Opa!
Começa hoje o campeonato de futebol que mais cresce no mundo, a Bundesliga, conhecido também como Campeonato Alemão.
O Campeonato Alemão é disputado desde 1903, mas passou a se chamar Bundesliga na temporada 1963/1964.
Inicialmente a Bundesliga era disputada somente por clubes da então Alemanha Ocidental. Na Alemanha Oriental o campeonato de futebol era conhecido como Oberliga. Com a unificação das Alemanhas, o nome Bundesliga permaneceu, e a disputa passou a ocorrer com times de toda a Alemanha, a partir da temporada 1991/1992.
Nesta edição, 18 clubes disputarão o título, sendo que os dois primeiros colocados passam diretamente para a fase de grupos da Champions Legue, e o terceiro colocado disputará o play-off da mesma competição.
Os clubes que ficarem em quarto e quinto lugares estarão classificados para a Europa League.
A Bundesliga se assemelha ao campeonato brasileiro no quesito equilíbrio. Sempre existem pelo menos cinco equipes disputando o título até o final (ao contrário de outros campeonatos).
Para esse ano, o Bayern de Munique é o grande favorito ao título. Além de ser o maior campeão, o time já vem com uma base bem formada da última temporada e está em busca do bicampeonato consecutivo.
O Schalke 04, que nunca venceu a Bundesliga, não é campeão desde 1958, mas sempre figura entre os melhores. A grande contratação do Schalke é o atacante Raul, ex-Real Madrid, que pode aprontar nesta edição da Bundesliga.
O Bayer Leverkussen, que repatriou o ídolo Michale Ballack pode chegar na frente. Além do ídolo alemão, o time conta com Renato Augusto, ex-Flamengo, e o matador Kiesling.
Stuttgart e Wolfsburg também podem aparecer muito bem nesta temporada.
O primeiro perdeu Sami Khedira, destaque da seleção alemã na copa, mas ainda tem bom elenco, contando com Cacau (brasileiro naturalizado alemão), o russo Pogrebnyak e o experiente goleiro Lehman.
Já o Wolfsburg conta com a experiência do treinador Steve Maclaren, ex-Seleção Inglesa, para conduzir o bom time formado pelos bósnios Dzéko e Misimovic e o brasileiro Grafite (que joga bem na Bundesliga).
Uma boa surpresa pode ser o Hoffenhein, do brasileiro Carlos Eduardo. Apesar de ser um time de pouca história na Bundesliga, o time da cidade de Sinshein conta com os gols de Ibsevic para buscar algo mais.
CURIOSIDADES
- A Bundesliga é o campeonato com maior média de público do mundo, com 42,8 mil expectadores por jogo.
- Para esta temporada, 12 dos 18 clubes, já venderam todos os ingressos para os seus jogos em casa.
- Durante a Segunda Guerrra Mundial, o Campeonato Alemão ocorreu normalmente, sendo que o Rapid Viena, da Áustria, foi o campeão em 1941, período em que o território austríaco estava incorporado ao território alemão.
- O Campeonato Alemão só não ocorreu nos anos pós-guerra, de 1945 a 1947, a Alemanha devastada não teve condições de abrigar jogos de seus clubes locais. Em 1948 o campeonato retornou e nunca mais foi paralisado.
- Durante os meses de dezembro e Janeiro, o campeonato é paralisado devido ao rígido inverno alemão. Com muita neve, e campos congelados, o futebol fica impraticável na terra do Chucrute.
- O maior campeão da história é o Bayern de Munique, com 22 títulos, seguido pelo Dínamo Berlin (time da Alemanha Oriental) com 10. O Dínamo Berlin era conhecido como o time da polícia secreta da Alemanha Oriental e nunca foi bem visto pelo público. Hoje, conhecido como BFC Dynamo, a equipe se encontra em divisões inferiores à Bundesliga.
Para maiores informações, eu recomendo o site do comenterista alemão Gerd Wenzel, que cobre a Bundesliga pelos canais ESPN.
Sobre a história do futebol na Alemanha, clique aqui.
Emoção, estádios lotados e muito bom futebol. Essa é a tônica da Bundesliga.
Abraços
FOTO: Agência AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário