sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Grandes confrontos = Muita Emoção

Opa!

Aconteceu nesta manhã o sorteio das Oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa e, como sempre, os cruzamentos geraram grandes confrontos.

Stuttgart x Barcelona

Os alemães terão a difícil missão de parar o quase "invencível" time catalão. O Barça vive uma fase em estado de graça, e pode fechar o ano com 6 títulos, caso vença o Estudiantes na final do Mundial de Clubes no domingo. Já o Stuttgart vem mal na Bundesliga e se classificou no sufoco.

Olympiacos x Bordeaux

Os gregos, comandados por Zico, irão enfrentar a equipe de melhor campanha na primeira fase, e surpresa do Grupo A. O time do Olympiacos não tem tantos talentos e joga mais pelo conjunto, já o Bordeaux tem bons jogadores, como Gourcuff.

Internazionale de Milão x Chelsea

A Inter continua imbatível na Itália, mas sofrível na Liga. O Chelsea é considerado o melhor time da Europa, hoje. José Mourinho, que fez história no Chelsea, irá voltar ao Stamford Bridge comandando outra equipe. Nesse confronto o Chelsea entra como franco favorito, pelo momento e pelo histórico nos últimos anos na Liga. A Inter terá de suar muito para vencer os Blues.

Bayern de Munique x Fiorentina

Os bávaros se classificaram no aperto, na última rodada vencendo a Juventus em Turim. Já a Viola deu show de eliminou, nada mais nada menos, que o Liverpool. Tendo a vantagem de decidir em casa, a Fiorentina tem maiores chances, mas o histórico do Bayern não pode ser desconsiderado.

CSKA Moscou x Sevilla

Os russos não fizeram uma campanha regular na primeira fase, mas conseguiram se classificar graças a um gol no finalzinho contra o Besiktas. Já o Sevilla arrasou com os adversários na primeira fase e vem com ótima campanha na primeira fase. Pelo histórico e pelo futebol apresentado o Sevilla tem grandes chances de se classificar, pois tem um time muito melhor e mais experiente em competições internacionais que o CSKA.

Lyon x Real Madrid

A eterna promessa, Lyon, irá encarar o maior do mundo, Real Madrid, que não passa das oitavas de final da liga há três edições. Benzema e Lassana Diarra, hoje jogando em Madrid, irão enfrentar seu antigo clube. O Lyon tem um bom time, bem armado e que vem jogando muito bem. O Real tem grandes valores individuais mas o técnico Manuel Pellegrini ainda não achou a fórmula ideal para compor um time. Esse é o duelo mais interessante das oitavas

Porto x Arsenal

Duas equipes que vem muito bem na Liga e que farão um grande duelo. O Arsenal tem um time melhor, porém mais jovem, e deve se sair bem. Já o Porto tem que apostar suas fichas na primeira partida, em casa, e fazer um bom placar, se não, no Emirates Stadium a coisa pode ficar feia.

Milan x Manchester United

O poderoso Milan irá enfrentar o não menos poderoso Manchester Utd. O Milan vem sendo montado no meio da temporada por Leonardo, técnico inexperiente e sem muita visão tática. Já o Manchester Utd é praticamente o mesmo time dos últimos anos. No último duelo das duas equipes, o Milan venceu com show de Kaká e Seedorf na semifinal da Liga de 06/07. Hoje as coisas estão bem diferentes, Kaká está em Madrid, e Seedorf não joga bem há bastante tempo.

Os jogos de ida das oitavas de final irão ocorrer nos dias 16 e 17/02 e 23 e 24/02, já os jogos da volta serão nos dias 09 e 10/03 e 16 e 17/03.

Viva la Liga!

Abraços!

Foto: Agência AFP

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fim da primeira fase da Liga dos Campeões

Opa!

Já temos as 16 equipes classificadas para a fase final da Liga dos Campeões.

No grupo A, se classificaram Bordeaux e Bayern de Munique. O Bordeaux se classificou com a melhor campanha, 100% de aproveitamento. Já o Bayern se classificou ao derrotar a então favorita Juventus, em Turim, por 1 x 4.

Neste grupo a grande surpresa fica por conta do desempenho do Bordeaux, e da desclassificação da Juventus, que irá jogar a Liga da Europa.

No grupo B o Manchester United atropelou e se classificou em primeiro lugar juntamente com o CSKA Moscou, que se classificou na ultima rodada, ajudado pelo Manchester que venceu o Wolfsburg na Alemanha.

Apesar de acreditar no Wolfsburg, o time de Dzéko e Graffite entrou em uma má fase que parece não ter fim. Quanto ao Manchester, a classificação era óbvia.

Deu a lógica no grupo C. Real Madrid e Milan se classificaram, o segundo com mais dificuldade e ajudado pelo rival de Madrid. Apesar de ter melhorado seu futebol, o Milan ainda não é tão confiável, e precisa ter maior cautela contra adversários fracos. Já o Real precisa se livrar da dependência de Cristiano Ronaldo. Apesar de ter um ótimo time, o português faz muita falta, o que é lógico.

No grupo D, Chelsea e Porto massacraram os adversários e se classificaram. A grande decepção fica por conta do Atlético de Madrid, que nem vaga na Liga da Europa conseguiu.

Já no grupo E a maior decepção de todas fica por conta da eliminação precoce do Liverpool, pentacampeão da Liga. Fiorentina surpreendeu e ficou com a liderança do grupo, seguida pela eterna promessa Lyon.

O grupo F foi o mais equilibrado da primeira fase. Apesar de ter dado o lógico, Barcelona e Inter de Milão não tiveram facilidades para se classificar. O Rubin Kazan deu muito trabalho aos grandes e acabou ficando com a vaga na Liga da Europa.

O Sevilla passeou no grupo G e se classificou em primeiro e sem sustos. Apesar de ter apostado no Stuttgart, a classificação dos alemães foi uma surpresa. O Urzeceni, da Romênia, vinha apresentando um melhor futebol, e os alemães vinham em uma crise horrível. No confronto direto, na ultima rodada, o time da terra da cerveja levou a melhor e passou para a próxima fase.

No ultimo grupo, o H, o Arsenal teve vida fácil e passou sem dificuldades. O Olympiacos, treinado por Zico, ficou com a segunda vaga graças vitória sobre os Gunners na última rodada e a derrota do Standard Liége para o AZ Alkmaar.

Mesmo com as grandes surpresas, as classificações foram todas merecidas. Os grandes que ficaram de fora não fizeram por merecer e irão ter de suar para terem futuro na Liga da Europa.

O sorteio do cruzamento das oitavas-de-final acontece no dia 18. Neste dia saberemos quem se deu bem, se é que isso é possível de acontecer com tantas equipes de alto nível.

Abraços!

Campeões de coração

Por Bruno Santos

Muito se falou em estrutura, organização e planejamento para ganhar título, mas se esqueceram de um fator preponderante, o coração. Esse campeonato premiou as equipes que puseram o coração na ponta da chuteira e esqueceram todos os contratempos e focaram-se apenas na disputa. Não venho aqui dizer que o futebol deva se tornar uma balburdia, longe disso; pois organização e planejamento são de suma importância, mas nunca devem ser separadas da vontade de vencer.


O Brasileirão 2009 me surpreendeu de inúmeras maneiras. Constantes alterações de posições e um sobe e desce na tabela que deixou torcedores e analistas loucos.

Na zona de rebaixamento, me surpreendi muito com o rebaixamento do Coritiba e do Sport, que nem de longe demonstravam esse risco, uma vez que fizeram ótimo primeiro semestre. O Sport sofreu um baque muito grande com a eliminação na libertadores e a saída de Nelsinho Batista e não se recuperou. O Coritiba caiu no ano do seu centenário e a torcida deu um papelão, promovendo um quebra-quebra em sua última partida.

O Santo André era um dos meus favoritos ao rebaixamento e cumpriu bem seu papel. Chegou a ser 4º lugar no início do torneio mas despencou, com um time velho e que recebeu um injeção tardia de juventude. O Náutico me parecia um bom time, mas com a venda de Gilmar, seu matador o time perdeu muito. Nem Carlinhos Bala e Bruno Mineiro salvaram o time que só jogava bem nos Aflitos e que, no final, nem lá vencia mais.

O Fluminense protagonizou uma das mais lindas arrancadas que já vi em minha vida. Um time que no dia 4 de Outubro perdeu por 2x0 para o Flamengo chegou a ter 98% de chance de cair. Depois desse jogo venceu 1 e empatou 3 e chegou a jogo do Galo podendo ser virtualmente rebaixado se perdesse. Venceu. Depois veio ao Mineirão na mesma condição e venceu de novo. E assim a cada rodada até que com 6 vitórias consecutivas chegou a última rodada precisando de um empate para escapar. E escapou. Cuca e Fred os maiores culpados pela torcida foram os principais heróis da arrancada.

O Botafogo tinha um time razoável, mas empatou muito e perdeu demais em casa.

Escapou apenas na última rodada, contra o Palmeiras.

Santos, Atlético/PR, Corinthians fizeram campanhas medianas, o último devido ao título da Copa do Brasil e o desmanche do elenco. O Vitória começou o campeonato com tudo e terminou no meio da tabela. O Barueri, que eu pensei que seria rebaixado chegou a sulamericana e teve um dos ataques mais positivos do torneio. O Grêmio fez um campanha quase perfeita, mas foi um saco de pancadas fora de casa. O Goiás seguiu sua sina de cavalo paraguaio. Arranca, entra no G4, chega perto da liderança e depois some ladeira a baixo. Acredito que a chegada de Fernandão rachou o elenco. O Avaí foi uma das melhores surpresas do campeonato. Uma arranca sensacional no fim do turno tirou o time da zona de rebaixamento e quase lhe deu a vaga na libertadores. O time de bom jogadores, como Marquinhos, Muriqui e Eltinho também foi a sulamericana.

Na parte de cima, me pareceu que ninguém queria ser campeão. O Galo disparou deu pinta de campeão e entregou para o Inter. O Inter tropeçou e passou para o Palmeiras que disparou e colocou 7 pontos de frente. Numa derrocada inacreditável o alviverde entregou a liderança o São Paulo, que dava toda a pinta de campeão. Mas entregou para o Flamengo. Esse não deixou escapar.

Palemeiras e Galo decepcionaram suas torcidas. Davam toda a pinta de que seriam campeões e nem Libertadores pegaram. O último jogo do Galo foi patético no Mineirão.

O Palmeiras conseguiu jogar fora um titulo ganho, depois do racha causado por Vagner Love.

O Cruzeiro realizou um primeiro turno ridículo, chegando a entrar na zona de rebaixamento. A ressaca pós Libertadores foi tensa e o time chegou a estar confinado na 13ª colocação a 14 pontos do G4. Numa arrancada empolgante o time venceu 8 e empatou 2 das ultimas partidas e conseguiu a vaga no G4, mais por falhas alheias do que por méritos próprios. O time perdeu mais jogos em casa do que fora e os tropeços contra Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Fluminense foram determinantes para que o time não disputasse o título. Por ironia Kleber, que teve problemas com a torcida foi o herói da classificação.

O São Paulo começou muito mal e numa arrancada no fim do turno chegou a G4 depois 7 triunfos consecutivos. Por lá ficou até que o Palmeiras lhe entregou a liderança. Quando parecia que o tetra era eminente o salto alto entrou em campo e derrotas contra Botafogo e Goiás tiraram o título do tricolor. O Inter tinha um dos melhores times do torneio, mas perdeu o foco e chegou a sair do G4, depois de terminar o turno na liderança. Sumiu por uns tempos se livrou do peso chamado Tite e chegou a última rodada com chances de ser campeão. Ficou com o vice, uma vez que depender do Grêmio para ser campeão é o mesmo que depender de um abacaxi no deserto.

O Flamengo foi campeão por merecimento, depois que Andrade pegou um time ridículo e levou ao titulo. O mesmo time que perdeu de 5x0 para o Coritiba e de 4x3 para o Sport conseguiu arrancar, comandados por Adriano e Pet, e conquistar o penta-campeonato.

Parabéns aos vencedores Flamengo, Inter, São Paulo e Cruzeiro, e, porque não, Fluminense e Avaí.

Bruno Santos é publicitário, amante do futebol e mantém um
blog sobre as grandes zebras da história do futebol.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os jovens talentos do Brasileirão

Opa!

Resolvi fazer este post para comentar os destaques individuais entre os jovens jogadores do Brasileirão 2009.

Começando pelo Cruzeiro, temos na lateral esquerda, mas bem que poderia ser na direita, o jovem Diego Renan.

Diego Renan teve a sua primeira chance no jogo contra o Santo André, fora de casa, e com menos de 10 segundos em campo o garoto marcou seu primeiro gol como profissional.

Jogando na lateral esquerda, mesmo sendo destro, Diego Renan lembra as mesmas funções e características de Philip Lahn, lateral do Bayern de Munique e da seleção alemã. Os dois são jogadores muito rápidos, que jogam em ambas as laterais, e que atacam tanto pelo centro como pelas extremas do campo.

Diego Renan tem grande futuro.

No Santos, o jovem Paulo Henrique, o "ganso", surgiu como um jogador de muito potencial, mas caiu de produção juntamente com a equipe.

Um meia esquerda de grande habilidade, alto e forte, conseguiu se destacar na sua equipe e no Mundial Sub-20 deste ano.

Companheiro do Ganso na Sub-20, Giuliano, meia do Internacional, apareceu como excelente jogador e foi um dos pilares do Internacional nesta reta final de campeonato.

Diferentemente do meia do Santos, Giuliano é um meia atacante, veloz, habilidoso e com bela visão de jogo. Nas ultimas partidas foi o pulmão do Internacional no meio campo.

Giuliano é uma Joia colorada que tem de ser lapidada com muito carinho.

Fernandinho, atacante do Barueri, ganhou o prêmio de revelação da CBF este ano. Um atacante muito rápido, habilidoso e que tem faro de gol. Não é a toa que já foi contratado pelo São Paulo.

Fernandinho fez um ótimo campeonato, mas caiu de produção junto de sua equipe, devido a problemas extra-campo.

Os problemas extra campo vieram devido à negociação de um novo contrato com o Barueri e a chuva de propostas que apareceram para o jovem jogador.

O meu grande destaque, entre os jovens jogadores, fica com o Adílson, volante do Grêmio.

Formado na base do tricolor gaúcho, Adílson se destacou pelo poder de marcação e de reação. Seu posicionamento em campo é impecável e é um jogador de excelente qualidade técnica e física.

A revelação tricolor jogou 58 partidas este ano, e marcou 1 gol. Uma regularidade impressionante para um jovem em sua primeira temporada.

Não estou dizendo que o Adilson seja melhor jogador que os outros destacados, mas o destaco pela sua regularidade e qualidade.

Dentre outros jovens talentos, podemso citar os jovens do Flu Dalton (zagueiro), Maicon (atacante), o meia do Grêmio Douglas Costa (este na segunda temporada), o atacante Ciro (Sport), Neymar (Santos) e tantos outros.

Como sempre, nosso futebol tem apresentado jovens jogadores de grande potencial

Abraço.



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As vitórias das arrancadas

Opa!

Após o término do melhor Brasileirão de todos os tempos, temos muito a discutir.

Para que possamos discutir melhor, vamos comparar o post que fiz no início do campeonato com o que realmente aconteceu durante o ano.

Primeiramente, parabéns ao Flamengo Hexa, ao Inter, São Paulo e Cruzeiro classificados para a libertadores.

Desses quatro, errei apenas um. Apostei que o Grêmio seria um dos
quatro, mas em seu lugar entrou o Flamengo.

Para levar o caneco, apostei primeiramente no Inter, profecia que estava se cumprindo até aparecer o Ronaldo Angelin e acabar com a brincadeira.

O Título do Flamengo foi merecido. Os rubro-negros foram a única equipe que chegou e ganhou de todos os concorrentes diretos, e que não falhou na arrancada final. Internacional e São Paulo tiveram muito mais chances durante o campeonato, mas falharam em momentos decisivos e perderam oportunidades incríveis.

Quanto ao Cruzeiro, a vaga também foi merecida. O time arrancou para a vaga depois de uma péssima fase (na ressaca pós Libertadores), tropeçou várias vezes mas ganhou a vaga na incompetência dos outros.

Palmeiras e Atlético MG foram as grandes vergonhas deste campeonato.

As duas equipes iludiram suas torcidas, ficaram durante todo o campeonato entre os quatro e, na hora do "vamo ver", amarelaram e, perdão pelas palavras, "abriram as pernas". Uma vergonha.

Apesar da vergonha protagonizada pelo Galo, disse que a equipe ficaria no meio da tabela, junto de Santos e Corinthians, profecia que se cumpriu.

Sobre o rebaixamento, queimei a língua ao afirmar que Barueri e Avaí seriam rebaixados. Pelo contrário, os catarinenses fizeram um excelente campeonato, comandados pelo treinador Silas, e o time de Barueri fez grande campanha e, mesmo com problemas internos, se manteve na Série A.

Do rebaixamento, acertei somente o Santo André.

Quanto as outras vagas, não acreditava em um campeonato tão ruim para Coritiba, Fluminense, Botafogo e Sport.

Os times de Pernambuco tiveram um ano para esquecer. Com Sport e Náutico rebaixados, sendo que o primeiro jogava a Libertadores, o futebol pernambucano precisa se reestruturar rapidamente, contando também o Santa Cruz que está na Série D.

Sobre a luta entre Botafogo, Fluminense e Coritiba, a emoção predominou, mas essas equipes não mereciam estar nessa situação pela história, mas pela atualidade sim.

O Flu se salvou pelo milagre de São Conca e São Fred. Os onze jogos sem derrota tiraram a equipe dos 98% de chance de rebaixamento para um final de Sulamericana e a salvação no Brasileiro.

O Botafogo se salvou pela tradição e pela raça em campo. Estevam Soares, que demorou cerca de sete rodadas para vencer a primeira no comando do Fogão, foi mantido e é um dos reponsáveis pela salvação alvinegra.

O Coxa foi o mais incompetente de todos. Mesmo tento Marcelinho Paraíba inspirado, a equipe conseguiu ser rebaixada no ano do seu centenário e de forma melancólica. O Coxa perdeu jogos incríveis, e foi merecedor do descenso.

Este campeonato foi o melhor que já acompanhei. Um campeão com uma arrancada incrível, refugadas sem perdão, e rebaixamento mais que justo.

Agora, Brasileirão só ano que vem, assim como futebol no Brasil.

Parabéns Flamengo!

Abraços!

Fotos: 1 - Ivo Gonzalez / O Globo
2 - Marcelo de Jesus / Globoesporte.com
3 - Agência / Estado

domingo, 6 de dezembro de 2009

De hoje não passa!

Opa!

De hoje não passa! O Campeão Brasileiro de 2009 sai hoje!

Quem será? Não sei.

Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo têm chances reais de título nessa rodada.

O Flamengo, que depende só dele, tem a missão menos complicada. Até porque o Grêmio vem ao rio somente com três titulares escalados.

O Inter precisa do tropeço do Flamengo, o Palmeiras precisa do tropeço do Inter e do Flamengo, e o São Paulo precisa que todos tropecem. Os tropeços devem vir aliados a uma vitória, claro.

Todos, em todo o Brasil, já colocam o Flamengo como campeão. Isso é lógico e aceitável, mas em um campeonato em que tudo já aconteceu, não podemos descartar nenhuma hipótese.

Portanto, não podemos descartar nenhuma possibilidade.

Para a vaga na Libertadores, somente o Cruzeiro tem chance de entrar no G4, mas para isso precisa de um tropeço do São Paulo ou do Palmeiras e de vencer o Santos na Vila.

Para o rebaixamento, Santo André, Botafogo, Coritiba e Fluminense lutam para não cair.

O Santo André está virtualmente rebaixado, o Fogão precisa vencer o Verdão e esperar que alguém perca no duelo entre Coxa e Flu. Em caso de empate em Curitiba e vitória do Fogão, o Coxa cai. Se o Fogão perder, já era.

O Santo André "já caiu". O Botafogo precisa ganhar em casa, o que pode acontecer, no Paraná, o duelo será de vida ou morte.

Creio que o Botafogo será rebaixado, junto do Ramalhão.

Como disse, de hoje não passa!

Viva o Brasileirão 2009!

Abraços!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A derrota em um segundo

















Opa!

Mesmo com a vitória por 3 x 0 sobre a LDU, o Fluminense não conseguiu reverter a goleada sofrida nas alturas de Quito e perdeu o título da Copa Sulamericana.

O Fluminense jogou muito bem. Cuca entrou com três atacantes e sufocou os equatorianos desde o início do jogo.

Durante a pressão, Diguinho, o melhor em campo, abriu o placar.

Logo depois do gol, De la Cruz foi expulso. Os ares pareciam ser tricolores.

O Flu continuou pressionando e Fred fez 2 x 0 após lindo passe de Alan.

Na volta para o segundo tempo, o Flu voltou bem e continuava a pressionar. A pressão diminuiu quando Cuca trocou Adeílson por Ruy.

Mesmo estando mal em campo, Adeílson conseguia prender um jogador na sua marcação, o que facilitava o trabalho do meio. Quando Ruy entrou, Mariano passou a jogar no ataque e, por ser um lateral, não tinha qualidade suficiente para fazer as jogadas na frente.

Mesmo tendo diminuindo a pressão, em uma cobrança de escanteio, Gum marcou o terceiro gol tricolor.

No momento em que o Flu estava tão perto de vencer conseguir o "milagre", Fred discutiu com o juiz, deu-lhe uma cabeçada e foi expulso.

No momento da expulsão, em imagem mostrada na TV Globo, o zagueiro Gum leva as mãos à cabeça em tom de lamentação. O jogo estava praticamente perdido.

No restante da partida o tricolor tentou pressionar, mas não tinha a mesma eficiência do início do jogo.

Os equatorianos seguraram o jogo em quanto puderam e se sagraram campeões.

O Fluminense foi um guerreiro durante toda a Sulamericana. A equipe viveu toda a competição estando no Z-4 do Brasileirão e foi até muito longe do que deveria ir.

No jogo de hoje, Diguinho jogou muito. Todas as jogadas do Flu passavam pelos seus pés e, além de tudo, marcou o primeiro gol do jogo.

Fred, hoje, é a maior referência da equipe das laranjeiras. Durante o tempo que esteve em campo, ele levava consigo a marcação de pelo menos dois zagueiros da LDU. Quando perdeu a compostura e foi expulso, jogou todo o trabalho da equipe por água abaixo.

Fred não é o responsável pela derrota tricolor. Tanto não é, que no primeiro jogo em Quito, toda a equipe foi mal e sofreu uma goleada catastrófica de 5 x 1.

Na LDU, destaco a atuação do goleiro Domingues, que fez duas defesas espetaculares e mostrou ter aprendido bem a arte de se fazer uma "cera". Domingues é um goleiro jovem e de grande futuro.

Finalizando, mesmo perdendo um título internacional em casa, o Flu sai como herói, pois esse vice-campeonato veio de lambuja. Afinal de contas, o que vale para os tricolores é assegurar a vaga na primeira divisão em 2010.

A guerra do Fluminense só acaba no domingo, às 19 hs.

Parabéns à LDU.

Abraços!