quinta-feira, 16 de julho de 2009

Estudiantes é campeão da América, sob comando de Verón

Opa!


A festa da torcida não se refletiu dentro de campo. O Cruzeiro não se mostrava o mesmo guerreiro de partidas anteriores, e a equipe mineira se deixou controlar pela proposta de jogo dos argentinos e acabou perdendo o jogo por 1 x 2.

Na primeira etapa, logo no início, a leitura do jogo era a seguinte: o Estudiantes veio para segurar o jogo à espera da oportunidade certa, e o Cruzeiro se mostrava uma equipe insegura, nervosa e passiva ao jogo adversário.

O primeiro tempo não teve grandes emoções. A melhor oportunidade foi criada pelo Estudiantes que, aos 21', após passe de Fernandes, Boselli chutou por cima do gol.

Aos 37', Ramires iniciou uma pequena confusão, que acabou com o tradicional empurra-empurra e com Verón e Kléber amarelados.

No fim da primeira etapa, o Estudiantes era melhor e o Cruzeiro continuava passivo.

Após o intervalo, o Estudiantes voltou 5' atrasados, o que condiz com a cartilha da "arte da catimba" dos argentinos.

O Cruzeiro voltou ainda um pouco nervoso, mas sabendo que precisava se impor na partida para vencer o jogo.

No primeiro momento da partida em que o Cruzeiro conseguiu tocar a bola e se impor, Henrique chutou de longe e achou o canto do goleiro Andújar. Cruzeiro 1 x 0 Estudiantes.

Tudo se encaminhava para o título azul, mas foi nesse momento em que o herói do jogo apareceu.

Assim que sofreu o primeiro gol, a equipe do Estudiantes, surpreendentemente, passou a mandar no jogo. Surpreendentemente pois o normal seria o abatimento dos argentinos.

O herói do jogo, Sebastian Verón, chamou o jogo para si, e aos 11' fez um lançamento espetacular para o lateral Cellay que, sozinho, cruzou para o gol de Fernandez. Cruzeiro 1 x 1 Estudiantes.

Após o gol, comandados por Verón, os argentinos continuaram a mandar no jogo, o Cruzeiro continuou muito nervoso e não conseguia criar suas jogadas.

O Estudiantes jogava com o relógio, e o Cruzeiro não conseguia se impor. O castigo fatal veio aos 27'.

Após escanteio cobrado por Verón, o artilheiro Boselli
marcou o gol que viria a ser o tento do título para os argentinos. Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes.

Após o gol, o Estudiantes se trancou na defesa, o Cruzeiro atacava desordenadamente, e perdeu duas chances com Thiago Ribeiro. Aos 41', uma bomba do camisa 11 explodiu no travessão, e aos 43', após cruzamento de Athirson, Ribeiro chutou por cima da meta.

A ultima chance veio aos 46', quando Thiago Heleno completou cruzamento da direita por cima do gol.

Final de jogo, 1 x 2, Estudiantes Tetracampeão da Libertadores.

Durante toda a Libertadores, a campanha do Cruzeiro foi impecável. Atuações maravilhosas, e vitórias com a marca da eficiência da equipe.


Na partida de hoje, o Cruzeiro não lembrou, nem de longe, as atuações contra São Paulo e Grêmio. O Cruzeiro sentiu a pressão e não conseguiu se impor.

Mesmo saindo na frente no placar, o Cruzeiro não soube controlar o jogo e foi completamente envolvido pela proposta de jogo dos argentinos.

Um outro detalhe a ressaltar, foi a falta de opções no ataque. Hoje, Kléber, Ramires e Wellington Paulista foram praticamente anulados pela defesa adversária, e nenhum outro jogador se apresentou para o jogo, principalmente os laterais.

Já na equipe do Estudiantes, Verón chamou o jogo para si, conduziu o time no momento mais delicado da partida e foi o maior responsável por essa conquista.

Outro fator a se ressaltar, é que Verón conseguiu o mesmo feito de seu pai. Verón, o pai, foi tricamperão da Libertadores em 68, 69 e 70, com o mesmo Estudiantes.

O Cruzeiro tinha tudo para vencer, mas não conseguiu confirmar o seu favoritismo dentro de campo, e acabou sofrendo o revés para uma equipe pior tecnicamente, mas que se mostrou superior taticamente e com muito mais raça.

Parabéns ao Estudiantes de La Plata, Tetracampeão da Copa Libertadores da América.

Abraços!

Fotos: Uai.com.br
Globoesporte.com

8 comentários:

  1. É... Falar qlqr coisa fica difícil. A garganta entalada que nada entra, nada sai. Deve ser o grito de campeão que está preso e ficou para a próxima oportunidade, infelizmente.

    Mas de resto é levantar a cabeça, ter consciência que o melhor time da América até ontem, a partir de hj ainda tem que disputar um brasileiro pra lavar a honra, já que qlqr resultado positivamente histórico este ano, ficou nas passagens canceladas para Abu Dhabi...

    Acima de tudo isso, eu ainda amo meu Cruzeiro, é por isso que eu sou CRUZEIRENSE e é por isso que domingo eu to lá, gritando e empurrando o time, já que um vice na Lbertas é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiito difícil de ser conquistado ainal, qtos times nessa América Latina toda tiveram a honra de disputar uma final dessas, e ontem terminou a 4ª final cruzeirense, há de se respeitar o futebol mostrado pelo time na campanha até o jogo de ida da final.

    Mas há de se cobrar postura de campeão, principalmente qdo está decidindo o título. Postura de campeão nas oitavas, nas quartas e nas semi, só servem pra ter que ouvir dos arqui-rivais, as devidas zoações e justíssimas chacotas após uma pipocada geral na finalíssima.

    É assim que acontecem as coisas...

    ResponderExcluir
  2. "Postura de campeão nas oitavas, nas quartas e nas semi, só servem pra ter que ouvir dos arqui-rivais, as devidas zoações e justíssimas chacotas após uma pipocada geral na finalíssima."
    Glauber, vc disse tudo. As zoações podem ser justas porque a torcida azul já contava com a vitória, mas em campo vimos que não era tão fácil assim. O Cruzeiro esteve longe de suas melhores atuações enquanto os argentinos não ligaram para o favoritismo celeste e, no comando de Verón, levaram o título. Leia também: "A noite era de Verón" - http://meiocampista.wordpress.com/2009/07/16/a-noite-era-argentina/

    Abs à todos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, nao vai pra Dubai, nao vai pra Dubai, ai!

    ResponderExcluir
  4. Acabaram-se os "Sonhos de uma noite de Veron"...

    ResponderExcluir
  5. Pô Ciroca, tira essa parada aí pq meu coração já doeu que chega de ver essa foto do Vera Verón levantando a taça! Me ajuda aí né...

    ResponderExcluir
  6. O Galo voltou ao normal e o Bolg parou junto com ele...

    ResponderExcluir
  7. O Ciroca, junto com o Gaylo o bog morreu tbm?

    ResponderExcluir