sábado, 28 de maio de 2011

"A final da década"

Opa!

Chegou o grande dia para os amantes do futebol em todas as partes do mundo.

O dia 28 de Maio, desde o início da temporada, era o dia mais especial desta temporada.

Voltando ao palco sagrado de Wembley, a Final da UEFA Champions League terá como protagonistas duas das maiores equipes do mundo na atualidade: FC Barcelona x Manchester United FC.

Segundo Sir Alex Fergusson, está será a "Final da década".

Para essas equipes, o palco de Wembley realmente é sagrado. Em 1968, o Manchester United foi campeão da Champions League no velho Wembley, assim como em 1992, o Barcelona foi campeão pela primeira vez no mesmo estádio.

Essas duas equipes já protagonizaram uma final de Champions a dois anos atrás.

Em Roma, no Estádio Olímpico, o Barça levou a melhor por 2 x 0.

Naquela ocasião, o United tinha uma equipe bem melhor que a atual, e o Barça uma equipe um pouco mais fraca.

Pelo bem do espetáculo, as duas equipes chegam completas para esta decisão.

Pelo lado Catalão, segundo as prévias publicadas pela imprensa local, o Barça deve ser escalado com Valdés, Dani Alves, Piqué, Mascherano, Puyol; Busquetes, Iniesta, Xavi; Messi, Pedro e Villa.

Nesta formação, a única diferença para a equipe que foi titular na temporada inteira é a escalação de Puyol na lateral esquerda e Mascherano no miolo de zaga.

Com Puyol na esquerda, Guardiola dá mais velocidade e poder de marcação nesta zona do campo, podendo assim dar mais liberdade para Dani Alves ir ao ataque.

Porém a escalação de Mascherano na zaga central faz com que as bolas aéreas do United sejam mais perigosas do que seriam, caso Puyol jogasse por ali.

Do meio campo em diante, o Barça é o mesmo. Todos os seus geniais jogadores estão aptos para a decisão. Principalmente Pedro e Villa, que vinham em má fase, já se recuperaram.

Pelo lado inglês, Sir Alex Fergusson deve colocar em campo o mesmo time que brilhou contra o Schalke 04 na semifinal: Van der Saar, Fábio, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Giggs, Valência, Park e Rooney; Chicharito.

Nesta formação, o United pode espelhar a forma de jogar do Barça. Com a posse de bola e mantendo o controle sobre ela, já que todos os jogadores de meio têm bom passe e boa consciência tática.

Acredito que a escalação do veloz Park, seja para que ele acompanhe as subidas de Dani Alves, que é um ponto muito forte da equipe catalã.

Com Giggs e Carrick, a saída de bola melhora radicalmente. Valência pode ser um grande adversário para bater de frente com Puyol, e Rooney, mas recuado, e Chicharito, jogando em cima de Mascherano, podem criar boas jogadas ofensivas.

Na zaga, o paredão está completo, sendo que Fábio substitui seu irmão Rafael, mas os dois são gêmeos, então a diferença não existe!

O ponto fraco do United pode ser justamente o espaço que Carrick e Giggs podem deixar entre os "volantes" e o miolo de zaga, já que não são marcadores natos.

E advinhem quem joga neste espaço? Lionel Messi.

Além deste provável espaço, as investidas de Villa ou Pedro para cima de Rafael também podem gerar frutos.

Além dos jogadores, os treinadores também são parte do jogo.

Em entrevista nesta semana, Sir Alex Fergusson declarou que se o Barcelona jogar como na final de 2009, vai perder.

Além desta afirmação, Sir Alex disse que faltou concentração para sua equipe no início daquele jogo, o que eu concordo plenamente, já que na minha visão, depois do gol de Eto'o, o jogo se resolveu, porque o United se perdeu em campo.

Já Guardiola, com o seu estilo precavido, sempre preocupado em se forcar na partida, disse que quer o Barça melhor do que na final de 2009. Segundo ele, o Barça não foi tão bem naquela final, e que se jogar como em Roma, vai ser derrotado pelo United.

De certa forma, os dois treinadores têm a mesma visão.

Agora, na minha visão sobre o jogo, os esquemas táticos e o histórico das duas equipes, acredito que o Manchester United, mesmo sendo inferior ao Barça, possa levantar a taça nesta noite (tarde aqui no Brasil) em Wembley.

A equipe catalã é a melhor do mundo, indiscutivelmente. Porém em uma final em jogo único, as coisas se equilibram.

Um dia ruim, uma falha individual podem não ser recuperadas.

Porque aposto no United? Acredito na força e na gana do futebol inglês, aliados à movimentação quase fantasmagórica de Chicharito dentro da área, para que em uma pequena chance o United possa marcar e sair vencedor.

Portanto, meu palpite é 1 x 0 para o Manchester United.

Espero que seja um grande jogo, daqueles que entram para história muito mais pele futebol do que pela ocasião.

Um ótimo jogo a todos!

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário