segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As vitórias das arrancadas

Opa!

Após o término do melhor Brasileirão de todos os tempos, temos muito a discutir.

Para que possamos discutir melhor, vamos comparar o post que fiz no início do campeonato com o que realmente aconteceu durante o ano.

Primeiramente, parabéns ao Flamengo Hexa, ao Inter, São Paulo e Cruzeiro classificados para a libertadores.

Desses quatro, errei apenas um. Apostei que o Grêmio seria um dos
quatro, mas em seu lugar entrou o Flamengo.

Para levar o caneco, apostei primeiramente no Inter, profecia que estava se cumprindo até aparecer o Ronaldo Angelin e acabar com a brincadeira.

O Título do Flamengo foi merecido. Os rubro-negros foram a única equipe que chegou e ganhou de todos os concorrentes diretos, e que não falhou na arrancada final. Internacional e São Paulo tiveram muito mais chances durante o campeonato, mas falharam em momentos decisivos e perderam oportunidades incríveis.

Quanto ao Cruzeiro, a vaga também foi merecida. O time arrancou para a vaga depois de uma péssima fase (na ressaca pós Libertadores), tropeçou várias vezes mas ganhou a vaga na incompetência dos outros.

Palmeiras e Atlético MG foram as grandes vergonhas deste campeonato.

As duas equipes iludiram suas torcidas, ficaram durante todo o campeonato entre os quatro e, na hora do "vamo ver", amarelaram e, perdão pelas palavras, "abriram as pernas". Uma vergonha.

Apesar da vergonha protagonizada pelo Galo, disse que a equipe ficaria no meio da tabela, junto de Santos e Corinthians, profecia que se cumpriu.

Sobre o rebaixamento, queimei a língua ao afirmar que Barueri e Avaí seriam rebaixados. Pelo contrário, os catarinenses fizeram um excelente campeonato, comandados pelo treinador Silas, e o time de Barueri fez grande campanha e, mesmo com problemas internos, se manteve na Série A.

Do rebaixamento, acertei somente o Santo André.

Quanto as outras vagas, não acreditava em um campeonato tão ruim para Coritiba, Fluminense, Botafogo e Sport.

Os times de Pernambuco tiveram um ano para esquecer. Com Sport e Náutico rebaixados, sendo que o primeiro jogava a Libertadores, o futebol pernambucano precisa se reestruturar rapidamente, contando também o Santa Cruz que está na Série D.

Sobre a luta entre Botafogo, Fluminense e Coritiba, a emoção predominou, mas essas equipes não mereciam estar nessa situação pela história, mas pela atualidade sim.

O Flu se salvou pelo milagre de São Conca e São Fred. Os onze jogos sem derrota tiraram a equipe dos 98% de chance de rebaixamento para um final de Sulamericana e a salvação no Brasileiro.

O Botafogo se salvou pela tradição e pela raça em campo. Estevam Soares, que demorou cerca de sete rodadas para vencer a primeira no comando do Fogão, foi mantido e é um dos reponsáveis pela salvação alvinegra.

O Coxa foi o mais incompetente de todos. Mesmo tento Marcelinho Paraíba inspirado, a equipe conseguiu ser rebaixada no ano do seu centenário e de forma melancólica. O Coxa perdeu jogos incríveis, e foi merecedor do descenso.

Este campeonato foi o melhor que já acompanhei. Um campeão com uma arrancada incrível, refugadas sem perdão, e rebaixamento mais que justo.

Agora, Brasileirão só ano que vem, assim como futebol no Brasil.

Parabéns Flamengo!

Abraços!

Fotos: 1 - Ivo Gonzalez / O Globo
2 - Marcelo de Jesus / Globoesporte.com
3 - Agência / Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário