domingo, 30 de agosto de 2009

Brasileirão - disputa fica mais acirrada

Opa!

Após mais uma emocionante rodada do Brasileirão, o Palmeiras segue na ponta, seguido por Goiás, Inter e São Paulo.

No jogo de hoje, entre São Paulo e Palmeiras, os goleiros Rogério Ceni e Marcos foram os grandes heróis do jogo, resultado: 0 x 0 no Morumbi.

Apesar do zero no placar o jogo foi movimentado e com chances de gol para ambas as equipes. O resultado foi bom para o Palmeiras, que continua na ponta da tabela, mas nem tanto para os tricolores que perderam a chance de diminuir a vantagem para o time do Palestra.

O empate do Palmeiras poderia beneficiar o Goiás, mas o time esmeraldino foi goleado por 4 x 0 pelo Internacional no Beira-Rio, no jogo do reencontro de Fernandão com a torcida colorada. Pena que o reencontro durou apenas 13', quando o camisa 9 goiano foi expulso de campo.

Com mais espaço para jogar, o Inter, regido pelo jovem Giuliano,
deu show e com gols de Marquinhos, Guiñazu, Giuliano e Kléber, deu um sacode nos esmeraldinos e subiu para a terceira colocação.

Outros dois resultados a serem ressaltados nessa rodada são os dois empates em 3 x 3 entre Botafogo e Grêmio, e Vitória e Cruzeiro.

Cada empate teve a sua peculiaridade. No rio teve arbitragem polêmica do Senhor Rodrigo Martins Cintra e muita reclamação por parte da diretoria do Botafogo.

Já em Salvador, o Cruzeiro vencia a partida até os 40' so segundo tempo, mas com gols aos 40' e aos 43' o Vitória conseguiu o empate e se manteve à frente dos mineiros.

Outro ponto interessante da rodada é a queda de rendimento do Galo mineiro. Após sofrer pressão total do Sport, dentro de casa, os mineiros conseguiram um empate salvador com um gol de Renan Oliveira.

No final, o Palmeiras segue na ponta, mesmo sem jogar bonito o time do Palestra segue com sua eficiência (característica dos times de Muricy).

O Goiás ainda segue na briga, mesmo após a goleada, mas precisa arrumar a casa.

O São Paulo vem forte, como nos últimos anos, e é a grande ameaça ao líder.

Já o Internacional vem recuperando o gás, após a derrota na Copa do Brasil, e ainda tem chances de ser campeão, mas o seu maior adversário é seu treinador, Tite.

O Atlético, com a chega de reforços como Coelho, Correa e o zagueiro Benítez, ainda tem chances de entrar no G4, mas Roth terá muito trabalho, principalmente no campo das ideias.

Na zona do descenso, Fluminense e Sport estão cada vez mais afundados na lama, já Botafogo e Náutico ainda tem alguma lenha para queimar, resta saber se será o suficiente para a salvação.

Coxa, Santo André e Atlético PR estão ameaçados e Cruzeiro, Vitória e Flamengo precisam "abrir os olhos" para o perigo.

Destaque: O destaque negativo fica por conta da quebra da sequência de vitórias do Avaí, que perdeu para o Coritiba no sábado. O positivo fica por conta do golaço marcado por Kléber na vitória do Inter sobre o Goiás.

Abraços!

Fotos: Globoesporte.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UEFA Champions League 09/10

Opa!

Estamos de volta à ativa neste blog, e com um tema que agrada a todos os amantes do futebol, a volta da Liga dos Campeões da Europa.

É certo que a Liga da temporada 09/10 começou em junho, mas hoje, após 4 fases eliminatórias, as 32 melhores equipes do continente europeu, foram divididas em 8 grupos.

Vamos às análises:

GRUPO A - Bayern de Munique, Juventus, Bordeaux e Maccabi Haifa (ISR):

Tendo como cabeça de chave o Bayern, o grupo A parece encaminhado para a classificação de alemães e italianos. O "parece" vem do fato de o Bordeaux ser o atual campeão francês (acabou com a hegemonia do Lyon) e os israelenses do Haifa serem uma incógnita.

Passam: Bayern e Juventus.

GRUPO B - Manchester United, CSKA Moscou, Besiktas (TUR) e Wolfsburg (ALE):

O grupo B mostra-se um grupo mais equilibrado. Os ingleses do Man Utd não começaram bem a temporada mas tem uma grande equipe e contam com Rooney. O CSKA tem um bom time, mas não é o atual campeão russo e pode perder Vágner Love nos próximos dias. O Besiktas pode ser uma surpresa, pois é o atual campeão turco. Mas a minha aposta é no Wolfsburg. O atual campeão alemão participa pela primeira vez da Liga e conta com uma grande equipe, e com os gols de Grafite e Dzéko.

Passam: Manchester Utd e Wolfsburg.

GRUPO C - Milan, Real Madrid, Olympique de Marseilha (FRA) e Zurich (SUI):

Este grupo marca o reencontro de Kaká e seu ex-clube. O Milan vem titubeando nos seus jogos, mas Leonardo conseguirá colocar o time nos eixos. O Real Madrid, que não é cabeça de chave devido às más campanhas nos últimos anos, vem recheado de estrelas, mas ainda precisa de um padrão. O Olympique vem com um time modesto, que não conheço muito. A surpresa é o calouro Zurich. Não conheço a equipe, mas por se tratar de futebol suiço, as expectativas não são das melhores.

Passam: Milan e Real Madrid.

GRUPO D - Chelsea, Porto, Atlético de Madrid e APOEL (CHI):

Os blues vem com o mesmo grande time da ultima temporada, e são favoritos à classificação. O Porto, que perdeu Lisandro López para o Lyon, vem sem empolgar. O Atlético de Madrid vem com um time mais coeso, com Aguero e Forlán, e pode ser uma grata surpresa. Sobre o APOEL, sinreramente, nunca ouvi falar e espero assistir a um jogo para conhece-lo melhor.

Passam: Chelsea e Atlético de Madrid.

GRUPO E - Liverpool, Lyon, Fiorentina e Debrecen (HUN) -

Os tradicionais Reds apostam na sua tradição na Liga para se darem bem no grupo, apesar do mal começo no campeonato Inglês. O Lyon, a "eterna promessa", vem com um bom time e mais uma vez promete empolgar. Já a Viola, perdeu Felipe Melo, mas tem Gillardino e Jovetic e pode ameaçar uma classificação. O Debrecen é o primeiro clube húngaro a se classificar para a fase de grupos de 95/96, e só.

Passam: Liverpool e Lyon.

GRUPO F - Barcelona, Inter de Milão, Dínamo de Kiev (UCR) e Rubin Kazan (RUS) -

O barça, atual campeão e favoritíssimo ao título, vem com o upgrade para essa temporada. A contratação de Ibrahimovic caiu como uma luva para os catalães. A Inter, que perdeu Ibra para o Barça, se reforçou com Eto'o e Sneijder, mas ainda não é o suficiente para o título. Dínamo de Kiev e Rubin Kazan são campeões em seus respectivos países, mas não empolgam nem de longe.

Passam: Barcelona e Inter de Milão.

GRUPO G - Sevilla, Rangers, Stuttgart e Urziceni (ROM):

O Sevilla vem se firmando como uma espécie de terceira força na espanha, e confirma isso sendo o cabeça de chave. O Ranger, único representante escocês, parece não ter forças para ir longe. Os alemães do Stuttgart vem fortes, e podem dar trabalho nesta Liga. Os romenos do Urziceni são do grupo do "nunca vi mais gordo". Na Romênia so conheço o campeão de 85/86 Steua Bucarest, do goleiro herói Helmut Duckadam e o grande meia esquerda Hagi.

Passam: Sevilla e Stuttgart.

GRUPO H - Arsenal, AZ Alkmaar (HOL), Olympiacos (GRE) e Standard de Liege (BEL) -

Um grupo que caiu do céu para os Gunners. O Arsenal vem com uma equipe mais jovem, mas com grandes talentos. Denílson, Fábregas, Arshavin, Nasri tem tudo para passear nessa primeira fase. O AZ é o atual campeão holandês, mas chega à sua primeira Liga. O Olympiacos vem brilhando no centenário do seu rival, o Panathinaikos, e deve se classificar. Sobre belgas do Standard de Liege, não conheço nada e espero também assisti-los em ação.

Passam: Arsenal e Olympiacos.

No geral, os favoritos ao título continuam os mesmos, os quatro grandes ingleses, Barça e Real Madrid, Bayern de Munique e os italianos (que tem a missão de reerguer o futebol da velha bota).

As surpresas podem ser o Wolfsburg, Atlético de Madrid e Sevilla. Mas surpresas que provavelmente não chegarão ao título.

Agora, nos resta ficar ligados e torcer pelos grandes craques do futebol mundial.

Enquanto isso, sinta a emoção da Liga no tema de abertura para a nova temporada:


Abraços!

Maiores informações sobre a liga: UEFA.com