsto, Manchester United e Barcelona protagonizaram uma grande partida.

O Manchester começou pressionando o Barcelona em seu campo de defesa e, em uma cobrança de falta de Cristiano Ronaldo, quase abriu o placar.

Mesmo com toda a pressão, o Barcelona conseguia se manter calmo e bem postado defensivamente, até que, em uma jogada pela direita, Samuel Eto'o abriu o marcador.

Após o gol, o Manchester United parou de criar jogadas de perigo ao gol de Valdés, e o Barcelona começou o seu domínio dentro de campo.

Como já havia dito no post anterior, o Barcelona tinha sua grande força no meio campo, e após o gol, o time catalão conseguiu segurar o time do Manchester com a boa movimentação e toque de bola de seus meias e atacantes, segurando a bola no campo ofensivo sem deixar que o Manchester criasse oportunidades de gol. E foi assim até o fim da primeira etapa.

Na volta do segundo tempo, Sir Alex Fergusson piorou a situação ao colocar Tevez no lugar de Anderson. Com a modificação, o time inglês passou a ter menos força no meio, o que ajudou para que o Barça continuasse a ter controle sobre a partida.

Logo no início da etapa complementar, Henry fez ótima jogada pela esquerda, deixando Ferdinand no chão, mas bateu fraco para a defesa de Van der Saar.

Em outro lance de perigo, em falta sofrida por Iniesta na entrada da área, Xavi acertou a trave esquerda da meta inglesa.

Sobre o duelo Messi x Ronaldo, o argentino deu um chocolate no português que mostrou descontrole emocional ao perder a cabeça em alguns lances com Puyol e por não conseguir criar boas oportunidades de gol para sua equipe. 

Enquanto Ronaldo se perdia emocionalmente, Messi conseguia cadenciar o jogo e ditar o ritmo de sua equipe ao lado de Xavi e Iniesta.

Para coroar o bom domínio catalão, Xavi cruzou na medida para Messi cabecear sobre Van der Saar e marcar o gol do título catalão. Barça 2 x 0 Manchester.

Após sofrer o segundo gol, o Manchester acordou um pouco mais para o jogo mas sem conseguir criar chances claras. Os ingleses tropeçavam nas próprias pernas e não conseguiam levar perigo à meta do Barcelona. Enquanto isso, o Barcelona levava perigo à meta adversário em contra ataques fulminantes, principalmente pela direita.

No final da partida, o Barcelona se sagrou tricampeão da Liga com sobras diante de todos os seus adversários.

Com a vitória, o Barcelona conquistou o 12º título da Liga para os espanhóis (os outros 9 são do Real Madrid), deixando para trás os ingleses com 11 conquistas.

Mais uma vez o futebol total venceu um esquema inglês de jogo. O toque de bola, o drible, a ousadia e qualidade da equipe catalã foram muito superiores a todos os adversários. 

Parabéns, mais uma vez, ao Futebol Total!

Obrigado Rinus Michels!

Abraços!

Foto: Globoesporte.com / Agência Getty Images

Finale 2009 - Um duelo de Gladiadores


Opa!

Senhoras e senhores, é hoje! Não tem mais como fugir da decisão do melhor clube europeu de 2008/2009.
Nesta tarde, na cidade eterna de Roma, dois gladiadores da modernidade irão se enfrentar, não no Coliseu, mas sim no Estádio Olímpico.

Manchester United e Barcelona irão protagonizar o jogo mais esperado de toda a temporada, será o jogo entre o atual campeão europeu e mundial, contra o time com o futebol mais vistoso da ultima temporada.

A tendência é de que seja uma partida das mais disputadas, os craques Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que além de disputar a final da UEFA Champions League disputam o título de melhor do mundo, são os homens que podem fazer a diferença.

Começando pelo Manchester tricampeão da Liga, um time forte, fisicamente e tecnicamente, com um estilo de jogo definido, com todos os jogadores à disposição, vem como favorito, por ser o atual campeão europeu, e tem seus pontos fortes em uma defesa segura, um meio campo consistente e um ataque arrasador.

Sir Alex Fergusson faz um rodízio muito grande de atletas, mas tem os seus pilares dentro do time como o zagueiro Ferdinand, o meia Carrick e os atacantes Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, esse ultimo o melhor jogador do time (na minha opinião).

Já o Barcelona, bicampeão da Liga, vem com um time que joga o maravilhoso "Futebol total" criado por Rinus Michels e implantado no clube na era Cruyff no final dos anos 80.

A atual equipe, comandada pelo joven treinador, e ex jogador do Barça, Pepe Guardiola, tem o seu forte no ataque. Tem os seus pilares com o zagueiro (e bandeira do clube) Puyol, Iniesta e Xavi no meio e seu trio ofensivo com Messi, Henry e Eto'o. Iniesta e Hnery estão voltando de contusão e a escalação deles, apesar de terem treinado ontem, ainda é um mistério. Outras duas baixas são as suspensões de Dani Alves e Abidal.

Apesar de o Manchester ser o favorito, o meio campo do Barcelona tem uma ligeira vantagem pois é mais habilidoso e flutuante - com maior movimentação e troca de posições dos atletas - do que o time inglês. Essa movimentação pode fazer com que a equipe crie mais espaços na defesa do Manchester e consequentemente mais chances de finalização.

O Manchester ganha na força de seu ataque contra uma defesa catalã mais frágil, que mesmo tendo todos os jogadores marcando, muitos deles não são de posições que tenham a marcação como ofício.

Está partida tem tudo para ser uma das mais memoráveis finais de Liga da história - aos moldes do Milagre de Istambul (04/05 - Liverpool 3 x 3 Milan, LFC 3 x 2 penaltis), em 1986 Steua Bucarest 0 x 0 Barcelona (o goleiro do Steua defendeu quatro penaltis), em 1999 Manchester United 2 x 1 Bayern de Munique (a virada em dois minutos), e tantas outras.

Portanto, hoje a partir das 15:45 hs (horário de Brasília), espero que todos acompanhem este jogo, seja por site, TV ou rádio.

E assim como os gladiadores da Roma antiga, só um ficará de pé após o jogo.

Agora nos resta aguardar o início do espetáculo.

Abraços!

Fotos: 1) UEFA.com
2) Globoesporte.com
3) UEFA.com

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pegadinha do Malandro?


Opa!

Hoje vou falar um pouco sobre a notícia que abalou o fim-de-tarde em todas as redações de esportes do Brasil inteiro: OBINA TROCA A GÁVEA PELO PALESTRA.

Acredito que você, assim como eu, se assustou ao ver essa notícia sendo veiculada por aí.

O susto vem em decorrência do futebol apresentado pelo atacante baiano neste ano, com a incrível média de 0,0 gols em 2009, Obina conseguiu ser emprestado ao Palmeiras, até o final de 2009, para a disputa do restante da Libertadores 2009 e do Brasileirão.

Não podemos ridicularizar a pessoa, mas no seu lado profissional, Obina não tem se mostrado apto a reforçar nenhuma equipe.

Em seu blog, o comentarista da Sportv André Rizek, disse que Obina é "um perna de pau com carisma".

Em entrevista ao programa Bem Amigos, também no Sportv, Cuca, treinador do Flamengo, se disse culpado pela saída de Obina.

Como no futebol tudo pode acontecer, quem sabe Obina apresente um grade futebol no Palestra e volte a marcar gols e ajudar o Palmeiras na Libertadores? Quem sabe?

Mas acho que, se Luxemburgo - treinador do Palmeiras - conseguir fazer com que Obina jogue futebol no melhor de sua forma, será uma vitória tão valiosa quanto vencer uma Libertadores.

Vamos aguardar!

Abraços!

Imagem: Globoesporte.com

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Visitas non gratas

A terceira rodada do Brasileirão 2009 foi marcada pelas visitas muy amigas.

Dos dez jogos, em cinco os visitantes sairam com o triunfo. O Inter venceu o Goiás no Serra Dourada, o Galo venceu o Sport na Ilha, o Flamengo venceu o Santo André no ABC, o Náutico virou sobre o Furacão na Arena e o Santos goleou o Fluminense no Maracanã.

Interessante esse tipo de resultado ocorrer, pois mostra que os clubes brasileiros estão aprendendo a jogar melhor e com mais coragem fora e seus domínios.

Sobre o jogo que acompanhei, o Grêmio tomou alguns sustos do Botafogo, mas conseguiu fazer o placar em casa. Na estreia de Paulo Autuori no comando colorado, o Grêmio só mudou o posicionamento de Tcheco e Souza, que jogaram mais a frente, no mais a equipe foi a mesma.

Destaque no jogo do Olímpico foi a entrada do garoto Douglas Costa, que está voltando aos poucos depois de ser muito criticado, e o passe mágico, do nível de Magic Johnson na NBA, de Maxi López para Fábio Santos concluir o segundo gol (o primeiro do resultado de 2 x 0 foi marcado por Jonas).

Quanto a tabela, o Inter arranca na ponta com 100% de aproveitamento, seguido por Náutico, Atlético MG e Cruzeiro no G4. Muita coisa ainda há de mudar, portanto nada de análises aprofundadas no momento.

Destaque da Rodada: Hoje são dois. O golaço de Éder Luis, arrancando do meio campo e deixando a defesa do Leão da Ilha pra trás, e a espetacular atuação de "São Marcos" no Palestra Itália contra o São Paulo.

Abraços!

Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/DA Press

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ao mestre, com toda gratidão

Opa!

O dia 22 de Maio de 2003, exatamente 6 anos atrás, foi um dia em que não me esquecerei jamais.

Voltando um pouco antes dessa data, em 1998, me lembro de um dia muito bacana. Não me recordarei da data específica, mas foi um dia de Grêmio x Atlético no Olímpico. 

Estava acompanhando este jogo ao lado do meu pai, em casa, e nesse dia vencemos os tricolores por 3 a 2, de virada. Nesse dia, eu me recordo que tive a minha primeira aula de futebol. Meu pai me explicava as jogadas, as táticas e me falava sobre os jogadores. Eu tinha 11 anos.

Desse dia em diante, eu passei a me interessar bastante sobre futebol, antes disso eu era torcedor e, como toda criança e muito marmanjo por aí, era muito passional.

Meu pai assistia aos jogos comigo e me explicava tudo. A paixão nasceu daí, de ver o amor que ele tinha pelo futebol brilhar em seus olhos passar para mim.

Outra data que me recordo muito dele, foi em uma quarta feira, final do Brasileiro de 1999. O Galo precisava vencer o Corinthians para ser campeão, mas a bola não entrava no gol de Dida. Aos 35' do segundo tempo comecei a chorar, tinha 12 anos. No final ele me abraçou e falou que um dia a gente ia ganhar e que eu não chorasse mais. Eu não consegui parar.

Tivemos outras aulas, seja vendo jogos profissionais ou em campeonatos amadores da minha cidade. Aprendi muito com ele sobre futebol, mesmo que esse muito não seja tanto assim.

Vimos juntos a vitória nos penaltis sobre o Atlético PR na Libertadores 2000, o dilúvio em São Caetano do Sul em 2001 e muitos outros jogos. Sempre com ele me ensinando a ler o jogo.

Ele me contava histórias de quando ele era ponta esquerda, dos seus gols antológicos, que muitos outros confirmaram terem visto, e muito sobre a história do futebol que ele acompanhou. Uma das que mais ouvi foi a da noite de 17 de Dezembro de 1971, a noite em que o Galo foi campeão do Brasil.

Tivemos problemas, mas nada que nos abalasse.

Aí veio o dia 22 de Maio de 2003. O dia em que uma doença causada pelo alcoolismo tirou meu pai, ou melhor, meu mestre de mim.

A lembrança de todas essas passagens voltam muito fortes nesse dia. Sou muito grato a ele, por tudo o que aprendi e por toda a paixão pelo futebol que ele depositou em mim.

Obrigado por tudo, Mestre!

Abraços!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Colonizadores europeus voltam para buscar mais riquezas no Brasil

Opa!

Como já tinha alertado em um post anterior, os colonizadores europeus estão de volta tentando levar nossas riquezas do futebol.

São os casos de Maicossuel (Botafogo), Chicão (Corinthians) e Ramires (Cruzeiro) entre outros. O primeiro pretendido pelo Hoffenhein (Alemanha), Chicão é pretendido pelo Benfica (Portugal) e Ramires pelo Benfica e CSKA (Rússia).

Para a minha geração já é "normal" ver os nossos grandes jogadores indo embora para o futebol europeu. Mas, ao conversar com pessoas que vivenciaram a época em que todos os jogadores da Seleção Brasileira atuavam no país, eu sinto que essas transferências não são tão normais assim.

Eu explico. Enquanto antigamente tínhamos o Flamengo de Zico, Júnior e Leandro, o Atlético de Reinaldo, Éder e Cerezo, o São Paulo de Careca e Muller, o Cruzeiro de Tostão e tantas outras equipes recheadas de craques, hoje temos somente as equipes, mas sem grandes craques.

A falta desses craques faz com que o campeonato perca em qualidade técnica, que os torcedores percam a empolgação em ir ao campo ver seus ídolos e que o futebol nacional perca em magia e emoção.

Como diz o grande Jair Bala (ex América MG, Comercial, Flamengo e Santos) sobre o futebol de hoje: "Amor é lorota, o que vale é la nota".

O amor pelo futebol foi substituído pelos rios de Euros e Dólares. E se quisermos realmente ver grandes craques e grandes times, temos que acompanhar os nossos craques, feitos em casa, enlatados dentro da TV em um campeonato do outro lado do oceano.

Não podemos culpar os clubes. Eles precisam ter dinheiro para sobreviver no futebol de hoje. Nem podemos culpar os jogadores, porque a carreira é efêmera, e as oportunidades profissionais tem de ser aproveitadas.

Portanto amigos torcedores, nós que gostamos de ir ao estádio e assistir os jogos com nossos próprios olhos, precisamos nos contentar com o que temos.

Essa realidade começou a mudar com as grandes contratações de Ronaldo, Fred e Adriano. Mas ainda é muito pouco perto do que já foi um dia!

Essa é a lei do futebol moderno.

Abraços!

 

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hegemonias confirmadas

A hegemonia da Inter de Milão e do Manchester United foram confirmadas nesta temporada.
Na Inglaterra, o Manchester se sagrou Tri campeão inglês com o empate sem gols contra o Arsenal. O time começou o campeonato tropeçando, e tendo alguns jogos adiados. O Liverpool abriu na ponta mas não conseguiu segurar a reação dos Red Devils.

O Man Utd não apresentou um futebol vistoso como o da ultima temporada, mas com várias vitórias por 1 x 0, mostrou ser uma equipe que erra pouco e que não perde oportunidades de gol.

O time de Fergusson se igualou ao Liverpool como os maiores campeões ingleses, cada um com 18 títulos, e a rivalidade virá a flor da pele na próxima temporada. 

No campeonato ainda resta uma rodada e as únicas emoções virão da 
disputa por vaga na copa da UEFA e contra o rebaixamento.

Merecidamente, Manchester United campeão!
Na Itália a hegemonia é mais longa. A Inter se sagrou Tetra campeã italiana sem entrar em campo. No sábado o Milan perdeu para Udinese e não poderia mais passar a Inter.

O time de Mourinho e Ibrahimovic venceu o campeonato sem maiores problemas. Foi ajudado por um Milan em reconstrução e uma Juventus inconstante. Como os times de Mourinho erram muito pouco, a Inter arrancou na ponta e abriu muitos pontos de vantagem.

Também na Itália os rivais de Milão empataram em número de títulos, 17 para cada, a Juventus é a maior campeã com 27 títulos.

Parabéns a metade azul e preto de Milão!

Abraços! 

Brasileirão 2ª rodada: Polêmica, raça e elenco

Opa!

Mais uma rodada do Brasileirão se passou e cá estou eu para dar os meus pareceres.

Assisti a partida entre Atlético MG e Grêmio. O Grêmio veio completo, e o atlético entrou com Júnior no meio e Feltri na esquerda. O jogo foi baseado na raça. A raça atleticana prevalecia sobre a maior qualidade técnida dos tricolores. Com a entrada de Alessando no lugar de Éder Luis, o Atlético conseguiu mais mobilidade e chegou ao gol com Feltri. O gol gremista veio de uma jogada muito bem ensaiada onde  Herrera marcou de cabeça. No final, em um lance discutível, o árbitro marcou penalti após a jogada onde a bola supostamente bateu no braço de Joilson. Tardelli desempatou aos 48'. Galo 2 x 1. Mesmo com o lance polêmico, o Atlético mereceu vencer o Grêmio pela raça e organização em campo, já os gaúchos precisarão melhorar seu esquema para a próxima partida.

Acompanhei na tarde de ontem, Internacional e Palmeiras. O Inter entrou com quatro titulares (Lauro, Bolívar, Taisson, Danny Morais) contra o Palmeiras completo. O jogo foi muito equilibrado, mas com ligeira superioridade Colorada. O Palmeiras criou algumas chances, mas a zaga do Inter ,sempre bem postada, e o goleiro Lauro inspirados passavam segurança. No segundo tempo, Guiñazu, D'alessandro e Nilmar melhoraram o time colorado, tanto que D'ale marcou o segundo gol. O resultaddo de 2 x 0 foi justo pelo que foi apresentado.

Nos outros jogos, destaques para São Paulo 2 x 2 Atlético PR, Santos 3 x 3 Goiás, Coritiba 2 x 4 Santo André e Nautico 2 x 0 Cruzeiro. O Furacão arrancou um empate fora contra o Tri-Hexa, o Santos deixou os esmeraldinos empatarem após terem aberto 3 x 1, o Santo André virou pra cima do Coxa fora de casa e o todo poderoso Cruzeiro sucumbiu ao empolgado Náutico.

Sobre as colocações na tabela, ainda é muito cedo para apontar os melhores e se eles permanecerão lá, hoje Flamengo, Coritiba e Corinthians estariam rebaixados e o campeão seria o Vitória. Não preciso nem comentar que isso vai mudar!

DESTAQUE DA RODADA: O golaço de Carlinhos Bala, de cobertura, sobre o Cruzeiro do goleiraço Fábio.

Abraços!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os milagres de um "Santo goleiro"


Como fazer com que um garoto lá de Oriente (interior de São Paulo) seja um herói?

Tudo começou quando uma bandeira palmeirense, o goleiro Velloso, se contundiu na Libertadores de 1999. Um garoto, chamado Marcos, que era seu reserva imediato, recebeu a missão de guardar a mete alviverde naquela competição.

A sua primeira grande noite, veio nas quartas de final contra o arquirrival Corinthians. Após dois resultados de 2 a 0, um para cada lado, Marcos brilhou nas penalidades e levou time do Palestra para a semi-final.

Após duas partidas difíceis contra o River Plate, o Palmeiras enfrentou o Deportivo Cali na Final. Após o resultado agregado de 2 a 2, os penaltis mais uma vez decidiriam o campeão de 99. Desta vez Marcos não precisou tocar na bola, só a sua aura mágica, fez com que dois jogadores colombianos falhassem, e o Palmeiras se sagrou campeão da libertadores 1999.

Neste mesmo ano, no mundial de Clubes, o menino de Oriente sofreu seu primeiro revés. Na partida contra o Machester United, após cruzamento de Giggs, Marcos falhou e Keane marcou o gol da vitória por 1 a 0 dos ingleses.

O herói palmeirense não se abateu e, na Libertadores 2000, já nas semi-finais, o rivais se cruzaram novamente. Corinthians e Palmeiras fizeram duas partidas épicas, e mais uma vez, na decisão por penaltis, Marcos salva. Na ultima cobrança, ele defende o chute de Marcelinho Carioca, e leva o Palmeiras a mais uma final. Final esta, que fez com que o adversário, o Boca Júniors, começasse seu reinado na Libertadores.

No ano seguinte, em 2001, contra o São Caetano nas oitavas e contra o Cruzeiro nas quartas, Marcos salvou o Palmeiras nas penalidades, mas nada pode fazer nas semi-finais contra o "Rei de JustificarCopas" (denominação dada por Mauro Beting), o Boca Júniors, e a eliminação precoce veio assolar o palestra.

Em 2002, o herói palmeirense se tornou héroi nacional ao defender a Seleção Brasileira no Pentacampeonato Mundial. Com atuações memoráveis contra Belgica (oitavas) e Alemanha (final), Marcão passou segurança para a nação brasileira, e a contribuiu e muito para o penta.

Após várias propostas de times europeus, Marcos resolveu ficar e começou a cruzar o seu calvário. Contusões, seguidas de contusões, a queda do Palmeiras para a Série B, mais contusões, problemas com a imprensa (por ter sido flagrado fumando) fizeram com que o garoto de Oriente voltasse a crescer com a chegada de Luxemburgo em 2008 ao palestra.

Luxa deu confiança total ao arqueiro, e conseguiu recolocá-lo no status de ídolo, mesmo após passar por todas as dificuldades na carreira. Após várias temporadas, Marcão conseguiu voltar a ter regularidade de jogos e voltou aos noticiários como um dos pilares do time alviverde. Neste mesmo ano, Marcos completou 400 com a camisa do Palmeiras.

O ultimo milagre operado por Marcos, ou melhor "São Marcos", aconteceu entre Sport e Palmeiras, na Ilha do Retiro, na noite de ontem.

Após resultado de 1 a 0 em São Paulo, o Sport venceu por 1 a 0 em Recife e o jogo foi decidido nos penaltis.

Após grande exibição na partida, o nosso herói em destaque, defendeu três cobranças da equipe do Sport, dando a classificação ao time do Palestra. Mais uma noite memorável para o menino de Oriente, que já passou da fase de ser homem e hoje é um santo. O santo do Palmeiras, do Brasil e um dos maiores do mundo.

Não tem como eu terminar essa história, até porque santos não morrem e nunca são esquecidos.

Vamos aguardar pelo próximo milagre!

Abraços!

Mais sobre os milagres de Marcão aqui.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Golaços e muito equilíbrio


A primeira rodada do Brasileirão foi marcada por golaços, mas poucos gols.

Posso falar melhor das partidas que acompanhei.

Fluminense e São Paulo protagonizaram uma partida de gato e rato. O São Paulo entrou para segurar o ímpeto inical do Flu, mas logo aos dois minutos, Maurício, com um chute magistral, no ângulo do goleiro Bosco, abriu o placar. Daí os papéis se inverteram. Como todo time do Parreira, o Fluminense se recolheu à espera de contra-ataques, já o Tricolor Paulista, se atirou para o ataque, mas sem produzir chances claras. O Tricolor Carioca teve um gol mal anulado pelo bandeira, mas a falha não tirou a vítoria do Flu. Fluminense 1 x 0 São Paulo.

Corinthians 0 x 1 Internacional foi equilibrado por mais ou menos 89' e 45''. Durante 15'', Nilmar arrancou, passou por 7 jogadores do Timão, e marcou um gol antológico no Pacaembu. Resultado: NILMARadona 1 x 0 Corinthians.

O jogo mais empolgante dos que acompanhei foi entre Grêmio e Santos. O resultado de 1 x 1 não mostrou a quantidade de chances criadas e desperdiçadas pelos ataques. Os goleiros brilharam e o jogo foi muito bom de se assistir.

A primeira rodada foi marcada por empates, jogos equilibrados e resultados apertados. Para se ter noção, os líderes, Cruzeiro e Vitória, venceram por 2 a 0.

DESTAQUE DA RODADA: O Gol de Pedrão, do Barueri, contra o Sport na Ilha do Retiro. Um gol tão estranho que faz com que seja o lance mais interessante do fim de semana!

Abraços!

sábado, 9 de maio de 2009

Brasileirão 2009 - Análises e Previsões


Opa!

Depois de pouco mais de cinco meses ele está de volta! Aquele que consegue mexer com o emocional de mais de 90% da população brasileira! Aquele que vem para ficar meses e meses em nossas vidas sem deixar que esqueçamos dele!

Estou falando do Campeonato Brasileiro - Série A! O mais difícil campeonato de clubes do mundo.

Este ano o campeonato vem com algumas novidades entre os clubes, vários craques repatriados e equipes de qualidade muito superior à da ultima edição.

Santo André, Grêmio Barueri e Avaí são as novidades na lista dos 20 clubes participantes. Neste ano de 2009 temos também o retorno do Corinthians, Tetracampeão Brasileiro, que voltou de sua avassaladora passagem pela Séria B em 2008.

Um ponto positivo para esta competição é a melhora na qualidade técnica das equipes que, devido à crise financeira mundial, não perderam atletas para o exterior e de quebra conseguiram repatriar ou manter grandes craques, casos de Ronaldo Fênomeno, Fred, Kléber, Ramires, Nilmar, Keirrison e tantos outros.

Como em todo campeonato, e de qualquer espécie, existem os favoritos ao título e ao descenso. Vou listar alguns.

Favoritos ao título:

Internacional - O Colorado dos pampas comemora o seu centenário neste ano e vem com uma equipe, que começou a ser montada em 2008, que faz o jogo bonito mas não deixa a alma castelhana de lado. Com os hermanos D'alessandro e Guiñazu, a revelação Taison e o sempre perigoso Nilmar, o Inter é com certeza o grande favorito ao título.

PERIGOS - O que pode atrapalhar a campanha colorada no Brasileirão são os recursos para manter uma folha salarial alta que leva ao perigo da janela de transferências do meio do ano, onde os clubes Europeus podem voltar a investir pesado em atletas do nosso futebol.

____________________________________________________________________

Cruzeiro - A raposa vem com uma base montada desde o início do ano passado com o treinador Adilson Batista. Além da base, a equipe mineira se reforçou muito bem para essa temporada, trazendo Kléber, Wellington Paulista e o zagueiro Leonardo Silva. O elenco recheado e o entrosamento da equipe são os pontos fortes dos mineiros.

PERIGOS - O Cruzeiro também pode perder atletas para a Europa no meio do ano, mas o vasto elenco pode cobrir as perdas. O grande problema azul pode ser as crises de "Professor Pardal" do treinador Adilson Batista, que apesar de terem melhorado muito, às vezes o comandante azul tem algumas recaídas.

____________________________________________________________________

São Paulo - O Tri-Hexa campeão Brasileiro continua favorito para essa edição, mas tem a companhia de equipes muito mais qualificadas do que em nas ultimas três edições. O time de Muricy Ramalho manteve a base, e se reforçou muito bem com Washington, Júnior César, Arouca e Eduardo Costa. Mesmo com o revés no campeonato estadual, os paulistas podem chegar ao tetra, só que desta vez está muito mais difícil.

PERIGOS - O time são-paulino, além de poder perder jogadores, pode ter problemas com a previsibilidade de sua equipe, que vem jogando da mesma forma a muito tempo. Com adversário mais difíceis, o caldo pode entornar para os paulistas.

____________________________________________________________________

Grêmio - O Grêmio vem com uma equipe muito reforçada de 2008 para 2009. Reforços como Maxi López, Herrera, Ruy, Túlio, Alex Mineiro e Fábio Santos, fizeram com que a equipe conseguisse a melhor campanha da primeira fase na Libertadores. Se com uma equipe fraca tecnicamente o Grêmio foi vice-campeão em 2008, com uma equipe reforçada as chances aumenta.

PERIGOS - O problema do Grêmio em 2009 vem sendo o excesso de gols perdidos e as derrotas em clássicos, o que causou a demissão de Celso Roth. A chegada de Paulo Autuori, treinador contratado mas que ainda não chegou, pode ser perigosa, podendo causar uma boa ou má impressão aos jogadores. Além disso, claro, temos a tão temida janela de transferências.

____________________________________________________________________

Dentre as demais equipes, algumas podem surpreender os favoritos, descritos acima e abocanhar a vaga na libertadores 2010 (são 4 vagas, sendo que uma quinta vaga pode ser aberta dependendo da colocação do Campeão da Copa do Brasil), como Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Fluminense.

O restante dos clubes, como Altético MG, Botafogo, Coritiba, Sport e Santos devem ficar no meio da tabela, e deverão se contentar com vaga na Copa Sulamericana.

Agora vamos falar sobre o que nenhum torcedor quer nem imaginar, a queda para a série B.

Das três novidades, Avaí, Santo André, e Grêmio Barueri, o Avaí vem melhor, pois foi campeão catarinense, mas mesmo assim as três tem grandes chances de cair. Neste caso, resta uma vaga mais em aberto, onde Náutico, Goiás, Vitória e Atlético Paranaense podem estar ao final do campeonato. Isso na minha humilde opinião.

Em um capeonato longo, com fases boas e ruins das equipes, o elenco e o preparo físico e psicológico faz a diferença entre os melhores e piores.

Hoje, a partir das 18:30, horário de Brasília, o Brasil terá de volta o seu maior e mais emocionante campeonato de clubes.

Espero que este campeonato seja o melhor dos ultimos anos, com jogos de encher os olhos e histórias cada vez mais mágicas!

Mais informações clique aqui.

Abraços!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Futebol total vence o esquema defensivo inglês


Senhoras e senhores!

Chelsea e Barcelona protagonizaram um dos grandes jogos desta edição da Liga dos Campeões!

O Chelsea entrou ofensivo, com Drogba, Malouda e Anelka. Sendo que Anelka e Malouda voltavam para completar o meio campo.

Já o Barça entrou com Keita no lugar de Henry, suspenso, e Busquetes no lugar de Puyol, também suspenso (Blogueiro desinformado esse!).

Aos 9 mim, Essien abriu o placar com um golaço de longa distância. A partir daí o Chelsea se defendeu e esperou os contra ataques, já que o resultado o classificaria para a final em Roma. O Barça precisava de pelo menos um gol para se classificar.

O Chelsea criou várias oportunidades de gol, sendo uma com Drogba, cara a cara com Valdés, que salvou o que seria a tampa do caixão catalão.

O Barcelona era muito bem marcado e sentia a falta de Henry. Messi, Eto'o e Xavi não conseguiam sair de seus marcadores, somente Iniesta conseguia criar algo.

Para piorar a situação, Yayá Toure, jogando como zagueiro, foi expulso pelo árbitro noruegês, Tom Henning. Este mesmo árbitro, já havia deixado de assinalar penalti em Malouda, em um lance com Dani Alves.

Hiddink montou um esquema que conseguiu parar os catalães, mas pecou pelo excesso.

Quando Drogba se machucou, Hiddink tirou o marfinense do jogo e colocou Beletti como volante, ou seja, recuou ainda mais sua equipe dando sopa para o azar. Além de trocar um atacante por um volante, Hiddink segurou Malouda na marcação, deixando só Anelka para o ataque.

Nesse meio tempo, o arbitro deixou de marcar outro penalti a favor dos Blues, em um lance de Anelka com Piqué.

Aí brilhou a estrela do Barcelona. Aos 92', na unica, isso mesmo UNICA, jogada em que Messi saiu da marcação, após um erro de Essien, o argentino rolou a bola com açucar para que Iniesta, o homem do jogo, acertasse o ângulo direito de Cech. Chelsea 1 x 1 Barcelona.

Depois do gol espanhol, os ingleses partiram para o ataques com o coração na ponta da chuteira, porque organização passava longe. Em um dos últimos lances do jogo, o árbitro do jogo (ele de novo, o Sr. Tom Henning) deixou de marcar mais um penalti para os Blues.

Final: Chelsea 1 x 1 Barcelona. Os espanhóis vão a Roma decidir o título europeu com o Manchester United.

No final das contas prevaleceu a arte de jogar sobre a arte de marcar.

Hiddink conseguiu o que muitos não conseguiram. Parar o Barça. Mas, como já disse, pecou pelo excesso. Os gols perdidos e o recuo excessivo do time cavaram a derrota.

Já o Barça mostrou que mesmo bem marcado, é um time de estrela, que tem jogadores brilhantes e que podem decidir em um mínimo detalhe, neste jogo foi o caso de Iniesta.

Fechando a conta, no dia 27 de Maio teremos Manchester United x Barcelona na decisão da UEFA Champions League. O que tem tudo para ser um dia inesquecível para os amantes do futebol.

Um abraço!

Viva Rinus Michels, o inventor do futebol total!
10/05/09 - ERREI FEIO! O jogador expulso na partida acima descrita foi o ala esquerdo ABIDAL, e não Yaya Touré. Portanto, o Barcelona não contará com Abidal para a Final em Roma, no dia 27 de Maio, mas poderá contar com o polivalente irmão Touré. Desculpe!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Chelsea e Barcelona - o jogo de volta


Olá pessoal!

Hoje, mais uma vez, o planeta irá parar às 15:45 (horário de Brasília) para assistir ao duelo decisivo entre Chelsea e Barcelona.

No jogo de ontem, o Manchester United massacrou o Arsenal por 3 a 1 em pleno Emirates Stadium, e confirmou os seus lugares para o voo com destino a Roma em 27 de Maio.

Hoje, Chelsea e Barcelona irão "se matar" por um lugar no voo para Roma.

O Barcelona, visitante nesta tarde/noite, não muda o seu esquema de jogo. Pepe Guardiola usa sempre o 4-3-3, com uma equipe que marca desde Eto'o até o ultimo zagueiro.

A diferença do Barcelona do ultimo jogo para o do jogo de hoje é o simples fato de a equipe catalã ter dado um chocolate no Real Madrid (6 a 2), no ultimo sábado, jogando em Madrid. O Placar histórico frente ao maior rival faz com que a equipe chegue de moral elevada e com muito mais confiança em vencer o Chelsea fora dos seus domínios.

A equipe catalã deve jogar com a mesma equipe, exceto Rafa Marquez que não joga mais nessa temporada. Assim, Puyol deve voltar para a zaga e Abidal deve assumir a ala esquerda. Sendo assim, o Barça deve entrar com Valdez; Dani Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Yaya Touré, Iniesta e Xavi; Henry, Messi e Eto'o.

O Barça vem tirando o sono de Hiddink, treinador do Chelsea, com apenas uma pergunta: Como atacar um time como o Barcelona sem se descuidar da defesa?

Essa pergunta vem a calhar, já que na primeira partida os Blues só se defenderam e saíram muito pouco para o jogo. Resultado: 0 x 0.

No jogo de hoje, Hiddink poderá contar com Cole na ala esquerda, o que gera a dúvida entre Bosingwa ou Ivanovic para a ala direita.

Nas outras posições nada se altera, somente o esquema tático, onde o Chelsea poderá usar 2 ou 3 atacantes, já que precisa fazer gols, mas não pode se descuidar da defesa.

Precisar atacar mas sem poder dar a menor brecha na defesa é um dilema terrível. Hiddink com sua experiência poderá dar um jeito nisso.

O provável Chelsea para hoje começa com Cech; Bosingwa (Ivanovic), Alex, Terry e Cole; Essien, Mikel, Ballack e Lampard; Malouda e Drogba. A marcação feita por Essien, Mikel e Ballack saindo mais, e Lampard na armação para os dois atacantes, Anelka e Drogba.

Ouso dizer que o jogo de hoje será baseado na confiança e no volume de jogo catalão, os contra ataques mortíferos do Chelsea.

Com toda certeza será um grande jogo, histórico!

Vamos ao jogo!

Abraços!

domingo, 3 de maio de 2009

Girando pelas decisões no Brasil

Opa!

Após um domingo de várias decisões aqui estamos novamente para dar um giro pelas decisões dos estaduais.

Corinthians 1 x 1 Santos

Precisando vencer por uma vantagem de três gols, o Santos começou o jogo pra cima do Corinthians e saiu na frente com um gol de penalti (duvidoso) do goleador Kléber Pereira. O Corinthians igualou o marcador com um gol de André Santos ainda no primeiro tempo. Ronaldo não deixou a sua marca, mas levantou o primeiro troféu após sua grave lesão no joelho.

O detalhe negativo da festa do Timão no Pacaembu foi a desorganização da premiação feita Federação Paulista. Invasão de campo no final, assédio contra os jogadores e o pior, uma parte palco, montado para a premiação, foi incendiado pelos fogos de artifício, colocando em risco a integridade física do Capitão corinthiano Willian e dos membros da federação que o também estavam no local.

Mas no fim, tudo é festa para os alvinegros do Parque São Jorge. Parabéns ao bando de loucos!

Botafogo 2 x 2 Flamengo

De longe, este foi o melhor jogo do fim de semana. Após um empate em 2 x 2 na primeira partida, as duas equipes precisavam vencer para conquistar o título carioca.

O Flamengo saiu na frente com dois dois gols de Kleberson. Mas, mesmo após Vitor Simões desperdiçar uma penalidade, o Botafogo empatou a partida com gols de Juninho e Túlio Souza.

Antes do fim da partida, o zagueiro rubro negro, Fábio Luciano, que fazia sua despedida dos gramados, foi expulso por colocar a mão na bola infantilmente.

Terminado o jogo em 2 x 2, as penalidades decidiriam o campeão de 2009.

Na terceira cobrança botafoguense, após todas as cobranças anteriores terem sido convertidas, Juninho, ídolo, capitão e maior salário do clube de General Severiano, chutou para a defesa de Bruno, que já havia defendido o penalti de Vítor Simões.

As cobranças seguiram até que, na quarta cobrança alvinegra, Leandro Guerreiro também parasse nas mão de Bruno.

Final, Flamengo Tri-campeão carioca 2009 tendo Bruno como herói, e o técnico Cuca quebrando a escrita de vice-campeão.

O Urubu voou alto no Maraca ontem!

Atlético MG 1 x 1 Cruzeiro

No Mineirão o Galo bem que tentou, saiu na frente com um gol do estreante Fabiano, mas não conseguiu reverter o resultado de 5 x 0 da primeira partida. Logo após o gol alvinegro, a Raposa empatou com Kléber, o Gladiador, de penalti.

Antes do fim do primeiro tempo, Tardelli desempatou para o Galo, mas a assistente Katiuscia Mendonça (ES) assinalou um impedimento de 0,82 cm (que olho!!).

No intervalo e treinador do Galo, Emerson Leão, invadiu o campo em estado de fúria, foi tirar satisfação com o trio de arbitragem e foi expulso de campo.

Na segunda etapa, os times voltaram sem modificações e o jogo so esquentou após a expulsão de Carlos Alberto pelo Galo. Após falta em Wágner o volante alvinegro recebeu o segundo amarelo.

O Cruzeiro se aproveitou dos espaços, mas não converteu em gols seus ataques. Já o galo esperava por um contra ataque que não veio.

No final, tudo azul no Mineirão, Cruzeiro Bi-campeão Mineiro 2009.

Outros Campeões pelo Brasil

Goiás - Goiás
Paraná - Atlético PR
Santa Catarina - Avaí
Bahia - Vitória
Ceará - Fortaleza
Paraíba - Souza
Rio Grande do Sul - Internacional (antecipação)
Brasília - Brasiliense (antecipação)
Pernambuco - Sport (antecipação)

Parabens a todos os campeões estaduais de 2009!

Abraços!