quarta-feira, 27 de abril de 2011

A um passo da final

Opa!

Em mais um jogo tenso, pegado e polêmico, o Barcelona venceu o Real Madrid por 2 x 0, em Madrid, e deixa sua classificação encaminhada para a final da UEFA Champions League.

No jogo, as prévias se confirmaram.

O Real Madrid jogou fechado, deixando que o Barcelona mantesse a bola em seu domínio, mas longe do gol madrilenho.

Apesar dessa tática, o Barça levou perigo ao gol de Cassilas por algumas vezes no primeiro tempo.

Já o Real Madrid chegou com perigo apenas uma vez, em um chute de Cristiano Ronaldo, rebatido por Valdez nos pés de Özil que perdeu a chance.

Na saída para o intervalo, em meio a uma confusão, o goleiro reserva do Barça, José Pinto (na foto com cabelo rastafari), foi expulso.

No segundo tempo, o jogo mantinha a mesma escrita da primeira etapa, até que veio o lance que decidiu o jogo. A expulsão de Pepe, após entrada criminosa em Dani Alves.

Expulsão justa, incontestável.

Após a expulsão de Pepe, José Mourinho também foi retirado da partida pelo árbitro alemão Wolfgang Stark.

Com um jogador a menos, sendo que esse jogador era o principal homem de marcação do Real, o Barcelona passou a ter os espaços que não vinha tendo nas últimas partidas.

Guardiola sacou Pedro, que não vinha bem, e lançou Afellay.

Em sua primeira jogada, o holandês cruzou para Messi marcar.

Com o 1 x 0, o Real se viu no dilema de atacar e deixar mais espaços, ou se defender e esperar pelo jogo da volta.

Enquanto pensava, Messi, em mais uma de suas arrancadas, passou por 4 defensores e "fechou a tampa do caixão" madrilenho.

Messi não foi genial, mas foi decisivo. Isso é o que importa.

O argentino provou, mais uma vez, que é o melhor do mundo. Principalmente por conseguir ser decisivo, quase sempre.

Com o resultado, o Barça está muito perto da final, porém o Real Madrid merece respeito, e é um adversário muito mais perigoso que o Schalke 04 contra o Manchester United.

Não afirmo que o Barça venceu somente pelo fato de estar jogando com um homem a mais em campo.

O Barcelona já vinha melhor, criando melhores chances, e poderia sim ter conseguido vencer com 11 contra 11.

Mas o que fica para a história, além dos gols de Messi, é a expulsão, justa, de Pepe.

Para o jogo da volta, Mourinho terá de montar um esquema que consiga parar e agredir ao Barcelona. Coisa que, pelo Real, ainda não conseguiu.

Já Guardiola, pode manter o mesmo esquema, poupando Iniesta para uma provável final.

Mourinho continua sendo o melhor treinador do mundo, mas o Barcelona, quando joga o seu futebol, é melhor que ele.

Abraços

Madrid x Barça - mais que um clássico

Opa!

Real Madrid x Barcelona jogam hoje a primeira partida das semifinais da UEFA Champions League, que definirá o representante espanhol na final do dia 28 de Maio em Londres.

Se é que podemos dizer que o jogo “definirá o representante espanhol na final”. Isso porque o derby Madri x Barça vai muito além do futebol.

O Real Madrid, como já diz o seu nome, era o time da realeza, já o Barcelona é o time da Catalunha, que sempre lutou pela independência como país.

Deixando as brigas políticas de lado, o jogo de hoje já começa quente, e pelo banco de reservas.

José Mourinho, conhecido pelo seu poder de atrair os holofotes para si, deixando seus jogadores resguardados de qualquer confusão, alfinetou Guardiola, técnico do Barca que, visivelmente irritado, por sua vez rebateu.

Dentro de campo, os desfalques contam muito.

Pelo Madrid, a ausência de Ricardo Carvalho pode fazer com que Mourinho desmonte um sistema defensivo muito bem montado para os dois primeiros jogos da série (o 1 x 1 pelo Campeonato Espanhol e o 1 x 0 na final da Copa do Rei).

Pelo Barca, Guardiola perdeu seus três laterais esquerdos (Abidal, Adriano e Maxwell), e terá de remontar a defesa, que vinha sendo prejudicada pela ausência do capitão Puyol, que deveretornar no jogo de hoje.

No meio, o Barca perdeu Iniesta para a primeira partida, o que aumenta o peso sobre Xavi e Messi, já que os seus companheiros de ataque, Villa e Pedro, não vem jogando bem nas últimas dez partidas.

Mourinho terá um time mais completo, porém terá a zaga enfraquecida, ponto para o Real.

Guardiola poderá ter uma zaga com Puyol na lateral, e Mascherano ou Busquets no centro, ou então optar pelo capitão como zagueiro e um volante como lateral esquerdo para efetuar uma marcação individual em Cristiano Ronaldo.

A segunda opção me parece a mais indicada.

No ataque, o Real vem completo, resta saber de Cristiano Ronaldo jogará centralizado, com Özil no meio, ou se o português jogará aberto pelo lado direito, com Adebayor na frente.

Pelo Barca, Messi e Xavi deverão dividir as responsabilidades ofensivas, e esperando que Villa e Pedro voltem a jogar o seu bom futebol.

Para o Real, o jogo decisivo é o de hoje. Se os madrilenhos estiverem esperando para decidir em Barcelona, as coisas podem se complicar e muito.

Para o Barca, é preciso ter a cautela no jogo de hoje, para saber levar um resultado satisfatório pra o jogo da volta.

Hoje não darei o meu palpite, afinal de contas, é um Madrid x Barca. Tudo pode acontecer.

Um bom jogo a todos!

Abraços

Fotos: 1- AFP / 2 - Reuters

terça-feira, 26 de abril de 2011

Todos contra Neuer

Opa!

No duelo de veteranos na primeira partida das semifinais da UEFA Champions League, Ryan Giggs levou a melhor sobre Raúl González, e o Manchester United venceu, na Alemanha, o Schalke 04 por 2 x 0.

O que era para ser um duelo entre dois jogadores com vasta experiência, acabou sendo o jogo de exibição para o jovem goleiro alemão Manuel Neuer.

Como já havia antecipado no post anterior, o Manchester United, que tem melhor qualidade técnica e tática, massacou o time alemão, finalizando a partida com 16 finalizações a gol de dentro da área adversária.

Com números tão absurdos para um duelo de alto nível, e com um placar "baixo" pelo que foi a partida, podemos concluir que Manuel Neuer foi o melhor homem em campo.

O Schalke entrou em campo com uma formação modificada, devido à ausência do zagueiro Höwedes. Matip foi deslocado do meio para a zaga.

Com esta formação defensiva, o Schalke deu muitos espaços para o excelente time inglês, que soube aproveitar muito bem, criando inúmeras chances de gol.

Além de dar muitos espaços, o Schalke não conseguiu criar jogadas ofensivas, sendo que na primeira etapa, todas as chances de gol foram criadas pela equipe de Manchester, e todas foram defendidas por Neuer.

Na volta da segunda etapa, o Schalke criou duas boas oportunidades, uma em um cruzamento para Raúl, que chegou atrasado e outra com Jurado.
Quando parecia que o Schalke havia se acalmado na partida, o Manchester chegou ao primeiro gol com Giggs, que com toda experiência e calma, chegou cara a cara com Neuer, após belo passe de Rooney e finalizou por baixo do goleiro alemão.

Logo em seguida, em uma falha do lateral Sarpei, Chicharito tocou para Rooney marcar o segundo gol.

Após os gols, o Manchester passou a controlar o resultado, dando mais espaços para o Schalke que não conseguiu fazer muita coisa, a não ser dois chutes de longa distância com Edu e outro com Escudero.

O jogo de hoje foi totalmente diferente do imaginado.

Poucos imaginavam uma supremacia tão grande do United, em consequência uma apatia tão grande do Schalke.

Na partida de hoje, o Manchester fez o que não apresentara até então na temporada. Um futebol envolvente, com boa movimentação de seus homens de frente que envolveu completamente a equipe alemã.

Já o Schalke não mostrou a que veio, e a partir de agora, precisa repensar o jogo de hoje, se ainda quiser alcançar o milagre da classificação.

Abraços


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Duelo de veteranos

Opa!

Começam amanhã as semifinais da Uefa Champions League.

O primeiro jogo será entre Schalke 04 x Manchester United, na Veltins Arena, em Gelsenkirchen, Alemanha.

O Schalke vem embalado, pelas duas belas vitórias sobre a atual campeã Inter de Milão pelas quartas de final.

Assim como o adversário, o Manchester vem muito motivado por ter despachado o Chelsea, com duas vitórias magras, porém soberanas.

A seu favor, o Schalke conta com a experiência e a estrela de Raúl, maior artilheiro da competição, que faz excelente temporada com gols decisivos.

Além da estrela de Raúl, o Schalke ainda conta com o ótimo goleiro Neuer, os bons talentos de Farfán e Jurado no meio campo, e com a grata surpresa do atacante brasileiro Edu.

Apesar de ter esses bons valores, o Schalke chega pela primeira vez à fase semifinal da competição, o que pode pesar na hora da partida.

Pelo lado da equipe inglesa, a tradição pode contar muito.

O Manchester passa longe de ser brilhante, como as equipes campeãs em 98/99 ou em 07/08, mas mostra uma efetividade acima da média.

O ponto alto desta equipe é a solidez tática, principalmente na defesa.

Com sua defesa titular, com Van der Saar, Rafael (O'shea), Vidic, Ferdinand e Evra, o Manchester sofre muitos poucos gols, o que já é uma grande vantagem.

No meio campo, o comando fica com o veterano meia Ryan Giggs que, no auge dos seus 38 anos, é o cérebro da equipe.

Mais à frente, Wayne Rooney, Nani e Hernandez, o Chicharito, formam um ataque muito forte e eficiente.

Em uma comparação simples, os ingleses tem a superioridade técnica e tática, mas o Schalke tem uma equipe bem armada e que pode surpreender.

Acredito que serão duas partidas muito equilibradas e com poucos gols. Bem diferente de outros duelos que vimos nesta edição da Champions League.

Por fim, só espero que o Schalke não me desaponte, assim como o time do Lyon, que na temporada passada, na mesma fase, nas mesmas condições foi um adversário fraco perante o Bayern de Munique.

Não se lembra deste jogo? Leia aqui.

Uma curiosidade

Na outra semifinal, Real Madrid e Barcelona irão definir o representante espanhol na decisão da Champions. Da última vez em que isso ocorreu, na temporada 2001/2002, o Manchester United enfrentou outra zebra alemã na mesma fase.

Naquela temporada, os Red Devils enfrentaram o Bayer Leverkussen, e foram derrotados. A final foi entre Real Madrid e Bayer Leverkussen, vencida pela equipe madrilenha por 2 x 1, com aquele gol antológico de zidane.

Um ótimo jogo a todos!

Abraços!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Baile na Catalunha / Equilíbrio em Londres

Opa!

Vamos às análises dos jogos desta quarta da Uefa Champions League.

Barcelona x Shakhtar Donetsk

Seguindo a tendência do jogo do Real Madrid, o Barcelona fez o que se esperava, porém, fez muito bem feito.

Com a goleada de 5 x 1, o Barcelona praticamente carimbou a sua passagem para as semi-finais, onde deverá se encontrar com a equipe madrilenha.

O Barcelona não tomou conhecimento de seu adversário, que poder ser uma equipe tão ofensiva quanto a catalã, deixou muitos espaços para que o Barça pudesse jogar.

Xavi, Iniesta e principalmente Dani Alves jogaram muito bem e praticamente encerraram o duelo.

Para o jogo da volta, o Shakhtar terá de golear o melhor time do mundo. Simples assim.

Chelsea x Manchester United

O resultado de 1 x 0 para os diabos vermelhos, em Londres, quebrou um tabu que durava desde 2002.

Além da quebra do tabu, o jogo mostrou que o Manchester United, jogando com sua defesa titular é quase imbatível.

Van der Saar, Rafael, Ferdinand, Vidic e Evra, formam uma barreira difícil de ser vazada.

Já o Chelsea mostrou algumas deficiências antigas, como o pouco poder ofensivo, principalmente após a queda de rendimento de Drogba e a contratação de Fernando Torres.

O atacante espanhol, que foi comprado junto ao Liverpool por 50 milhões de Libras, cada vez mais justifica os gritos de "what a waste of money", vindo das arquibancadas adversárias, já que custou uma fortuna e ainda não rendeu nada.

A polêmica da partida, ficará pelo lance entre Evra e Ramires, que aconteceu nos minutos finais, onde os Blues pediram penalti, que na minha visão existiu.

Apesar de tudo, este é o único duelo ainda em aberto para o jogo da volta.

O último jogo entre essas duas equipes em Manchester, foi 2 x 1 para o Chelsea, resultado que classificaria a equipe londrina para a próxima fase.

Vamos aguardar.

Próximos jogos

Terça-feira (12/04/2011)

Manchester United x Chelsea

Shakhtar Donetsk x Barcelona

Quarta-feira (13/04/2011)

Schalke 04 x Inter de Milão

Tottenham x Real Madrid

Até lá.

Abraços

Fotos: 1 - AP / 2 - AFP

terça-feira, 5 de abril de 2011

Futebol não é matemática

Opa!

Aconteceram hoje, os dois primeiros jogos das quartas-de-final da Uefa Champions League.

E o futebol, mais uma vez, provou que não é ciência exata.

Vamos às análises:


Real Madrid x Tottenham Hotspur

O resultado de 4 x 0 para o Real Madrid não era o esperado pela grande parte da imprensa, parte esta na qual me incluo.

O Real começou bem, marcou 1 x 0
com Adebayor logo aos 4', e parecia que iria comandar o jogo.

Porém a expulsão de Peter Crouch, fez com que a equipe de Londres perdesse o sua principal arma, o contra-ataque.

Assim, o Real dominou, mais que o esperado, e goleou os ingleses que agora tem uma missão quase impossível para o jogo da volta.

Sinceramente, acreditava que hoje seria um jogo mais apertado, bem disputado, mas ainda confiava na vitória merengue, mas não com tanta facilidade.

Os espanhóis só não passam para a próxima fase por muita incompetência no jogo da volta.

Inter de Milão x Schalke 04

A zebra passeou à vontade por Milão hoje.

O resultado de 5 x 2 para os alemães não era esperado nem pelo mais fanático torcedor do Schalke, em um devaneio regado a muita cerveja.

A Inter começou bem, fez 1 x 0 com Stankovic, mas depois se perdeu.

Os azuis reais, comandados pelo experiente Raúl, e pelo avante brasileiro Edu, conseguiram criar o seu jogo, principalmente em cima do zagueiro Chivu, que como no clássico do último sábado, "entregou a rapadura" e foi expulso.

A Inter, mais uma vez, não foi nem sombra da equipe da última temporada e ficou entregue a mercê de um time que, se não tem tanta qualidade técnica, fez uma partida primorosa taticamente, e soube se aproveitar da má atuação da Inter.

O jogo está nas mãos do Schalke, já que depois de mais uma péssima atuação, percebo que não se pode confiar nesta Inter de hoje.

Próximos jogos

Amanhã, Barcelona x Shakhtar, e Chelsea x Manchester United farão os outros dois jogos da primeira rodada das quartas-de-final.

Abraços

Fotos: 1 - Reuters / 2 - AFP

sábado, 2 de abril de 2011

Yes, nós temos um 9!


Opa!

Yes, nós temos um 9!

Na tarde de hoje, Milan e Inter de Milão se enfrentaram pelo campeonato italiano.

O jogo ficou em 3 x 0 para os Rossoneri, com dois gols de Alexandre Pato.

O jogo foi espetacular e teve uma atuação impecável do Milan, principalmente de Pato.

Mas o que isso tem a ver com a primeira frase deste texto?

A seleção brasileira vive um dilema em busca de um dono para a camisa 9. Desde a aposentadoria de Ronaldo, foram feitos vários testes até que Luís Fabiano assumisse o posto. E ele foi muito bem.

Mas nessa nova fase, o objetivo maior da seleção é a Copa de 2014, e até agora não há um consenso sobre o novo centroavante da esquadra canarinho.

Pato é o mais cotado, porém ainda sofre com críticas por parte de torcedores e da imprensa.

Com a sua atuação de hoje, no clássico de Milão, acredito que as esperanças sobre ele se renovam.

Hoje, Pato mostrou que pode ser decisivo. Hoje, ele jogou como aquele garoto, que com 17 anos, destruiu o Palmeiras em sua estréia no Parque Antártica.

Pato precisa evoluir o seu futebol, assim como também precisa aprender a separar os problemas conjugais do seu trabalho.

Mas hoje, sim, ele é a nossa esperança!

Abraços

Foto: AP