sábado, 28 de agosto de 2010

Viva La Liga


Opa!

Terá início neste fim-de-semana mais uma temporada do Campeonato Espanhol, La Liga.

Assim como nas últimas temporadas, La Liga deverá ser uma corrida de dois cavalos, Barcelona e Real Madrid.

O time da catalunha, atual campeão, vem com a base da seleção espanhola campeã mundial, acrescida da contratação do artilheiro da última Copa, David Villa e de Mascherano, ex-Liverpool.

Além da base campeã mundial, o Barça tem Messi, que já começou a temporada voando, marcando três gols na Supercopa da Espanha contra o Sevilla.

O Barcelona é o grande favorito ao título.

Já o Real Madrid, contratou muito (como se isso fosse novidade), e trouxe o melhor treinador do mundo, o português José Mourinho, auto-intitulado "Special One".

O Real tem grandes nomes, como Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema, Van der Vaart, Cassilas, Sérgio Ramos e Higuain. Além destas estrelas, o time Merengue trouxe as jovens revelações alemãs Khedira e Özil, a revelação argentina Di Maria e o experiente zagueiro Ricardo Carvalho.

A grande incognita desta temporada será Kaká, que mais uma vez está contundido e ficará afastado por um bom tempo.

Além dos "dois grandes cavalos", o Atlético de Madrid corre por fora para fazer uma boa exibição neste campeonato.

Atual campeão da Europa League, e tendo vencido a Supercopa européia contra a Inter de Milão, o time de Madrid pode ter melhores esperanças para essa temporada.

O Valência, que perdeu David Villa e David Silva, não repôs à altura suas perdas, mas ainda pode figurar bem nesta edição.

Outro grande espanhol, o Sevilla, começou muito mal a temporada, perdendo a Supercopa e a vaga na Champions League. O time terá de se contentar em disputar a Europa League.

Em La Liga, os quatro primeiros clubes vão disputar a Champions League, e o 5° e 6° colocados disputam a Europa League na próxima temporada.

Apesar de ser "uma corrida de dois cavalos", La Liga sempre tem jogos muito bons, muito movimentados e sempre ocorrem surpresas durante o campeonato, como por exemplo a campanha do Mallorca na última edição.

Vale a pena acompanhar.

Abraços!

Começa a Lega Calcio


Opa!

Começa nesse sábado mais uma edição da Lega Calcio, conhecido no Brasil como Campeonato Italiano.

Serão vinte clubes disputando quatro vagas para a Champions League (os quatro primeiros) e três vagas para a Europa League (5° ao 7° lugares).

A atual campeão Inter de Milão é a grande favorita para vencer mais uma edição. Atual Pentacampeão, os Nerazzuri, vem com o mesmo time da última temporada e com mais fome de título, já que a busca pelo Bi da Tríplice Coroa européia irá começar.

A Roma, atual vice-campeã, vem com a mesma base da última temporada, acrescida das contratações do Imperador Adriano e do zagueiro Burdisso.

O time da capital tem chances de vencer, mas precisa ter menos contusões, e uma boa sequencia de jogos para Adriano e Totti, que são as maiores estrelas do elenco.

Grande rival da Inter, o Milan tem um bom time, mas que ainda mostra deficiências.

Os Rossoneros ainda precisam renovar mais o seu elenco quase geriátrico.

Alessandro Nesta, Gattuso e Inzaghi não jogam mais o mesmo futebol de 5 anos atrás, e não podem ser considerados os pontos fortes da equipe.

Da última geração vitoriosa, somente Pirlo e Seedorf ainda podem render em bom nível, os demais não.

Para o Milan, Alexandre Pato é a grande esperança, ao lado da iminente contratação de Ibrahimovic junto ao Barcelona (ainda não concretizada até a data deste post). Prince Boateng, ex-Portsmouth e da seleção ganesa, é uma outra boa contratação.

A Juventus, ou la vecchia signora, não tem um bom time, ainda mais com a perda de Diego.

A maior campeã italiana da história, ainda depende muito de Del Piero, que já tem alguns anos a mais, e vai depender muito dos gols de Amauri e das defesas de Buffon.

O ano não parece ser muito bom para o time de Turim nesta temporada.

Além dos quatro maiores clubes, destaco os dois times de Génova, Genoa e Sampdoria.

O Genoa, que viu o grande rival chegar à fase de play-off da Champions League, e chegar à Europa League, reforçou e muito seu elenco e promete figurar muito bem nesta edição.

Já a Samp, tem a Europa League para alcançar voos mais altos nesta temporada.

A Lazio, time de torcida fanática e grande rival da Roma, contratou bem e pode ir para a parte de cima da tabela. Hernanes, ex-São Paulo, pode ser o grande nome do time da capital.

Apesar de não estar nos seus tempos áureos, a Lega Calcio ainda apresenta excelentes jogos e duelos muito interessantes de se acompanhar.

Abraços!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sorteados os grupos da UEFA Champions League

Foram sorteados nesta tarde a divisão dos grupos para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

Na fase de grupos, os times de cada grupo se enfrentam sendo que o primeiro e o segundo colocados passam para a fase de mata-mata, e o tercei colocado disputará a Liga Europa, a partir da fase de eliminatória.

Seguem os grupos com a minha análise detalhada de cada um:

GRUPO A - Inter de Milão; Werder Bremen; Tottenham; Twente (HOL)

A Inter de Milão, atual super campeã européia, é cabeça de chave de um grupo dos mais interessantes.

O time de Milão manteve o mesmo elenco da última temporada (exceto a perda de Ballotelli e a chegada de Philippe Coutinho) e tem tudo para repetir o grande futebol apresentado no último ano.

O Werder Bremem chegou à Liga classificado em terceiro lugar na última Bundesliga, e teve de passar pela Sampdoria na fase eliminatória. O time de Bremem vem com um bom elenco, apesar da perda de Özil para o Real Madrid, acrescido da contratação de Wesley, ex-Santos. É um time que pode surpreender.

O Tottenham faz sua estreia na Liga dos Campeões, já que disputou pela última vez em na temporada 60/61, quando ainda se chamava Copa dos Campeões.

O time de Londres vem muito forte, com Bale e Peter Crouch em ótima fase, e tem boas chances de surpreender nesta edição. Historicamente, o time de White Hart Lane disputa muito bem as copas, já que é octacampeão da Copa da Inglaterra, e Bicampeão da antiga Copa da Uefa. Boto Fé nessa equipe.

O Twente é o atual campeão holandês, e chega pela primeira vez à Liga. Não tem uma equipe para ir muito longe, portando só deverá fazer figuração.

Classificam-se: Inter de Milão e Tottenham. Liga Europa: Werder Bremem

GRUPO B - Lyon; Benfica; Schalke 04; Hapoel Tel Aiv (ISR)

O Lyon, a eterna promessa, pegou um grupo complicado. Os franceses continuam com o mesmo grupo, que não é bem reforçado, e devem passar sustos na primeira fase.

O Benfica, atual campeão português, vem bem disposto para disputar essa edição da Liga. As águias, que detém dois títulos da Copa dos Campeões, perderam Ramires e Di Maria, e começaram mal a temporada no Campeonato Português, mas podem ir bem na competição.

Outra eterna promessa é o Schalke 04, que chega a mais uma edição da Liga como provável surpresa, mas que sempre decepciona. A aquisição de Raul junto ao Real Madrid é a grande novidade, mas mesmo assim as esperanças são poucas.

O Hapoel Tel Aviv é o grande clube de Israel, mas nunca figurou muito bem em competições europeias. Deve ficar em último lugar.

Classificam-se: Lyon e Schalke. Liga Europa: Benfica

GRUPO C - Manchester United; Valência, Rangers (ESC) e Bursaspor(TUR)

Os Tetracampeões de Manchester deram sorte no sorteio. Apesar de ter um time altamente qualificado, o Manchester United pegou um grupo onde não terá muitos problemas para se classificar.

O Valência, duas vezes vice-campeão da Liga, perdeu David Villa para o Barcelona e David Silva para o Manchester City, mas ainda é a segunda força do grupo.

O Rangers, atual campeão escocês não tem muita história fora da Escócia e deve ficar pelo caminho.

O Bursaspor, atual campeão Turco, é uma grande zebra, mas acredito que não irá aprontar muito nesta Liga.

Classificam-se: Man. Utd e Valência. Liga Europa: Rangers

GRUPO D - Barcelona, Panathinaikos, Copenhagen (DIN) e Rubin Kazan (RUS)

O Barcelona caiu em um grupo muito tranquilo, onde o time catalão irá se classificar facilmente.

Panathinaikos e Copenhagen podem aprontar alguma surpresa, mas podem correr o risco de perder a segunda vaga para o Rubin Kazan, que venceu o Barça fora de casa na última Liga, e pode ser o dono da segunda vaga.

Classificam-se: Barcelona e Rubin Kazan. Liga Europa: Panathinaikos

GRUPO E - Bayern de Munique, Roma, Basel (SUI) e Cluj (ROM).

Os bávaros caíram em um grupo muito parecido com o do último ano, onde pegaram um time italiano (Juventus) e duas surpresas (Bordeaux e Macabi Haifa).

Neste grupo, Bayern e Roma deverão disputar as duas primeiras vagas, e Basel e Cluj irão somente fazer figuração, sendo que a terceira vaga, que dá direito a disputar a Liga Europa, será uma bela vitória.

Classificam-se: Bayern e Roma. Liga Europa: Basel

GRUPO F - Chelsea, Olympique de Marselha, Spartak Moscou e Zilina (ESL).

Os Blues estão em um grupo traiçoeiro, pois a primeira vista, Olympique e Spartak não parecem ser adversários perigosos, mas são.

Os franceses venceram a Liga em 92/93 e aparecem muito bem para essa edição. Já o Spartak tem um bom time e pode aprontar para cima dos campeões ingleses.

O Zilina, da Eslováquia, é uma grande surpresa, mas não deve passar disso.

Classificam-se: Chelsea e Olympique. Liga Europa: Spartak

GRUPO G - Milan, Real Madrid, Ajax e Auxerre (FRA).

É o "Grupo da Morte". São 20 título da Liga em jogo (Real 9, Milan 7, Ajax 4).

O Real Madrid vem muito forte em busca de quebrar a maldição das oitavas. Contratou em peso e agora tem o "Special One", José Mourinho, no banco. Acho que esse ano vai.

O Milan vem em pedaços, com jogadores velhos, mas é o Milan. Os italianos podem ir muito bem, tanto quanto podem ser um fiasco.

O Ajax volta à Liga depois de 5 anos. Tendo conquistado seu último título em 94/95, o time de amsterdã não tem um bom elenco, tendo somente o uruguaio Luiz Suarez como esperança.

Já o Auxerre caiu de para-quedas neste grupo e terá que lutar muito para conseguir ao menos a vaga na Liga Europa.

Classificam-se: Real Madrid e Ajax. Liga Europa: Milan

GRUPO H - Arsenal, Shaktar Donetsk (UCR), Braga (POR) e Partizan Belgrado (SER)

Assim como no último ano, o Arsenal ficou em um grupo confortável, mas que pode ser perigoso.
O time inglês vem bem, com seus jovens talentos e com um belo futebol. Falta apenas um goleiro confiável, já que Almunia e Fabianski são duas tragédias.

O Shaktar vem com um bom time, praticamente o mesmo campeão da Liga Europa em 208/2009. Pode ir muito bem nesta competição.

O Braga é uma grande surpresa. Foi vice campeão portugues e participa de sua primeira Liga. Eliminou o Sevilla no último play-off. É um time que tem 14 brasileiros, inclusive o goleiro Felipe (ex-Corinthians) e o atacante Elton (ex-Vasco).

O time português deve brigar pela terceira vaga contra o Partizan, que é um time de torcida fanática e que pode aparecer bem nesta liga.

Classificam-se: Arsenal e Shaktar. Liga Europa: Partizan Belgrado

A fase de grupos terá seu início no dia 14 de Setembro. A final desta edição será no lendário estádio de Wembley, em Londres no dia 28 de Maio de 2011.

A maior competição de clubes do mundo está para começar e todos os amantes do futebol já devem estar contando as horas para o pontapé inicial.

Abraços

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Começa a Bundesliga


Opa!

Começa hoje o campeonato de futebol que mais cresce no mundo, a Bundesliga, conhecido também como Campeonato Alemão.

O Campeonato Alemão é disputado desde 1903, mas passou a se chamar Bundesliga na temporada 1963/1964.

Inicialmente a Bundesliga era disputada somente por clubes da então Alemanha Ocidental. Na Alemanha Oriental o campeonato de futebol era conhecido como Oberliga. Com a unificação das Alemanhas, o nome Bundesliga permaneceu, e a disputa passou a ocorrer com times de toda a Alemanha, a partir da temporada 1991/1992.

Nesta edição, 18 clubes disputarão o título, sendo que os dois primeiros colocados passam diretamente para a fase de grupos da Champions Legue, e o terceiro colocado disputará o play-off da mesma competição.

Os clubes que ficarem em quarto e quinto lugares estarão classificados para a Europa League.

A Bundesliga se assemelha ao campeonato brasileiro no quesito equilíbrio. Sempre existem pelo menos cinco equipes disputando o título até o final (ao contrário de outros campeonatos).

Para esse ano, o Bayern de Munique é o grande favorito ao título. Além de ser o maior campeão, o time já vem com uma base bem formada da última temporada e está em busca do bicampeonato consecutivo.

O Schalke 04, que nunca venceu a Bundesliga, não é campeão desde 1958, mas sempre figura entre os melhores. A grande contratação do Schalke é o atacante Raul, ex-Real Madrid, que pode aprontar nesta edição da Bundesliga.

O Bayer Leverkussen, que repatriou o ídolo Michale Ballack pode chegar na frente. Além do ídolo alemão, o time conta com Renato Augusto, ex-Flamengo, e o matador Kiesling.

Stuttgart e Wolfsburg também podem aparecer muito bem nesta temporada.

O primeiro perdeu Sami Khedira, destaque da seleção alemã na copa, mas ainda tem bom elenco, contando com Cacau (brasileiro naturalizado alemão), o russo Pogrebnyak e o experiente goleiro Lehman.

Já o Wolfsburg conta com a experiência do treinador Steve Maclaren, ex-Seleção Inglesa, para conduzir o bom time formado pelos bósnios Dzéko e Misimovic e o brasileiro Grafite (que joga bem na Bundesliga).

Uma boa surpresa pode ser o Hoffenhein, do brasileiro Carlos Eduardo. Apesar de ser um time de pouca história na Bundesliga, o time da cidade de Sinshein conta com os gols de Ibsevic para buscar algo mais.

CURIOSIDADES

- A Bundesliga é o campeonato com maior média de público do mundo, com 42,8 mil expectadores por jogo.

- Para esta temporada, 12 dos 18 clubes, já venderam todos os ingressos para os seus jogos em casa.

- Durante a Segunda Guerrra Mundial, o Campeonato Alemão ocorreu normalmente, sendo que o Rapid Viena, da Áustria, foi o campeão em 1941, período em que o território austríaco estava incorporado ao território alemão.

- O Campeonato Alemão só não ocorreu nos anos pós-guerra, de 1945 a 1947, a Alemanha devastada não teve condições de abrigar jogos de seus clubes locais. Em 1948 o campeonato retornou e nunca mais foi paralisado.

- Durante os meses de dezembro e Janeiro, o campeonato é paralisado devido ao rígido inverno alemão. Com muita neve, e campos congelados, o futebol fica impraticável na terra do Chucrute.

- O maior campeão da história é o Bayern de Munique, com 22 títulos, seguido pelo Dínamo Berlin (time da Alemanha Oriental) com 10. O Dínamo Berlin era conhecido como o time da polícia secreta da Alemanha Oriental e nunca foi bem visto pelo público. Hoje, conhecido como BFC Dynamo, a equipe se encontra em divisões inferiores à Bundesliga.

Para maiores informações, eu recomendo o site do comenterista alemão Gerd Wenzel, que cobre a Bundesliga pelos canais ESPN.

Sobre a história do futebol na Alemanha, clique aqui.

Emoção, estádios lotados e muito bom futebol. Essa é a tônica da Bundesliga.

Abraços

FOTO: Agência AFP

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dá-lhe Inter! Dá-lhe Colorado!

Opa!

O Internacional de Porto Alegre é campeão da Libertadores 2010 com todos os merecimentos possíveis de se aplicar a uma conquista continental.

O time começou nervoso, se deixou dominar pelo Chivas e acabou sofrendo um gol no final da primeira etapa.

O time não conseguia formatar jogadas e não conseguia sair do campo de defesa, que fora dominado pelo Chivas durante todo o primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Colorado voltou diferente. Ainda sentindo falta de um centroavante de ofício, o time conseguia criar boas jogadas em velocidade nas pontas, com Rafael Sóbis saindo mais da área e auxiliando Taison e D'alessandro.

Com um volume de jogo maior, o Inter foi dono da segunda etapa e virou o jogo em ótimas jogadas.

No primeiro, o cruzamento de Kléber encontrou Sóbis, que não vinha bem jogando dentro da área, que marcou o empate.

Leandro Damião, jogador da base colorada, estreou no jogo de hoje e na segunda bola que tocou, desarmou um adversário no meio campo e arrancou para marcar a virada.

Giuliano, herói, talismã, predestinado, ou como queiram chamar, entrou e marcou um golaço. Se desvencilhou de dois jogadores mexicanos e tocou por cobertura, uma obra de arte.

Final Inter 3 x 1 Chivas.

Sobre o festival de agressões no fim do jogo, deixa pra lá. O que importa é o futebol!

O Inter mereceu ser campeão da Libertadores.

O colorado soube jogar com o regulamento (tanto que se classificou em todas as eliminatórias com o critério do gol fora de casa), e soube jogar bola.

Jorge Fossati, treinador que iniciou o trabalho no Inter, tem seus méritos, mas a redenção fica para Celso Roth.

A troca de treinador veio em hora excelente. Os jogadores não tinham mais clima com Fossati, e Roth chegou e ajustou os pequenos problemas e fez um time renascer.

Conhecido como "Cavalo Paraguaio", "burroth" e outros apelidos pejorativos, o treinador gaúcho mostrou que sua hora chegou.

A opção por abrir Taison e D'alessandro nas pontas e centralizar Alecsandro foi o ponto chave para que esse time do Inter conseguisse chegar onde chegou.

Outro grande nome é Giuliano. O garoto fez gol em quase todas os jogos finais (menos contra o Banfield) e sempre, os seus gols foram fundamentais para a classificação colorada.

O Internacional é um modelo a ser seguido. De um time quase falido nos anos 90, e que quase foi rebaixado no início da última década, ganhou todos os títulos internacionais que poderia vencer nesses últimos anos.

A nova forma de gestão fez com que o Inter voltasse a ter as glórias dos anos 70.

Bons investimentos, dirigentes sérios e um planejamento bem esclarecido foram fundamentais para que o Inter voltasse ao topo do futebol brasileiro e mundial.

Parabéns ao Internacional! Hoje, o Rio Grande do Sul e toda a América estão pintadas de vermelho!

Abraços!

ATUALIZAÇÃO às 01:06 de 19/08/2010: O gol do Chivas foi tão insignificante que eu me esqueci dele.

Portanto, correção: Inter 3 x 2 Chivas.

Abraços (2)!

sábado, 14 de agosto de 2010

Começa a Premier League

Opa!

Tem início hoje o melhor campeonato de futebol do mundo, a Premier League inglesa.

Jogos sensacionais, grandes jogadores, um futebol de velocidade e os olhos do mundo inteiro ligados na terra da rainha.

O atual campeão Chelsea, entra como o grande favorito para essa próxima temporada, já que além da Premier League, venceu também a Copa da Inglaterra na última temporada.

Os Blues contrataram bem, trouxeram Ramires e o israelense Benayoun, e se desfizeram de jogadores que já tinham dado o suficiente ao clube, como Ballack, Ricardo Carvalho e Joe Cole.

Já o super campeão Manchester United, contratou pouco, mas deve fazer valer de seu excelente plantel. A contratação mais badalada é de Javier Hernandez, o Chicharito. Destaque do Chivas e da seleção Mexicana.

O Manchester, por ser o maior campeão da Premier League (ao lado do Liverpool), é sempre favorito. Esse ano pode haver um início de renovação no grupo, já que Giggs, Ferdinand e Van der Saar estão prestes a se retirar. Rooney poderá ser o novo líder da equipe.

Mesmo se precisar mesclar o time, Sir Alex Fergusson tem um material humano excelente para fazer uma ótima temporada

O outro grande campeão inglês, o Liverpool, não contratou muito, mas conseguiu manter suas estrelas, Gerrard e Torres. Chegaram Joe Cole, Jovanovic e Christian Poulsen.

Por ter feito uma temporada abaixo da média, o Liverpool irá disputar a Liga Europa. Portanto, por ser um campeonato mais fraco que a Liga dos Campeões, o time de Merseyside poderá se focar mais na Premier League e buscar o título que não vem desde a temporada 1989/1990.

O outro gigante é o Arsenal. Comandado por Arsene Wenger (que renovou contrato até 2014), os jovens garotos do Gunners chegam muito bem.

Mantendo uma base boa e jovem, Wenger contratou o atacante Chamakh, ex Bordeaux, e ainda busca um goleiro confiável, já que Almunia e Fabianski causam arrepios nos torcedores.

Além dos quatro grandes, Tottenham e Manchester City vem muito bem por uma vaga na Liga dos Campeões.

O time de White Hart Lane irá disputar a competição nessa temporada e vem muito bem. A grande novidade é o volante Sandro, atualmente no Inter, que irá se apresentar depois da Libertadores.

O "primo pobre de Manchester" vem com um caminhão de contratações e pode ser uma boa surpresa. David Silva, Ballotelli e os remanescentes da última temporada como Tévez, Adebayor e Bellamy prometem montar um time muito forte.


Além dos grandes, o campeonato inglês propicia jogos interessantíssimos.

No Britania Stadium, temos o Stoke City e o grande Delap, a catapulta humana, que arremessa a bola do lateral na marca o penalti e é a jogada de maior perigo dos Potters.

Em Birmingham temos o grande clássico entre Aston Villa e Birmingham.

Temos o retorno à primeira divisão dos tradicionais Newcastle e Blackpool.

A temporada de futebol na Inglaterra promete, e vale muito a pena acompanhar.

Abraços!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Com cara de Brasil


Opa!

Hoje vimos o ressurgimento de uma seleção de futebol. O Brasil voltou a ser Brasil.

Com os garotos que estiveram em campo em New Jersey, a seleção voltou a jogar ofensivamente, com passes rápidos e precisos, dribles desconcertantes, jogadas bem trabalhadas e até os desequilibrantes toques de calcanhar.

A defesa, pouco exigida, se manteve bem, Lucas e Ramires no meio campo foram soberanos e ganharam quase todas as bolas, além de municiar o pessoal de frente.

Ganso foi o ponto de referencia, o camisa 10 que se imaginava que seria Kaká na copa. Deu ótimos passes, buscou jogo, armou jogadas, driblou e foi o maestro em campo.

No ataque, Neymar, Robinho e Pato desmontaram a defesa norte americana e criaram inúmeras chances de gol.

O Brasil foi alegre, jogou um futebol feliz que não se via desde muitos anos.

Nos bares, em casa, na web, todos que acompanharam o jogo tiveram prazer em ver o time de Mano Menezes jogar. Os garotos empolgaram e fizeram o povo se deliciar com belas jogadas e um espetáculo da bola.

Quanto ao adversário, a Seleção dos EUA não é habilidosa, mas é muito técnica (passe, domínio, consciência tática). Os norte americanos foram envolvidos pelo belo jogo dos Brasileiros, e não tiveram muito o que fazer.

Mas o mais importante é: não ganhamos de ninguém, mas também não foi o maior dos adversários.

Para um primeiro desafio, a seleção foi muito bem, fez o que o povo queria, e due um show que há pelo menos quatro anos não viámos.

Com todo esse volume de jogo, e essa alegria dos torcedores, acredito que estamos no caminho certo.

Abraços!

Foto: Agência Getty Images / Arte: Globoesporte.com