segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Demônios particulares e coletivos


Terminada a ultima rodada do Brasileirão, algumas das minhas ultimas previsões fizeram sentido.

Cada uma das equipes da ponta do campeonato enfrentou seus demônios, algumas os venceram, outras não.

O líder Grêmio conseguiu se reabilitar após a derrota para a Lusa e se estabilizou psicologicamente e venceu o Sport em casa. Um jogo típico do Grêmio, 1 a 0 suado, sofrido e tendo o goleiro Vítor como salvador.

O Cruzeiro, até então vice-líder, sofreu com o oba-oba e as invenções do treinador Adilson Batista, e perdeu para o desesperado Atlético/PR. Dessa forma caiu para a terceira colocação.

O Palmeiras, que caiu desastrosamente de líder para o quinto lugar em três rodadas, não venceu o seu maior demônio no ano, o campo adversário. Levou um sacodo do Fluminense, outro desesperado, em 45 minutos, perdendo por 3 a 0.

O São Paulo, que é o novo vice-líder, não venceu totalmente os seus demônios, mas conseguiu utilizá-los de forma que o beneficiasse. Venceu o Vitória por 2 a 1 em casa, mas saiu perdendo e conseguiu a virada. Os momentos de displicência continuaram, mas o time acordou na hora certa.

Já o Flamengo, se aproveitou dos vacilos e encostou. Venceu o Coxa por 5 a 0. Goleada para lavar a alma e ter um suspiro maior em busca do título.

Na parte baixa, o Vasco venceu o Goiás fora de casa, com uma apresentação de Edmundo, que lembrou o velho Animal. Ainda respira.

Ipatinga, jovem e inexperiênte, perdeu em casa para o Botafogo. Trocou de treinador e agora está na lanterna e sem muitas aspirações.

O Furacão venceu a raposa, ainda sonha, e talvez consiga escapar, mas ainda é difícil. A Lusa buscou o empate no finzinho contra o Náutico, nos Aflitos. Ainda respira mas puxou o Náutico para mais perto da briga contra o descenso.

Figueirense levou uma goleada para o Santos na Vila, está fora da zona da degola, mas ainda corre riscos de cair. Já o Fluminense venceu bem o Palmeiras e, com o futebol que vem mostrando, tem chances de sair do rebaixamento.

No meio da tabela nada se modifica, as equipes que ali estão não aspiram muita coisa mais no campeonato, já que Libertadores está distante, rebaixamento praticamente não existe e a Sulamericana está praticamente garantida.

O destaque da rodada vai para a queda inexplicável do Palmeiras, o suspiro do Vasco e o Golaço do Fluminense, de Júnior César, em um contra ataque fulminante que a muito tempo não se via.

Entre Demônios particulares e Demônios coletivos, a competência das equipes, com toda certeza, farão a diferença. E, claro, uma ajuda divina não faz mal a ninguem!

Abraços, aos meus leitores invisíveis.

Um comentário:

  1. Creio que essa rodada deixou claro quem tem fôlego pra ser campeão e quem realmente tem chances de escapar.Acredito que Vasco, Flu e Portuguesa em uma dose extra de força pra se erguer enquanto Grêmio e São Paulo devem disputar o título. Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras continuarão na briga, mas na minha opinião ainda terão tropeços pela frente.

    ResponderExcluir