quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Entre surpresas e "la main de Dieu"


Opa!

Com jogos em três continentes diferentes, as últimas seleções classificadas para a Copa do Mundo da África do Sul estão definidas.


Argélia 1 x 0 Egito

Depois de 24 anos a Argélia volta a disputar uma Copa do Mundo. A ultima participação dos Argelinos havia sido em 1986, no México. O jogo de hoje ocorreu por um fato inusitado. As duas equipes haviam terminado a fase classificatória com campanhas rigorosamente iguais, o que forçou um jogo extra realizado hoje, no Sudão.

O jogo de hoje foi envolvido por um clima de guerra. Os Argelinos que estiveram no Egito no sábado, foram agredidos e juraram vingança. Para o bem de todos, nada de mal ocorreu.

Eslovênia 1 x 0 Rússia

Os eslovenos estão confirmados no próximo mundial. Após terem sido derrotados em Moscou por 2 x 1, a seleção eslovena conseguiu a vitória e a classificação.

Confesso que fiquei decepcionado com a seleção Russa. Treinados por Guus Hiddink os russos, e este blogueiro que vos escreve, tinham muitas esperanças na reabilitação do futebol local.

Parabéns aos eslovenos.

Bósnia 0 x 1 Portugal

Também ao contrário do que este blogueiro imaginava, nossos patrícios se classificaram para a copa com uma vitória magra, porém merecida, sobre a Bósnia.

Mesmo sem Cristiano Ronaldo os portugueses conseguiram confirmar a classificação que em outras vezes esteve muito ameaçada.

Já a Bósnia, que tem excelentes talentos individuais, como Dzéko e Ibisevic, nunca esteve tão perto de se classificar para uma copa, mas ficou só nisso.

Ucrânia 0 x 1 Grécia

Após 16 anos os descendentes de Sócrates e Aristóteles irão voltar a disputar uma Copa do Mundo. O resultado obtido frente aos Ucranianos foi surpreendente, pois os gregos não tem uma grande equipe e a Ucrânia vinha em uma ótima crescente dentro das eliminatórias.

O resultado fez um dos grandes ídolos da história do futebol chorar. Schevchenko, atacante do Dínamo de Kiev, não conteve as lágrimas ao ver sua ultima chance de voltar a um mundial ir por água abaixo.

França 1 x 1 Irlanda

Após a vitória pelo placar mínimo em Dublin, os franceses estavam se preparando para a festa no jogo de hoje, em Paris.

Tudo se encaminhava para uma classificação tranquila, quando Robie Keane fez 1 x 0 para os irlandeses. A partir desse momento o jogo ficou extremamente tenso e só foi decidido na prorrogação.

Aos 13' do primeiro tempo da prorrogação, Henry, em posição discutível, matou a bola com a mão e deu passe para o gol de Gallas. Com o empate a França se classificou e a Irlanda simplesmente chorou. No final do jogo Henry admitiu ter colocado a mão na bola, mas disse também que ele não era o árbitro.

Um erro de arbitragem grotesco colocou os franceses em mais um mundial mas não esconde o mau trabalho desenvolvido pelo treinador Raymond Domenech, que no jogo de hoje não pode contar com Ribéry, a maior estrela francesa dos últimos anos.

E os franceses gritam: Vive la main de dieu!

Uruguai 1 x 1 Costa Rica

Mesmo sofrendo com a pressão costa-riquenha, os uruguaios estarão no mundial 2010.

Com um empate sofrido no estádio Centenário, o Uruguai volta a disputar um mundial oito anos depois. A última participação havia sido em 2002 no mundial da Coréia do Sul e do Japão.

A seleção uruguaia é limitada. Com um bom ataque e uma defesa consistente, falta aos uruguaios um meio campo mais criativo e efetivo. Talvez até a estréia no mundial apareça a solução.


Agora com todos os participantes confirmados, a Copa do Mundo de 2010 contará com a participação de todos os campeões mundiais. Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra estão confirmados.

No dia 4 de dezembro, na Cidade do Cabo, será realizado o sorteio dos grupos para a competição.

Até lá.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário