quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Giro pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Opa!

Vamos ao giro pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Na América do Sul, como sempre o Brasil se garantiu em mais uma copa. A aposta em Dunga, demorou, mas gerou o efeito desejado por Ricardo Teixeira.

Com alguns tropeços no início, a seleção engrenou e conseguiu a sua vaga de forma tranqüila e sem maiores complicações. Nesse meio tempo venceu a Copa América e a Copa das Confederações, o
que qualifica ainda mais o trabalho de Dunga e Jorginho.

Mas, mesmo com a classificação, os empates com Bolívia, Colômbia e Venezuela, todos em casa, não podem ser apagados, assim como alguns problemas de critério nas convocações.

Tendo Marcelo 'el loco' Bielsa no comando, o Chile volta à Copa do Mundo, que não disputava desde 1998. Com um time rápido, e uma defesa mais consistente do que antes, os chilenos retornam à copa com todos os méritos de terem feito uma ótima campanha, principalmente dentro de casa.

Já o Paraguai, outra seleção sempre presente nas últimas copas, garantiu sua vaga duas rodadas atrás sem grandes dificuldades. Ao contrário de sua história, o atual time paraguaio tem um ataque extremamente competente e eficaz. Antes, nossos vizinhos eram conhecidos por terem uma defesa quase intransponível. Classificação justíssima.

Na quarta colocação vem nosso hermanos argentinos.
Qual o nome do tango dessa classificação? ALÍVIO!

Depois de Palermo assegurar uma dura vitória contra o Peru, os argentinos foram a Montevideu e conseguiram arrancar uma vitória contra os uruguaios no final do jogo, o que garantiu a vaga direta ao mundial.

A atual seleção argentina, dirigida por Maradona, tem todos os defeitos que um time de futebol pode ter. É um time mal treinado, sem padrão de jogo, sem definição de jogadas, sem comando e que se classificou graças à força do nome e da camisa.

Apesar de todas as dificuldades, essa classificação argentina me parece muito com a do Brasil em 2001. Mas para se ter o mesmo final feliz, Maradona precisa trabalhar, e muito, para colocar essa equipe nos eixos.

Nas eliminatórias européias, destaque para a volta da Dinamarca à uma Copa do Mundo. Após a era dos irmãos Laudrup, os dinamarqueses conseguiram montar uma equipe de nível, mas que nem de longe lembra a Dinamáquina campeã da Euro '92.

Já a Sérvia, do meia Stankovic, se classificou para a copa, deixando a vaga na repescagem para a poderosa França. O fato é supreendente, pois os sérvios, mesmo após a separação de Montenegro, conseguiram manter bons jogadores e supreender a França.

Os outros classificados da Europa são: Suiça, Eslováquia, Alemanha, Espanha (com 100% de aproveitamento), Inglaterra, Itália e Holanda. Todas estas sem grandes dificuldades.

Na Ásia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão e Austrália (que disputa as eliminatórias pela Ásia) tem vaga garantida.

Na África, Costa do Marfin, Gana e África do Sul já estão garantidas. Camarões, Tunísia e Argélia estão próximos das outras três vagas.

Na América do Norte e Central, EUA, México e Honduras (a surpresa) estão classificados. A Costa Rica irá disputar uma vaga com o Uruguai.

Ainda restam 9 vagas para a copa. São quatro vagas da repescagem européia, três vagas para seleções africanas e duas repescagens entre Uruguai e Costa Rica, e Nova Zelândia e Bahrein.

Abraços!


3 comentários:

  1. Achei que a Eslováquia merecia uma explanação melhor, eles estarão debutando em copas e vêm com um time forte, apesar de não terem enfrentado ninguém de peso nas eliminatórias além da República Tcheca.

    Os times africanos como sempre, chegam jogando um futebol alegre, corredor, mas nunca dão muito trabalho (salvo algumas exceçoes) e me parece que vem mais um panorama desses na copa justamente, na África.

    Na América do Sul, tudo normal fora a dificuldade argentina né... Eu gostei deles se classificarem, não consigo imaginar uma copa do mundo sem Messi em campo, msm que saia na primeira fase.

    As notas tristes pra mim, vêm da Europa com a desclassificação da República Tcheca, que vem montando times de certa força há um tempão; e também a Suécia ficar de fora, o companheiro do Messi Ibraimovich vai assistir à copa fazendo churrasco no verão de -20 graus da Suécia.

    ResponderExcluir
  2. Glauber,

    Sobre a Eslováquia, sua classificação foi de certa forma uma surpresa para mim.

    Da antiga Tchecoslováquia, os melhores jogadores sempre ficaram do lado Tcheco, mas dessa vez a Eslováquia conseguiu montar uma equipe melhor. Ótimo.

    A Suécia é uma seleção tradicional em copas, mas com o atual time, feito por Ibrahimovic + 10 maias ou menos, não fez uma boa campanha e fica de fora porque realmente não tem um time qualificado para ir à copa.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente contigo caro Ciroca, mas acho sinceramente que a Suécia ñ poderia deixar de renovar com boa qualidade uma geração tão boa quanto a que contava com Ibra, Larson e companhia limitada. É mto triste ver a decadência de uma seleção, assim como é bom ver a ascenção de outras, tomara que a Dinamarca monte um bom time que pelo menos lembre a dinamáquina...

    Futebol é lindo por isso, é de momento, mas quem quer que esteja em momento melhor, dentro de campo é que o bicho pega pra valer!

    ResponderExcluir