sábado, 21 de maio de 2011

Brasileirão 2011 - Análises e Previsões


Opa!

Começa hoje o melhor e mais disputado campeonato nacional de clubes de futebol: O Brasileirão 2011.

Não pensem que a afirmação acima é ufanista, os números mostram isso.

Entre 2000 e 2010, foram 8 campeões diferentes. Nas últimas duas edições, 2009 e 2010, a diferença entre o campeão e o vice não foi superior a 5 pontos.

Isso sim é equilíbrio.

Mas vamos nos ater às análises para a edição deste ano.

Para a briga pelo título, posso destacar pelo menos quatro equipes:

CRUZEIRO: Futebol refinado, ofensivo, bem equilibrado entre ataque e um grupo já experiente
para momentos decisivos. Essa é a força do Cruzeiro.

Porém, o "salto alto", visto contra o Once Caldas na Libertadores deste ano, o nervosismo, já apresentado na histórica partida contra o Corinthians, de Sandro Meira Ricci, no Pacaembu no ano passado, são fatores que podem minar as chances da equipe.

INTERNACIONAL: Um time experiente, muito técnico, com um treinador que conhece muito do jogo, porém não teve ainda um grande trabalho.

O lado vermelho de Porto Alegre pode ter muitas esperanças de sair da fila que dura desde 79, quando Falcão, hoje treinador da equipe, era o grande nome daquele time campeão.

Diferentemente do Cruzeiro, o Inter têm como falha algumas "sonecas" tiradas durante os jogos. Em um desses apagões, o Peñarol marcou duas vezes no Beira-Rio e eliminou o Inter da Libertadores.

Apesar de o campeonato ser longo, pontos perdidos em jogos teoricamente mais fáceis fazem muita falta na reta final.

SANTOS: Ao contrário de muitos, não coloco o Santos como franco favorito, pois acho que o time da Vila, caso vença a Libertadores, pode perder o foco da competição e só pensar no Mundial de Clubes.

Eliminando a hipótese anterior, o Santos têm sim condições totais de brigar pelo caneco.

Com Neymar jogando o fino da bola, com um Ganso focado na equipe da baixada, com o polivalente Elano, e uma defesa muito bem organizada pelo super-campeão Muricy Ramalho, o peixe pode vir com tudo para vencer o Brasileirão.

FLUMINENSE: É o atual campeão brasileiro. Só isso já bastaria caso a vida no tricolor carioca fosse mais tranquila.

Envolvido em diversas polêmicas, com informações de um grupo rachado e egos supra-inflados, o Flu não vive um bom momento, hoje.

A chance do Fluminense se fortalecer e buscar o título está associada à chegada de Abel Braga.

Caso o "Abelão" bote ordem na casa, aí sim o Flu pode ser um franco candidato.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Indicados os candidatos ao título, agora vamos aos potenciais clubes que podem brigar por uma vaga na Libertadores, ou que pelo menos estarão na primeira metade da tabela:

FLAMENGO: Contando com a contratação mais enrolada da história do futebol nacional, o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho não chega forte para buscar o título, porém é um forte candidato à uma vaga na Libertadores.

Além do Gaúcho, Thiago Neves, Leonardo Moura e Renato Abreu são os jogadores que podem se destacar.

O ponto negativo fica pela falta de um centroavante eficiente, um lateral esquerdo competente e um miolo de zaga mais confiável.

Assim como fez no Atlético/MG no ano passado, o pofexô Luxemburgo, mesmo sendo campeão carioca, ainda não deu esquema de jogo ao rubro-negro carioca, e isso pode pesar daqui algumas rodadas.

CORITIBA: A sensção do futebol nacional neste início de temporada, o Coxa se destaca pelo grupo coeso e entrosado da última temporada.

Com alguns jogadores renegados, como Léo Gago e o atacante Bill, o Coxa quebrou recordes e chega embalado para a disputa da Copa do Brasil (ainda nas semifinais) e pode vir com tudo para o Brasileirão.

O que pode faltar ao Coxa é elenco, já que ainda depende muito da sua equipe titular.

ATLÉTICO/MG: Comandado por Dorival Júnior, o Galo mineiro têm chances de fazer uma boa campanha neste ano.

A equipe é formada por muitos jovens talentosos como Felipe Soutto e Giovani Augusto, aliado à experiência de jogadores como Réver, Leonardo Silva e Magnos Alves.

Caso a mescla dê certo, o Galo pode fazer melhor que o ano passado, quando brigou para não cair para a Série B.

VASCO DA GAMA: Uma equipe que começou muito mal o ano, porém vem evoluindo gradativamente.

Com bons valores como Felipe, Alecsandro, Diego Souza (caso consiga engrenar), Dedé, o time da Colina tem tudo para fazer um bom campeonato e quem sabe chegar ao G4.

GRÊMIO: Diferentemente de temporada anteriores, o tricolor gaúcho não chega forte para o Brasileirão.

Após a queda na Libertadores, na qual não fez boas apresentações, o time comandado por Renato Gaúcho não tem um bom jogador de referência no ataque, assim como têm problemas nas laterais.

Pode ser que engrene após algumas contratações, mas é um time que merece respeito.

SÃO PAULO: Bom time, com bons valores, mas precisa de comando.

Paulo César Carpeggiani já está queimado com o grupo, principalmente após a sua quase demissão pós eliminação na Copa do Brasil.

Pode chegar, mas precisa de mudanças.

PALMEIRAS: Apesar de ter uma equipe fraca, a presença de Felipão, aliada à algumas boas contratações (como a especulação em torno de Matinuccio, bom jogador do Peñarol) podem fazer com que o Verdão tenha alguma chance de chegar na parte de cima.

CORINTHIANS: Ainda não mostrou muito este ano. Chegou à final do Paulistão, porém não convenceu.

Contratou o Imperador Adriano, que só jogará em Setembro, mas é uma incógnita. O meio campo Alex, ex-Inter e ex-Spartak Moscou, é muito bom jogador, porém é instável.

Com Tite no comando, não acredito em uma grande campanha do timão.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Já os demais clubes como América/MG, Atlético/GO, Atlético/PR, Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, Figueirense, brigam na parte baixa da tabela.

Sendo que os meus favoritos para o descenso são Avaí, Figueirense, Bahia e Atlético/Go.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Este post é feito de análises (mas com muitos palpites).

O mais importante é que ai começar o campeonato que mais movimenta o país, e o que realmente importa para os torcedores brasileiros.

Estou muito confiante que este campeonato será excelente. Pelo nível técnico das equipes, pelos valores individuais, pelas jovens promessas e principalmente pela paixão do torcedor.

Não teremos nossos maiores palcos à disposição para a festa do povo, mas mesmo assim, acredito que a festa está só começando.

Que venha o Brasileirão!

Abraços


Um comentário:

  1. Não acredito que o Coritiba Vasco Palmeiras ou o São Paulo tenham condições de chegar ao G4. O Coritiba não tem elenco de apoio (digamos assim) O São Paulo e o Palmeiras beiram a crise que deve estourar antes do returno. O Vasco vem saindo de uma, vai ser regular esse ano. Quem sabe no outro. O Fluminense não é favorito. Dificilmente na era de pontos corridos um time campeão se dá tão bem. Favoritos são o Cruzeiro que vem chegando em vários anos e o Santos que tem o responsavel pelo campeonato do Fluminense no ano passado, que agora tem material de sobra pra montar um time vencedor.

    ResponderExcluir