sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Porque não? Craques e pernetas.

Buscando ao longo da história do futebol mundial, encontramos vários casos de sucesso.

Seria mais fácil buscar na história os grandes Craques, os grandes jogadores que sempre resolviam jogos impossíveis. Jogadores renomados que, apenas ao pronunciar seus nomes, os marcadores já se sentiam vencidos.

Mas hoje, a pedido de um grande amigo e também amante do futebol, resolvi buscar os nomes daqueles jogadores sem tantos recursos técnicos, mas que sabiam decidir na hora certa.
Em sua grande maioria, esses jogadores carentes tecnicamente, jogavam como centroavantes, denominação usada na época que meu pai era Ponta de lança nas categorias de base do histórico time do Siderúrgica de Vespasiano.

Ao falar sobre esses exóticos jogadores, me vem à cabeça um dos maiores da história: Dario José dos Santos, Dada Maravilha (ou peito de aço). Nunca aprendeu a fazer um lançamento espetacular, aos moldes do grande Gérson, tri mundial em 1970, mas sabia como ninguém marcar gols. Tri-campeão brasileiro (1971 – Atlético Mineiro, 1975/76 Internacional – RS), Dadá sempre marcava seus gols, da maneira que podia. Segundo relatos do meu pai, ele já viu Dada marcar gols com a cabeça, pé, canela, boca e, por incrível que pareça, gol de Bum-bum.

Um de seus mais conhecidos bordões: “com Dadá em campo, não tem placar em branco”, tornou-se moda entre os peladeiros.

Ainda bem que o futebol, além de toda a sua beleza, possa proporcionar momentos alegres com pessoas que nem sempre fazem do belo mais belo.

4 comentários:

  1. Sinto-me lisongeado por ser atendido em meu pedido. Penso que os matadores desprovidos de técna devem receber seus créditos. Acrescento a esta lista outros nomes, como Serginho Chulapa, Burrochaga (Argentino), Jardel, Stojchkov (Bulgaro), Sapatão (poe ser desconecido do grande público, mas atuou pelo Bahia) e mais recentemente Van Nilsterhoj e Luca Toni.
    Estáticos, sem mobilidade, sem técnica, mas matadores.

    ResponderExcluir
  2. É verdade ciroca!! São todos muito, muuuuito ruins!Mas carcaram e marcam gols como poucos cráks fazem!! valeu!!
    Obs: EU IA FAZR UM BLOG NESS TEMA!!HAWHAW!! MAIS EU FIZ UM D MÚSICA!! VAI LÁ TMBM!! VLW!
    www.vininunesrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa, só pq os perna d pau ñ fazem embaixadinha antes do jogo ñ quer dizer q ñ merecem ser lembrados. Afinal de contas, em 82 só tinha crack na seleção e um desses aí (Paolo Rossi) tirou do Brasil o tetra, q só vei com a seleção mais perna de pau q esse país já viu!
    Deus salve os perna de pau matadores!

    ResponderExcluir
  4. E me lembrei d mais uma coisa!
    Vamos retomar o blog o Tsunami gnt!
    Brunão e Cesar tão convocados pra sermos autores do blog!

    ResponderExcluir