quarta-feira, 28 de abril de 2010

38 anos em 11 minutos

Opa!

A Inter de Milão se tornou o segundo finalista da Liga dos Campeões após um brilhante jogo contra o Barça.

Jogando em casa e precisando do resultado o Barça manteve a posse de bola mas não conseguia incomodar Júlio César, que fez somente uma grande defesa no primeiro tempo.

Com a expulsão de Thiago Motta, a Inter, que já não atacava, passou a se defender com os 10 jogadores restantes.

Em todo o jogo o Barça manteve a bola, mas não acertava o gol.

Em um lance isolado de penetração na área adversária, o Barça chegou ao gol em bela jogada do zagueiro Piqué, aos 38'.

Após o gol, o Barça se empolgou e fez Júlio César trabalhar por duas vezes.

Em mais uma bobeira da brilhante defesa da Inter, o Barça chegou ao segundo gol, que foi anulado devido a bola ter tocado na mão de Touré.

Mesmo pressionando até a última bola, o Barça não conseguiu mais furar o bloqueio da Inter e se despediu da Liga.

A Inter foi espetacular. Cambiasso, Lúcio, Maicon, Zanetti, Samuel foram novamente os monstros que foram em Milão. Eto'o e Milito jogaram como laterais e fizeram um trabalho defensivo excelente. Mais uma vez a Inter foi brilhante.

Já o Barça não conseguiu saiu de uma adversidade que pela primeira vez foi lhe imposta. Sempre que fora decidir em casa, o time da catalunha tinha um empate no primeiro jogo e não precisou buscar o jogo. Hoje foi diferente, e o time se mostrou nervoso e sem as opções variadas dos outros jogos.

Messi, Xavi, Ibra e Pedro não tiveram espaços e não souberam se desvencilhar da defesa da Inter.

Mais uma vez o Barça foi parado por uma defesa bem armada, ou melhor: "A arte de se defender". Chelsea (na última temporada) e a Inter souberam marcar esse supertime de forma perfeita.

Melhor para os italianos que passaram para a Final, ao contrário dos ingleses no ano passado.

A grande imaginação que me veio após o jogo foi sobre o pensamentos dos torcedores da Inter após o gol de Piqué.

Após o gol, foram os 11 minutos mais longos dos últimos 38 anos da torcida Nerazurri.

38 anos é exatamente o tempo em que a Inter ficou sem chegar a uma final de Liga dos Campeões, sem contar os 45 anos que se passaram desde o último título da metade azul e preta de Milão em uma Liga.

No dia 22 de Maio, a Inter irá enfrentar o Bayern de Munique, em Madrid, no duelo final pela taça da Liga dos Campeões.

Abraços!

terça-feira, 27 de abril de 2010

"Onde os fracos não tem vez"

Opa!

Com uma vitória de 3 x 0 sobre o Lyon, o Bayern de Munique se tornou o primeiro finalista da Liga dos Camopeões.

Em mais um jogo de "gato e rato", os Bávaros mostraram sua força e o tamanho de sua história e passou por cima dos franceses no estádio Gerland lotado.

Com um primeiro tempo equilibrado, o Bayern conseguiu fazer o primeiro gol e complicar a vida dos franceses. O gol saiu de uma boa jogada de Müller, que passou para Olic anotar o primeiro dele no jogo.

Na volta para o segundo tempo, o Lyon precisaria fazer o que não tinha feito nos 135 minutos anteriores: atacar o Bayern.

A missão se complicou quando o capitão Cris foi expulso. Em uma atitude de "juvenil". O ex-jogador cruzeirense fez falta dura no adversário e recebeu amarelo. Irônicaamente, Cris aplaudiu o árbitro Massimo Busacca e recebeu o vermelho direto, sem necessidade do segundo amarelo.

Após perder o seu capitão, o Lyon deu muitos espaços e sofreu mais dois gols de Olic, que praticamente fecharam o caixão dos franceses.

O Bayern venceu como time grande e passou por cima do apequenado Lyon. Os Bávaros não sentiram falta de Ribéry e mostraram que podem jogar bem sem o meia francês.

Já o Lyon esperou muitos anos por uma chance de se consolidar como grande clube europeu, mas na hora em que ela veio, o time se acovardou e jogou como time pequeno e limitado e não teve chance alguma de vencer o Bayern.

Tudo bem que este time do Lyon é o pior dos últimos anos, mas após ter chegado tão longe, não poderia ter tal atitude.

No dia 22 de Maio, o Bayern irá estar em Madrid para a disputa da final da Liga, só não sabe se contra o Barcelona ou a Inter de Milão. Dúvida que será resolvida amanhã na Catalunha.

Hoje, a única certeza que os bávaros terão é de que a cerveja em Munique será pouca para comemorar a volta do clube a uma final de Liga dos Campeões!

Abraços!

Fotos: Agência/AFP

O título desse post faz alusão ao excelente filme "Onde os fracos não tem vez" (EUA, 2007).

domingo, 25 de abril de 2010

Giro pelos estaduais

Opa!

Neste domingão de futebol pelo Brasil, começaram as decisões dos estaduais.

EM SAMPA...

Em São Paulo, o Santos dormiu, mas acordou antes que o pesadelo piorasse.

Com um primeiro tempo morno do time da vila e uma excelente apresentação do Santo André, o time do ABC fez 1 x 0 e tinha caixa pra mais.

Sorte que o goleiro Felipe esteve muito bem no jogo.

Na volta pro segundo tempo, o Santos acordou antes que o pior acontecesse, e com apresentação de gala, principalmente de Wesley, o time da vila virou para 3 x 1.

O Ramalhão diminuiu para 3 x 2 mas não conseguiu chegar ao empate.

O Santos pôs a mão na taça e, caso a turma da vila não resolva tirar outra soneca em campo, o time da Vila sairá campeão paulista no próximo domingo.

EM MINAS...

Na decisão do campeonato mineiro, Ipatinga e Atlético fizeram um jogaço.

Com a pressão logo no início, Aranha fez duas grandes defesas, mas não parou a cabeçada de Joabe. Tigre 1 x 0 Galo.

Depois do gol o Tigre diminuiu o ritmo e o Galo foi pra cima e conseguiu o empate com Tardelli, de pênalti.

No segundo tempo o galo pressionou e fez a virada com Muriqui.

Após a virada o Galo teve muitas chances, mas perdeu todas e deu espaço para o Tigre, que empatou com Luizinho.

Com o jogo no fim e o empate persistindo no placar, o Galo passou a frente com Muriqui, após passe de Leandro.

Final Tigre 2 x 3 Galo.

Como resultado o Galo pode perder por um gol de diferença no jogo da volta no próximo domingo que conquistará seu 40° título mineiro.

JÁ NO SUL TCHÊ...

No Rio Grande do Sul (Tchê), o Grêmio foi ao Beira Rio e calou a torcida colorada com gols de Rodrigo e Borges e tem tudo para levantar o caneco no próximo domingo.

O Inter, precisa vencer o Grêmio no Olímpico (feito conseguido por poucos nos últimos anos) para conquistar o Gauchão 2010.

Com um time mais coeso e com um padrão de jogo melhor, o Grêmio tem tudo para ser campeão no próximo domingo. Já ao Inter, resta a esperança de que no Grenal tudo pode acontecer.

Abraços!

FOTOS: 1 - Gustavo Tilio / Globoesporte.com - 2 - Agência/Estado - 3 - Lucas Uebel/ Gazeta Press

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vitória de um homem só

Opa!

O Bayern de Munique deu um grande passo rumo a final da Liga dos Campeões da Europa, ao vencer o Lyon por 1 x 0 em Munique.

O jogo começou morno, com as duas equipes sonolentas, mas o Bayern foi quem levou mais perigo.

Com três boas oportunidades, uma com Van Buyten, outra com Ollic e mais uma com Müller, os alemães conseguiram isolar todos os chutes, deixando o goleiro Lloris mais tranquilo.

O jogo continuou morno, com o Lyon se defendendo e o Bayern tentando achar espaços, até que o lance que poderia ser a virada do jogo aconteceu.

Aos 38' Ribéry foi expulso, após entrar de sola em Lisandro.

Mesmo com um jogador a mais, o Lyon continuou respeitando os bávaros e levavam pouco perigo ao gol de Butt.

Na volta do segundo tempo, Van Gaal trocou Ollic por Tymoshchuk, o que resultou em um recuo excessivo dos bávaros.

Mesmo tendo campo para jogar, o Lyon continuou covarde e não atacou os alemães, que ainda tinham dificuldades em criar jogadas.

O jogo começou a mudar de vez quando Toulalan foi expulso.

Após a expulsão, o Bayern encontrou mais espaço para jogar e Robben, a grande figura do jogo, passou a chamar a "responsa" e criou boas jogadas.

Para aumentar o poder de fogo, Van Gaal colocou Gómez no lugar de Pranjic.

Enquanto o Lyon se defendia, o Bayern tinha seu ataque estático. Müller, Gómez e Schwiensteiger pouco se moviam.

Foi aí que a bola chegou para Robben, e como se espera do craque, ele resolveu o jogo. O holandes abriu para o chute e mandou uma bomba para o gol. Lloris tentou advinhar o canto e se deu mal. Bayern 1 x 0 Lyon.

Após o gol, os bávaros criaram outras boas chances, mas todas foram salvas pela zaga francesa.

Final: 1 x 0 para os bávaros.

O jogo não foi dos melhores, mas teve suas peculiaridades.

A expulsão de Ribéry e o recuo excessivo do Bayern foram as grandes chances que o Lyon teve para vencer, porém se acovardou e não teve peito de encarar o Bayern fora de casa. Uma vergonha para um time semifinalista.

Já o Bayern mostrou que tem problemas contra defesas bem fechadas. Ribéry e Robben são excelentes jogadores, mas ainda precisam de companhia à altura em momentos assim.

Para o jogo da volta, o Lyon precisa vencer por 2 gols, mas sem levar nenhum. Se o Bayern marcar na França, o Lyon será obrigado a vencer por três gols de diferença para carimbar seu passaporte para a final em Madrid.

Abraços!

Foto: Agância/AFP

terça-feira, 20 de abril de 2010

Em dia de "humanos", Barça sucumbi aos monstros da Inter

Opa!

Em um dos melhores jogos desta edição da Liga dos Campeões, a Inter de Milão conseguiu vencer o Barcelona por 3 x 1, jogando em casa.

O jogo começou melhor para o Barça que fez logo 1 x 0 com Pedro, e dominou o jogo por um certo tempo.

Após ser dominada, a Inter só apareceu mais para o jogo quando Sneijder e Milito acordaram e começaram a levar perigo para Valdés.

Após perder uma chance clara, Milito passou a bola para Sneijder que empatou a partida. Após o gol a Inter teve poucas chances assim como o Barça.

Os italianos tinham mais chances jogando nas costas de Daniel Alves, que não esteve bem na partida e deixou muitos espaços para o ataque da Inter.

No segundo tempo, a Inter passou a atacar nas costas de Maxwell, e de lá sairam os dois gols, um de Maicon e o outro de Milito.

A Inter passou a dominar o jogo, principalmente pela direita, o que levou Guardiola a trocar Ibrahimovic, apagado no jogo, por Abidal. Com essa mexida, Maxwell foi para o meio e Abidal passou a marcar pela esquerda.

A Inter continuou melhor, mas o Barcelona conseguiu criar ótimas chances, mas que pararam em Júlio César. O arqueiro da seleção canarinho fez ao menos três defesas fantásticas, e quando as bolas passavam por ele, Lúcio estava lá para salvar o Nerazzuri.

Mourinho foi obrigado a trocar Maicon, com uma pancana na cabeça, por Chivu e Milito, com cãibras, por Balotelli.

No final, o Barcelona pressionou mas não foi tão efetivo. Foi aí que detectei um erro de Guardiola.

Ao tirar Ibrahimovic do jogo ele perdeu o seu homem de referência na área, papel que foi feito pelo zagueiro Piqué. Como o zagueiro espanhol não tem muita qualidade, ele teve três boas chances, mas perdeu para sua falta de técnica. Caso Ibrahimovic estivesse em campo, mesmo mal no jogo, ele teria aproveitado melhor as oportunidades, coisa que não ocorreu.

Na Inter, Lúcio, Samuel, Zanetti, Cambiasso, Thiago Motta e Milito foram mosntros em campo.

Lúcio e Samuel protegiam o gol de Júlio César de forma estupenda. Cambiasso e Motta não deixaram Xavi andar em campo. Zanetti fez com que Messi parecesse o seu apelido, "pulga", não deixando que o camisa 10 fizesse uma jogada sequer.

Diego Milito foi o homem do jogo, deu passe para dois gols e marcou o seu, em posição discutível, e saiu devido às dores.
No Barça, o melhor em campo foi Pedro, que marcou o gol e se apresentou e buscou o jogo, mas em uma tarde de "humanos", o Barcelona foi praticamente anulado e não repetiu as atuações espetaculares desta temporada.

Para o jogo de volta, a Inter tem a vantagem de perder por um gol de diferença. Já o Barça precisa fazer 2 x 0, caso sofra um gol, o 3 x 1 leva para a prorrogação, e o Barça teria de vencer por 3 gols ou mais para passar a final.

O jogo de volta tende a ser eletrizante. O melhor time na atualidade ainda não jogou sob pressão de ter de vencer para passar de fase na Liga, e a Inter já mostrou que sabe muito bem se defender e tem a seu favor um dos maiores estrategistas da atualidade, José Mourinho.

Amanhã teremos Bayern de Munique e Lyon pela outra semifinal, outro jogão para apimentar o feriado do nosso saudoso Tiradentes.

Abraços!

FOTOS: Agência/AFP

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Batbéry e Robben - a dupla bávara

Opa!

Na tarde de ontem foi formada a segunda semi-final da Liga dos Campeões da Europa. Na França, o Bordeaux venceu o Lyon por 1 x 0, mas o resultado não foi suficiente, o que deu a classificação ao Lyon.

Também em Manchester, o time da casa venceu mas não levou. Mesmo com a derrota por 3 x 2, o Bayern se classificou pelo critério do gol marcado fora de casa.

Alex Fergusson impressionou o mundo todo ao escalar Rooney no ataque do time de Manchester. Como a preivisão do retorno do xodó inglês seria somente daqui 2 semanas, Van Gaal não esperara que isso acontecesse, o que pegou o Bayern desprevenido.

Com Rooney em campo, o time do Manchester fica com mais espaços para jogar devido a marcação especial que é feita em cima do camisa 10.

Esses espaços ficaram evidentes com os dois gols marcados logo de cara pelo time inglês, um de Gibson (que promete ser um grande jogador) e outro de Nani.

O Bayern não se acertava e o Manchester, tendo Rooney com uma perna e meia em campo, conseguia melhores espaços e ataques mais efetivos.

Os bávaros tinham poucos espaços, e não acionavam os seus principais jogadores, Robben e Ribéry.

Quando acionados, a dupla dinâmica alemã fazia boas jogadas, como o belo chute de Robben defendido por Van der Saar.

O "efeito Rooney" deu sua cara novamente no fim do primeiro tempo. Após cruzamento de Valência, a zaga alemã marcou o craque inglês, e se esqueceu de Nani, que arrematou para o gol e fez o tento que sacramentaria a classificação inglesa.

Provavelmente devido ao resultado elástico, o Manchester se acomodou e no fim do primeiro tempo, em jogada simples e com um erro infantil da zaga, Ollic marcou o primeiro gol dos bávaros, o que colocava o time alemão de novo na briga.

Logo no início do segundo tempo, a expulsão infantil de Rafael foi determinante para o resultado final.

A expulsão fez com que Fergusson tirasse Rooney e colocasse O'Shea para cobrir a lateral direita.

Com um homem a mais, e sem ter de se preocupar com Rooney, o Bayern se lançou ao ataque e conseguiu se safar bem das investidas do ataque inglês.

No final o Bayern foi premiado com o gol da classificação. Na verdade um golaço de Robben com passe de Ribéry. Fantástico. Manchester 3 x 2 Bayern.

No geral dos dois confrontos, o Bayern foi merecedor. Lutou até o fim nas duas partidas e conseguiu os resultados na raça.

Já o que o Rooney fez, é uma atitude que engrandece qualquer jogador. Jogou contundido, sem condições e mesmo assim foi fundamental para sua equipe enquanto esteve em campo. Essa foi a maior prova de que ele é um "hard player".

Nos dias 20 e 21 de abril irão ocorrer as semifinais entre Barça x Inter e Bayer x Lyon.

Abraços!

Fotos: Agência/ AFP - Agência/Getty images

terça-feira, 6 de abril de 2010

O novo Semi-Deus

Na tarde de hoje foi definida a primeira semi-final da Liga dos Campeões da Europa. Em Moscou a Inter venceu o CSKA por 1 x 0 e selou sua classificação sem sustos.

Já no Camp Nou, o Barcelona, perdão, Messi venceu o Arsenal por 4 x 1 e se classificou, desculpe de novo, classificou sua equipe para a fase semi-final com uma apresentação formidável.

Na tarde de hoje os resultados foram algo meramente burocrático, afinal de contas, alguém tem que vencer e por uma margem de gols.

O que valeu mesmo foi a apresentação de Lionel Messi.

Mais uma vez o atacante argentino mostrou ser um jogador acima de qualquer média, de qualquer status, de qualquer ranking já criado ou que será criado um dia.

Com quatro gols, um mais lindo que o outro, o jovem de 22 anos destruiu mais um adversário como se jogasse contra cones, contra bonecos, ou contra um time de bolas murcha.

Messi lançou, driblou, chutou abriu espaços, desmontou a defesa adversária como quem desmonta um castelo de Lego.

A cada dia tenho para mim o seguinte pensamento sobre os grandes nomes da história do futebol: bons jogadores temos aos milhares, craques temos aos montes, gênios foram poucos, semi-deuses só dois, Pelé e Maradona.

Eu não vi Maradona jogar, muito menos Pelé, mas hoje vejo Messi.

Não digo que Messi esteja no patamar dos semi-deuses, mas acredito que ele ruma para se tornar um.

Posso ser um louco exagerado, mas eu vejo em Messi um "quê" a mais do que nos outros que já vi. Nele eu confio, e no ritmo de Lost, acho que ele pode ser sim o candidato a ser escolhido.

Abraços!

FOTO: Agência/Reuters