quarta-feira, 27 de abril de 2011

Madrid x Barça - mais que um clássico

Opa!

Real Madrid x Barcelona jogam hoje a primeira partida das semifinais da UEFA Champions League, que definirá o representante espanhol na final do dia 28 de Maio em Londres.

Se é que podemos dizer que o jogo “definirá o representante espanhol na final”. Isso porque o derby Madri x Barça vai muito além do futebol.

O Real Madrid, como já diz o seu nome, era o time da realeza, já o Barcelona é o time da Catalunha, que sempre lutou pela independência como país.

Deixando as brigas políticas de lado, o jogo de hoje já começa quente, e pelo banco de reservas.

José Mourinho, conhecido pelo seu poder de atrair os holofotes para si, deixando seus jogadores resguardados de qualquer confusão, alfinetou Guardiola, técnico do Barca que, visivelmente irritado, por sua vez rebateu.

Dentro de campo, os desfalques contam muito.

Pelo Madrid, a ausência de Ricardo Carvalho pode fazer com que Mourinho desmonte um sistema defensivo muito bem montado para os dois primeiros jogos da série (o 1 x 1 pelo Campeonato Espanhol e o 1 x 0 na final da Copa do Rei).

Pelo Barca, Guardiola perdeu seus três laterais esquerdos (Abidal, Adriano e Maxwell), e terá de remontar a defesa, que vinha sendo prejudicada pela ausência do capitão Puyol, que deveretornar no jogo de hoje.

No meio, o Barca perdeu Iniesta para a primeira partida, o que aumenta o peso sobre Xavi e Messi, já que os seus companheiros de ataque, Villa e Pedro, não vem jogando bem nas últimas dez partidas.

Mourinho terá um time mais completo, porém terá a zaga enfraquecida, ponto para o Real.

Guardiola poderá ter uma zaga com Puyol na lateral, e Mascherano ou Busquets no centro, ou então optar pelo capitão como zagueiro e um volante como lateral esquerdo para efetuar uma marcação individual em Cristiano Ronaldo.

A segunda opção me parece a mais indicada.

No ataque, o Real vem completo, resta saber de Cristiano Ronaldo jogará centralizado, com Özil no meio, ou se o português jogará aberto pelo lado direito, com Adebayor na frente.

Pelo Barca, Messi e Xavi deverão dividir as responsabilidades ofensivas, e esperando que Villa e Pedro voltem a jogar o seu bom futebol.

Para o Real, o jogo decisivo é o de hoje. Se os madrilenhos estiverem esperando para decidir em Barcelona, as coisas podem se complicar e muito.

Para o Barca, é preciso ter a cautela no jogo de hoje, para saber levar um resultado satisfatório pra o jogo da volta.

Hoje não darei o meu palpite, afinal de contas, é um Madrid x Barca. Tudo pode acontecer.

Um bom jogo a todos!

Abraços

Fotos: 1- AFP / 2 - Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário