sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Grandes confrontos = Muita Emoção

Opa!

Aconteceu nesta manhã o sorteio das Oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa e, como sempre, os cruzamentos geraram grandes confrontos.

Stuttgart x Barcelona

Os alemães terão a difícil missão de parar o quase "invencível" time catalão. O Barça vive uma fase em estado de graça, e pode fechar o ano com 6 títulos, caso vença o Estudiantes na final do Mundial de Clubes no domingo. Já o Stuttgart vem mal na Bundesliga e se classificou no sufoco.

Olympiacos x Bordeaux

Os gregos, comandados por Zico, irão enfrentar a equipe de melhor campanha na primeira fase, e surpresa do Grupo A. O time do Olympiacos não tem tantos talentos e joga mais pelo conjunto, já o Bordeaux tem bons jogadores, como Gourcuff.

Internazionale de Milão x Chelsea

A Inter continua imbatível na Itália, mas sofrível na Liga. O Chelsea é considerado o melhor time da Europa, hoje. José Mourinho, que fez história no Chelsea, irá voltar ao Stamford Bridge comandando outra equipe. Nesse confronto o Chelsea entra como franco favorito, pelo momento e pelo histórico nos últimos anos na Liga. A Inter terá de suar muito para vencer os Blues.

Bayern de Munique x Fiorentina

Os bávaros se classificaram no aperto, na última rodada vencendo a Juventus em Turim. Já a Viola deu show de eliminou, nada mais nada menos, que o Liverpool. Tendo a vantagem de decidir em casa, a Fiorentina tem maiores chances, mas o histórico do Bayern não pode ser desconsiderado.

CSKA Moscou x Sevilla

Os russos não fizeram uma campanha regular na primeira fase, mas conseguiram se classificar graças a um gol no finalzinho contra o Besiktas. Já o Sevilla arrasou com os adversários na primeira fase e vem com ótima campanha na primeira fase. Pelo histórico e pelo futebol apresentado o Sevilla tem grandes chances de se classificar, pois tem um time muito melhor e mais experiente em competições internacionais que o CSKA.

Lyon x Real Madrid

A eterna promessa, Lyon, irá encarar o maior do mundo, Real Madrid, que não passa das oitavas de final da liga há três edições. Benzema e Lassana Diarra, hoje jogando em Madrid, irão enfrentar seu antigo clube. O Lyon tem um bom time, bem armado e que vem jogando muito bem. O Real tem grandes valores individuais mas o técnico Manuel Pellegrini ainda não achou a fórmula ideal para compor um time. Esse é o duelo mais interessante das oitavas

Porto x Arsenal

Duas equipes que vem muito bem na Liga e que farão um grande duelo. O Arsenal tem um time melhor, porém mais jovem, e deve se sair bem. Já o Porto tem que apostar suas fichas na primeira partida, em casa, e fazer um bom placar, se não, no Emirates Stadium a coisa pode ficar feia.

Milan x Manchester United

O poderoso Milan irá enfrentar o não menos poderoso Manchester Utd. O Milan vem sendo montado no meio da temporada por Leonardo, técnico inexperiente e sem muita visão tática. Já o Manchester Utd é praticamente o mesmo time dos últimos anos. No último duelo das duas equipes, o Milan venceu com show de Kaká e Seedorf na semifinal da Liga de 06/07. Hoje as coisas estão bem diferentes, Kaká está em Madrid, e Seedorf não joga bem há bastante tempo.

Os jogos de ida das oitavas de final irão ocorrer nos dias 16 e 17/02 e 23 e 24/02, já os jogos da volta serão nos dias 09 e 10/03 e 16 e 17/03.

Viva la Liga!

Abraços!

Foto: Agência AFP

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fim da primeira fase da Liga dos Campeões

Opa!

Já temos as 16 equipes classificadas para a fase final da Liga dos Campeões.

No grupo A, se classificaram Bordeaux e Bayern de Munique. O Bordeaux se classificou com a melhor campanha, 100% de aproveitamento. Já o Bayern se classificou ao derrotar a então favorita Juventus, em Turim, por 1 x 4.

Neste grupo a grande surpresa fica por conta do desempenho do Bordeaux, e da desclassificação da Juventus, que irá jogar a Liga da Europa.

No grupo B o Manchester United atropelou e se classificou em primeiro lugar juntamente com o CSKA Moscou, que se classificou na ultima rodada, ajudado pelo Manchester que venceu o Wolfsburg na Alemanha.

Apesar de acreditar no Wolfsburg, o time de Dzéko e Graffite entrou em uma má fase que parece não ter fim. Quanto ao Manchester, a classificação era óbvia.

Deu a lógica no grupo C. Real Madrid e Milan se classificaram, o segundo com mais dificuldade e ajudado pelo rival de Madrid. Apesar de ter melhorado seu futebol, o Milan ainda não é tão confiável, e precisa ter maior cautela contra adversários fracos. Já o Real precisa se livrar da dependência de Cristiano Ronaldo. Apesar de ter um ótimo time, o português faz muita falta, o que é lógico.

No grupo D, Chelsea e Porto massacraram os adversários e se classificaram. A grande decepção fica por conta do Atlético de Madrid, que nem vaga na Liga da Europa conseguiu.

Já no grupo E a maior decepção de todas fica por conta da eliminação precoce do Liverpool, pentacampeão da Liga. Fiorentina surpreendeu e ficou com a liderança do grupo, seguida pela eterna promessa Lyon.

O grupo F foi o mais equilibrado da primeira fase. Apesar de ter dado o lógico, Barcelona e Inter de Milão não tiveram facilidades para se classificar. O Rubin Kazan deu muito trabalho aos grandes e acabou ficando com a vaga na Liga da Europa.

O Sevilla passeou no grupo G e se classificou em primeiro e sem sustos. Apesar de ter apostado no Stuttgart, a classificação dos alemães foi uma surpresa. O Urzeceni, da Romênia, vinha apresentando um melhor futebol, e os alemães vinham em uma crise horrível. No confronto direto, na ultima rodada, o time da terra da cerveja levou a melhor e passou para a próxima fase.

No ultimo grupo, o H, o Arsenal teve vida fácil e passou sem dificuldades. O Olympiacos, treinado por Zico, ficou com a segunda vaga graças vitória sobre os Gunners na última rodada e a derrota do Standard Liége para o AZ Alkmaar.

Mesmo com as grandes surpresas, as classificações foram todas merecidas. Os grandes que ficaram de fora não fizeram por merecer e irão ter de suar para terem futuro na Liga da Europa.

O sorteio do cruzamento das oitavas-de-final acontece no dia 18. Neste dia saberemos quem se deu bem, se é que isso é possível de acontecer com tantas equipes de alto nível.

Abraços!

Campeões de coração

Por Bruno Santos

Muito se falou em estrutura, organização e planejamento para ganhar título, mas se esqueceram de um fator preponderante, o coração. Esse campeonato premiou as equipes que puseram o coração na ponta da chuteira e esqueceram todos os contratempos e focaram-se apenas na disputa. Não venho aqui dizer que o futebol deva se tornar uma balburdia, longe disso; pois organização e planejamento são de suma importância, mas nunca devem ser separadas da vontade de vencer.


O Brasileirão 2009 me surpreendeu de inúmeras maneiras. Constantes alterações de posições e um sobe e desce na tabela que deixou torcedores e analistas loucos.

Na zona de rebaixamento, me surpreendi muito com o rebaixamento do Coritiba e do Sport, que nem de longe demonstravam esse risco, uma vez que fizeram ótimo primeiro semestre. O Sport sofreu um baque muito grande com a eliminação na libertadores e a saída de Nelsinho Batista e não se recuperou. O Coritiba caiu no ano do seu centenário e a torcida deu um papelão, promovendo um quebra-quebra em sua última partida.

O Santo André era um dos meus favoritos ao rebaixamento e cumpriu bem seu papel. Chegou a ser 4º lugar no início do torneio mas despencou, com um time velho e que recebeu um injeção tardia de juventude. O Náutico me parecia um bom time, mas com a venda de Gilmar, seu matador o time perdeu muito. Nem Carlinhos Bala e Bruno Mineiro salvaram o time que só jogava bem nos Aflitos e que, no final, nem lá vencia mais.

O Fluminense protagonizou uma das mais lindas arrancadas que já vi em minha vida. Um time que no dia 4 de Outubro perdeu por 2x0 para o Flamengo chegou a ter 98% de chance de cair. Depois desse jogo venceu 1 e empatou 3 e chegou a jogo do Galo podendo ser virtualmente rebaixado se perdesse. Venceu. Depois veio ao Mineirão na mesma condição e venceu de novo. E assim a cada rodada até que com 6 vitórias consecutivas chegou a última rodada precisando de um empate para escapar. E escapou. Cuca e Fred os maiores culpados pela torcida foram os principais heróis da arrancada.

O Botafogo tinha um time razoável, mas empatou muito e perdeu demais em casa.

Escapou apenas na última rodada, contra o Palmeiras.

Santos, Atlético/PR, Corinthians fizeram campanhas medianas, o último devido ao título da Copa do Brasil e o desmanche do elenco. O Vitória começou o campeonato com tudo e terminou no meio da tabela. O Barueri, que eu pensei que seria rebaixado chegou a sulamericana e teve um dos ataques mais positivos do torneio. O Grêmio fez um campanha quase perfeita, mas foi um saco de pancadas fora de casa. O Goiás seguiu sua sina de cavalo paraguaio. Arranca, entra no G4, chega perto da liderança e depois some ladeira a baixo. Acredito que a chegada de Fernandão rachou o elenco. O Avaí foi uma das melhores surpresas do campeonato. Uma arranca sensacional no fim do turno tirou o time da zona de rebaixamento e quase lhe deu a vaga na libertadores. O time de bom jogadores, como Marquinhos, Muriqui e Eltinho também foi a sulamericana.

Na parte de cima, me pareceu que ninguém queria ser campeão. O Galo disparou deu pinta de campeão e entregou para o Inter. O Inter tropeçou e passou para o Palmeiras que disparou e colocou 7 pontos de frente. Numa derrocada inacreditável o alviverde entregou a liderança o São Paulo, que dava toda a pinta de campeão. Mas entregou para o Flamengo. Esse não deixou escapar.

Palemeiras e Galo decepcionaram suas torcidas. Davam toda a pinta de que seriam campeões e nem Libertadores pegaram. O último jogo do Galo foi patético no Mineirão.

O Palmeiras conseguiu jogar fora um titulo ganho, depois do racha causado por Vagner Love.

O Cruzeiro realizou um primeiro turno ridículo, chegando a entrar na zona de rebaixamento. A ressaca pós Libertadores foi tensa e o time chegou a estar confinado na 13ª colocação a 14 pontos do G4. Numa arrancada empolgante o time venceu 8 e empatou 2 das ultimas partidas e conseguiu a vaga no G4, mais por falhas alheias do que por méritos próprios. O time perdeu mais jogos em casa do que fora e os tropeços contra Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Fluminense foram determinantes para que o time não disputasse o título. Por ironia Kleber, que teve problemas com a torcida foi o herói da classificação.

O São Paulo começou muito mal e numa arrancada no fim do turno chegou a G4 depois 7 triunfos consecutivos. Por lá ficou até que o Palmeiras lhe entregou a liderança. Quando parecia que o tetra era eminente o salto alto entrou em campo e derrotas contra Botafogo e Goiás tiraram o título do tricolor. O Inter tinha um dos melhores times do torneio, mas perdeu o foco e chegou a sair do G4, depois de terminar o turno na liderança. Sumiu por uns tempos se livrou do peso chamado Tite e chegou a última rodada com chances de ser campeão. Ficou com o vice, uma vez que depender do Grêmio para ser campeão é o mesmo que depender de um abacaxi no deserto.

O Flamengo foi campeão por merecimento, depois que Andrade pegou um time ridículo e levou ao titulo. O mesmo time que perdeu de 5x0 para o Coritiba e de 4x3 para o Sport conseguiu arrancar, comandados por Adriano e Pet, e conquistar o penta-campeonato.

Parabéns aos vencedores Flamengo, Inter, São Paulo e Cruzeiro, e, porque não, Fluminense e Avaí.

Bruno Santos é publicitário, amante do futebol e mantém um
blog sobre as grandes zebras da história do futebol.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os jovens talentos do Brasileirão

Opa!

Resolvi fazer este post para comentar os destaques individuais entre os jovens jogadores do Brasileirão 2009.

Começando pelo Cruzeiro, temos na lateral esquerda, mas bem que poderia ser na direita, o jovem Diego Renan.

Diego Renan teve a sua primeira chance no jogo contra o Santo André, fora de casa, e com menos de 10 segundos em campo o garoto marcou seu primeiro gol como profissional.

Jogando na lateral esquerda, mesmo sendo destro, Diego Renan lembra as mesmas funções e características de Philip Lahn, lateral do Bayern de Munique e da seleção alemã. Os dois são jogadores muito rápidos, que jogam em ambas as laterais, e que atacam tanto pelo centro como pelas extremas do campo.

Diego Renan tem grande futuro.

No Santos, o jovem Paulo Henrique, o "ganso", surgiu como um jogador de muito potencial, mas caiu de produção juntamente com a equipe.

Um meia esquerda de grande habilidade, alto e forte, conseguiu se destacar na sua equipe e no Mundial Sub-20 deste ano.

Companheiro do Ganso na Sub-20, Giuliano, meia do Internacional, apareceu como excelente jogador e foi um dos pilares do Internacional nesta reta final de campeonato.

Diferentemente do meia do Santos, Giuliano é um meia atacante, veloz, habilidoso e com bela visão de jogo. Nas ultimas partidas foi o pulmão do Internacional no meio campo.

Giuliano é uma Joia colorada que tem de ser lapidada com muito carinho.

Fernandinho, atacante do Barueri, ganhou o prêmio de revelação da CBF este ano. Um atacante muito rápido, habilidoso e que tem faro de gol. Não é a toa que já foi contratado pelo São Paulo.

Fernandinho fez um ótimo campeonato, mas caiu de produção junto de sua equipe, devido a problemas extra-campo.

Os problemas extra campo vieram devido à negociação de um novo contrato com o Barueri e a chuva de propostas que apareceram para o jovem jogador.

O meu grande destaque, entre os jovens jogadores, fica com o Adílson, volante do Grêmio.

Formado na base do tricolor gaúcho, Adílson se destacou pelo poder de marcação e de reação. Seu posicionamento em campo é impecável e é um jogador de excelente qualidade técnica e física.

A revelação tricolor jogou 58 partidas este ano, e marcou 1 gol. Uma regularidade impressionante para um jovem em sua primeira temporada.

Não estou dizendo que o Adilson seja melhor jogador que os outros destacados, mas o destaco pela sua regularidade e qualidade.

Dentre outros jovens talentos, podemso citar os jovens do Flu Dalton (zagueiro), Maicon (atacante), o meia do Grêmio Douglas Costa (este na segunda temporada), o atacante Ciro (Sport), Neymar (Santos) e tantos outros.

Como sempre, nosso futebol tem apresentado jovens jogadores de grande potencial

Abraço.



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As vitórias das arrancadas

Opa!

Após o término do melhor Brasileirão de todos os tempos, temos muito a discutir.

Para que possamos discutir melhor, vamos comparar o post que fiz no início do campeonato com o que realmente aconteceu durante o ano.

Primeiramente, parabéns ao Flamengo Hexa, ao Inter, São Paulo e Cruzeiro classificados para a libertadores.

Desses quatro, errei apenas um. Apostei que o Grêmio seria um dos
quatro, mas em seu lugar entrou o Flamengo.

Para levar o caneco, apostei primeiramente no Inter, profecia que estava se cumprindo até aparecer o Ronaldo Angelin e acabar com a brincadeira.

O Título do Flamengo foi merecido. Os rubro-negros foram a única equipe que chegou e ganhou de todos os concorrentes diretos, e que não falhou na arrancada final. Internacional e São Paulo tiveram muito mais chances durante o campeonato, mas falharam em momentos decisivos e perderam oportunidades incríveis.

Quanto ao Cruzeiro, a vaga também foi merecida. O time arrancou para a vaga depois de uma péssima fase (na ressaca pós Libertadores), tropeçou várias vezes mas ganhou a vaga na incompetência dos outros.

Palmeiras e Atlético MG foram as grandes vergonhas deste campeonato.

As duas equipes iludiram suas torcidas, ficaram durante todo o campeonato entre os quatro e, na hora do "vamo ver", amarelaram e, perdão pelas palavras, "abriram as pernas". Uma vergonha.

Apesar da vergonha protagonizada pelo Galo, disse que a equipe ficaria no meio da tabela, junto de Santos e Corinthians, profecia que se cumpriu.

Sobre o rebaixamento, queimei a língua ao afirmar que Barueri e Avaí seriam rebaixados. Pelo contrário, os catarinenses fizeram um excelente campeonato, comandados pelo treinador Silas, e o time de Barueri fez grande campanha e, mesmo com problemas internos, se manteve na Série A.

Do rebaixamento, acertei somente o Santo André.

Quanto as outras vagas, não acreditava em um campeonato tão ruim para Coritiba, Fluminense, Botafogo e Sport.

Os times de Pernambuco tiveram um ano para esquecer. Com Sport e Náutico rebaixados, sendo que o primeiro jogava a Libertadores, o futebol pernambucano precisa se reestruturar rapidamente, contando também o Santa Cruz que está na Série D.

Sobre a luta entre Botafogo, Fluminense e Coritiba, a emoção predominou, mas essas equipes não mereciam estar nessa situação pela história, mas pela atualidade sim.

O Flu se salvou pelo milagre de São Conca e São Fred. Os onze jogos sem derrota tiraram a equipe dos 98% de chance de rebaixamento para um final de Sulamericana e a salvação no Brasileiro.

O Botafogo se salvou pela tradição e pela raça em campo. Estevam Soares, que demorou cerca de sete rodadas para vencer a primeira no comando do Fogão, foi mantido e é um dos reponsáveis pela salvação alvinegra.

O Coxa foi o mais incompetente de todos. Mesmo tento Marcelinho Paraíba inspirado, a equipe conseguiu ser rebaixada no ano do seu centenário e de forma melancólica. O Coxa perdeu jogos incríveis, e foi merecedor do descenso.

Este campeonato foi o melhor que já acompanhei. Um campeão com uma arrancada incrível, refugadas sem perdão, e rebaixamento mais que justo.

Agora, Brasileirão só ano que vem, assim como futebol no Brasil.

Parabéns Flamengo!

Abraços!

Fotos: 1 - Ivo Gonzalez / O Globo
2 - Marcelo de Jesus / Globoesporte.com
3 - Agência / Estado

domingo, 6 de dezembro de 2009

De hoje não passa!

Opa!

De hoje não passa! O Campeão Brasileiro de 2009 sai hoje!

Quem será? Não sei.

Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo têm chances reais de título nessa rodada.

O Flamengo, que depende só dele, tem a missão menos complicada. Até porque o Grêmio vem ao rio somente com três titulares escalados.

O Inter precisa do tropeço do Flamengo, o Palmeiras precisa do tropeço do Inter e do Flamengo, e o São Paulo precisa que todos tropecem. Os tropeços devem vir aliados a uma vitória, claro.

Todos, em todo o Brasil, já colocam o Flamengo como campeão. Isso é lógico e aceitável, mas em um campeonato em que tudo já aconteceu, não podemos descartar nenhuma hipótese.

Portanto, não podemos descartar nenhuma possibilidade.

Para a vaga na Libertadores, somente o Cruzeiro tem chance de entrar no G4, mas para isso precisa de um tropeço do São Paulo ou do Palmeiras e de vencer o Santos na Vila.

Para o rebaixamento, Santo André, Botafogo, Coritiba e Fluminense lutam para não cair.

O Santo André está virtualmente rebaixado, o Fogão precisa vencer o Verdão e esperar que alguém perca no duelo entre Coxa e Flu. Em caso de empate em Curitiba e vitória do Fogão, o Coxa cai. Se o Fogão perder, já era.

O Santo André "já caiu". O Botafogo precisa ganhar em casa, o que pode acontecer, no Paraná, o duelo será de vida ou morte.

Creio que o Botafogo será rebaixado, junto do Ramalhão.

Como disse, de hoje não passa!

Viva o Brasileirão 2009!

Abraços!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A derrota em um segundo

















Opa!

Mesmo com a vitória por 3 x 0 sobre a LDU, o Fluminense não conseguiu reverter a goleada sofrida nas alturas de Quito e perdeu o título da Copa Sulamericana.

O Fluminense jogou muito bem. Cuca entrou com três atacantes e sufocou os equatorianos desde o início do jogo.

Durante a pressão, Diguinho, o melhor em campo, abriu o placar.

Logo depois do gol, De la Cruz foi expulso. Os ares pareciam ser tricolores.

O Flu continuou pressionando e Fred fez 2 x 0 após lindo passe de Alan.

Na volta para o segundo tempo, o Flu voltou bem e continuava a pressionar. A pressão diminuiu quando Cuca trocou Adeílson por Ruy.

Mesmo estando mal em campo, Adeílson conseguia prender um jogador na sua marcação, o que facilitava o trabalho do meio. Quando Ruy entrou, Mariano passou a jogar no ataque e, por ser um lateral, não tinha qualidade suficiente para fazer as jogadas na frente.

Mesmo tendo diminuindo a pressão, em uma cobrança de escanteio, Gum marcou o terceiro gol tricolor.

No momento em que o Flu estava tão perto de vencer conseguir o "milagre", Fred discutiu com o juiz, deu-lhe uma cabeçada e foi expulso.

No momento da expulsão, em imagem mostrada na TV Globo, o zagueiro Gum leva as mãos à cabeça em tom de lamentação. O jogo estava praticamente perdido.

No restante da partida o tricolor tentou pressionar, mas não tinha a mesma eficiência do início do jogo.

Os equatorianos seguraram o jogo em quanto puderam e se sagraram campeões.

O Fluminense foi um guerreiro durante toda a Sulamericana. A equipe viveu toda a competição estando no Z-4 do Brasileirão e foi até muito longe do que deveria ir.

No jogo de hoje, Diguinho jogou muito. Todas as jogadas do Flu passavam pelos seus pés e, além de tudo, marcou o primeiro gol do jogo.

Fred, hoje, é a maior referência da equipe das laranjeiras. Durante o tempo que esteve em campo, ele levava consigo a marcação de pelo menos dois zagueiros da LDU. Quando perdeu a compostura e foi expulso, jogou todo o trabalho da equipe por água abaixo.

Fred não é o responsável pela derrota tricolor. Tanto não é, que no primeiro jogo em Quito, toda a equipe foi mal e sofreu uma goleada catastrófica de 5 x 1.

Na LDU, destaco a atuação do goleiro Domingues, que fez duas defesas espetaculares e mostrou ter aprendido bem a arte de se fazer uma "cera". Domingues é um goleiro jovem e de grande futuro.

Finalizando, mesmo perdendo um título internacional em casa, o Flu sai como herói, pois esse vice-campeonato veio de lambuja. Afinal de contas, o que vale para os tricolores é assegurar a vaga na primeira divisão em 2010.

A guerra do Fluminense só acaba no domingo, às 19 hs.

Parabéns à LDU.

Abraços!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Noite de "Futeboxe"

Opa!

A noite de quarta feira para o futebol brasileiro teve ares de ringue de Boxe.

Grêmio 2 x 0 Palmeiras

Começando pelo Olímpico, o Grêmio bateu o Palmeiras por 2 x 0.

O Grêmio jogou melhor e, mesmo desfalcado, conseguiu vencer o Palmeiras com autoridade e sem levar muitos sustos.

O fato inusitado da partida foi a briga entre Obina e Maurício, ambos jogadores do Palmeiras, que, no intervalo de jogo, trocaram socos enquanto se encaminhavam para o vestiário.

Na volta, em uma atitude corretíssima, Heber Roberto Lopes expulsou os dois jogadores.

Com o resultado, o Palmeiras pode perder a terceira colocação para Galo ou Inter, que se enfrentam no domingo, e tem a sua vaga ameaçada no G4.

Sobre os dois brigões, a diretoria do Palmeiras informa que os dois atletas em questão não irão mais vestir a camisa do Palmeiras, ou seja, RUA!

Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño

Em jogo válido pelas semifinais Copa Sulamericana, o Fluminense bateu o Cerro Porteño por 2 x 1, no Maracanã, e se classificou para as finais.

O Cerro abriu o placar logo no início do jogo, com Cáceres.

Durante toda a partida o Flu foi só ataque, já que necessitava ao menos de um empate (o primeiro jogo ficou 1 x 0 para o Tricolor). Mesmo com maior posse de bola, o Fluminense não conseguia marcar seu gol, e o Cerro dava sustos nos contra ataques.

Aos 47', o zagueiro Gum marcou o gol do desafogo tricolor. Para melhorar, em um contra ataque, Alan marcou o gol da virada. Flu 2 x 1 Cerro.

Infelizmente, o gol da virada tricolor marcou o início do episódio triste da noite.

Durante a comemoração, um membro da comissão técnica do Flu provocou os jogadores do Cerro, que partiram para a briga. O campo, que tantas vezes foi palco de espetáculos, se tornou um campo de guerra e uma briga generalizada tomou conta do local.

A polícia interveio na confusão e o jogo foi encerrado.

Com o resultado, o Fluminense se classificou para as finais da competição e, melhor que isso, ganhou mais fôlego ainda para fugir do rebaixamento no Brasileirão.

Após uma vitória dessas, qualquer equipe ganha uma energia extra para os próximos compromissos. Botafogo, Atlético PR e os outros que se cuidem.

Abraços!


Fotos: 1 - Agência/Estado
2 - Agência/EFE

Entre surpresas e "la main de Dieu"


Opa!

Com jogos em três continentes diferentes, as últimas seleções classificadas para a Copa do Mundo da África do Sul estão definidas.


Argélia 1 x 0 Egito

Depois de 24 anos a Argélia volta a disputar uma Copa do Mundo. A ultima participação dos Argelinos havia sido em 1986, no México. O jogo de hoje ocorreu por um fato inusitado. As duas equipes haviam terminado a fase classificatória com campanhas rigorosamente iguais, o que forçou um jogo extra realizado hoje, no Sudão.

O jogo de hoje foi envolvido por um clima de guerra. Os Argelinos que estiveram no Egito no sábado, foram agredidos e juraram vingança. Para o bem de todos, nada de mal ocorreu.

Eslovênia 1 x 0 Rússia

Os eslovenos estão confirmados no próximo mundial. Após terem sido derrotados em Moscou por 2 x 1, a seleção eslovena conseguiu a vitória e a classificação.

Confesso que fiquei decepcionado com a seleção Russa. Treinados por Guus Hiddink os russos, e este blogueiro que vos escreve, tinham muitas esperanças na reabilitação do futebol local.

Parabéns aos eslovenos.

Bósnia 0 x 1 Portugal

Também ao contrário do que este blogueiro imaginava, nossos patrícios se classificaram para a copa com uma vitória magra, porém merecida, sobre a Bósnia.

Mesmo sem Cristiano Ronaldo os portugueses conseguiram confirmar a classificação que em outras vezes esteve muito ameaçada.

Já a Bósnia, que tem excelentes talentos individuais, como Dzéko e Ibisevic, nunca esteve tão perto de se classificar para uma copa, mas ficou só nisso.

Ucrânia 0 x 1 Grécia

Após 16 anos os descendentes de Sócrates e Aristóteles irão voltar a disputar uma Copa do Mundo. O resultado obtido frente aos Ucranianos foi surpreendente, pois os gregos não tem uma grande equipe e a Ucrânia vinha em uma ótima crescente dentro das eliminatórias.

O resultado fez um dos grandes ídolos da história do futebol chorar. Schevchenko, atacante do Dínamo de Kiev, não conteve as lágrimas ao ver sua ultima chance de voltar a um mundial ir por água abaixo.

França 1 x 1 Irlanda

Após a vitória pelo placar mínimo em Dublin, os franceses estavam se preparando para a festa no jogo de hoje, em Paris.

Tudo se encaminhava para uma classificação tranquila, quando Robie Keane fez 1 x 0 para os irlandeses. A partir desse momento o jogo ficou extremamente tenso e só foi decidido na prorrogação.

Aos 13' do primeiro tempo da prorrogação, Henry, em posição discutível, matou a bola com a mão e deu passe para o gol de Gallas. Com o empate a França se classificou e a Irlanda simplesmente chorou. No final do jogo Henry admitiu ter colocado a mão na bola, mas disse também que ele não era o árbitro.

Um erro de arbitragem grotesco colocou os franceses em mais um mundial mas não esconde o mau trabalho desenvolvido pelo treinador Raymond Domenech, que no jogo de hoje não pode contar com Ribéry, a maior estrela francesa dos últimos anos.

E os franceses gritam: Vive la main de dieu!

Uruguai 1 x 1 Costa Rica

Mesmo sofrendo com a pressão costa-riquenha, os uruguaios estarão no mundial 2010.

Com um empate sofrido no estádio Centenário, o Uruguai volta a disputar um mundial oito anos depois. A última participação havia sido em 2002 no mundial da Coréia do Sul e do Japão.

A seleção uruguaia é limitada. Com um bom ataque e uma defesa consistente, falta aos uruguaios um meio campo mais criativo e efetivo. Talvez até a estréia no mundial apareça a solução.


Agora com todos os participantes confirmados, a Copa do Mundo de 2010 contará com a participação de todos os campeões mundiais. Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra estão confirmados.

No dia 4 de dezembro, na Cidade do Cabo, será realizado o sorteio dos grupos para a competição.

Até lá.

Abraços!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Brasileirão '09 - O melhor de todos

Opa!

Tendo em vista o melhor Brasileirão de todos os tempos, vamos aos comentários.

A cada rodada os favoritos ao título mudam, outros saem do G4 e os comentários sempre mudam: "O Palmeiras está fora!", "Galo e Flamengo estão na briga", "o São Paulo Já era!", depois: "O Palmeiras será campeão", "o Galo não fica nem na Libertadores", e coisas afins.

Em conversas com amigos, sempre ressalto que, com um campeonato desses, não podemos utilizar de "achismos" e sim de análises profundamente técnicas.

A sequência negativa do Palmeiras foi um fato "normal" para um time que passou a ser a
"caça"no campeonato. O time de Muricy sempre jogou nos erros do adversário, e quando o verdão passou a ter que partir para a vitória, teve muitas dificuldades, principalmente pelo mau futebol de seus craques Diego Souza e Cleiton Xavier.

Mesmo na má fase o Palmeiras segue na ponta.

Já o Tricolor Paulista, ao perder para o Galo, teve sua vaga no G4 praticamente descartada. Logo depois, foi a Santos e venceu o Peixe com autoridade, e Inter e Barueri em casa. Hoje o São Paulo é vice líder.

O Galo, após vencer o São Paulo, foi colocado como possível campeão. Venceu o Vitória no sufoco, e perdeu para o Fluminense no Maracanã. Depois dessa derrota, muitos desanimaram e, mesmo com o Goiás em má fase, não acreditaram na vitória.

Resultado: O Galo ganhou e está a dois pontos de Palmeiras e São Paulo, tendo ainda um confronto direto com o líder.

O Flamengo, ao perder para o Barueri, teve o "fôlego" da equipe colocado em questão. No sábado, venceu o Santos e entrou no G4 e está a 4 ptos dos líder.

Dos que estavam no G4 a pouco tempo, somente Inter e Goiás tiveram uma brusca queda de rendimento que já vem a 3 rodadas.

O Cruzeiro, que vinha em uma grande ascenção, perdeu para o Fluminense, em casa, por 2 x 3 de virada. Essa derrota foi um grande revés, mas pelo que temos visto no campeonato, tudo dependerá do próximo jogo.

Na parte baixa da tabela, os protagonistas continuam sendo os mesmos, Sport, Fluminense, Náutico, Santo André e Botafogo. O time da Estrela Solitária tem o melhor time dos cinco destacados e, após a vitória contra o Inter, mostra que está com sorte e que provavelmente não será rebaixado.

Santo André, Náutico e Sport não mostram forças suficientes para sair do Z4.

Já o Fluminense, que vem de duas vitórias seguidas, mostra que tem força e camisa para sair da degola, mas talvez já seja tarde demais.

Sobre o Flu, a volta de Fred foi um fator decisivo para a atual crescente da equipe tricolor. Após sua volta, o menino de Teófilo Otoni já marcou seis gols.

Finalizando, na ponta da tabela nada é definitivo, Palmeiras lidera mas não mostra a mesma força de antes, o São Paulo encostou, mas ainda não me convence devido à inconstância da equipe.

O Galo é quem mais pode ameaçar os paulistas, por estar a dois pontos dos líderes e por ter dois confrontos diretos, contra Flamengo e Palmeiras.

O Flamengo precisa voltar a ter a mesma força de duas rodadas atrás para colar na ponta, pois o Cruzeiro não deve perder o foco depois da derrota de ontem e continuará "bufando no cangote" dos rubro-negros.

Sobre o rebaixamento, Sport, Flu, Náutico e Santo André morrem abraçados. Só um desastre faz o Botafogo cair.

Isso que é campeonato de verdade!

Obs.: E ainda querem voltar para o mata-mata! É mole?

Abraços!

Fotos:
1 - Fenando Poff/Globoesporte.com
2 e 4 - Agência/Estado
3 - Jorge Willian/O Globo


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Entre surpresas e supremacias

Opa!

Após o término do "primeiro turno" da fase de grupo da Liga dos Campeões, algumas surpresas assombram os grandes candidatos ao título, enquanto outros grandes confirmam sua supremacia.

No Grupo A, o Brodeaux lidera com 7 ptos, seguido por Juventus com 4 ptos, Bayern de Munique com 4 ptos e Maccabi Haifa com 0 ptos.

A liderança dos franceses é surpreendente, tendo em vista um grupo com Juve e Bayern, mas tem todos os méritos devido à equipe campeã francesa. Juve e Bayern vem decepcionando com o fraco futebol apresentado, mas ainda acredito que essas equipes possam melhorar na segunda metade desta fase. Sobre o Maccabi Haifa, nada a declarar.

O Grupo B tem o Manchester United com 9 ptos, Wolfsburg com 4 ptos, CSKA Moscou com 3 ptos e o Besiktas com 1 pto.

O Manchester vem comprovando sua supremacia e o Wolfsburg vem na cola com grandes chances de se classificar. O CSKA é um time limitado e que provavelmente ficarará com a vaga na Uefa Europa League. Já o Besiktas. campeão turco, não tem muito o que melhorar na competição.

No Grupo C, o Real Madrid lidera com 6 ptos (saldo de 5 gols), seguido por Milan com 6 ptos (Saldo de 1 gol), Zurich com 3 ptos (2 gols feitos) e Olympique de Marselha com 3 ptos (1 gol feito).

Apesar da liderança madrilenha, o Milan pode ganhar mais moral, após a fantástica vitória sobre o Real no Santiago Bernabéu, e assumir a ponta. Já Zurich e Olympique de Marselha são "farinha do mesmo saco" e quem ficar com a vaga para a Uefa Europa League pode se dar por satisfeito.

No Grupo D, o Chelsea lidera com 9 ptos, Porto vem em segundo com 6 ptos, seguidos por Apoel e Atlético de Madrid com 1 pto cada.

Confirmando sua supremacia o Chelsea segue invicto, seguido pelo bom time do Porto, e praticamente está classificado. Entre Apoel e Atlético de Madrid, a terceira posição parece que irá ficar com a equipe do Chipre, isso devido à péssima fase vivida pelo primo pobre de Madrid.

Já no Grupo E, o Lyon lidera com 9, seguido pela Fiorentina com 6, Liverpool com 3 e Debreceni com 0.

A liderança do Lyon, seguido pela Fiorentina, não é algo que estava nas previsões, mas que acontece por total merecimento dos franceses. O Liverpool ainda sente muito a perda de Xabi Alonso e vem de duas derrotas seguidas na Liga. Já o Debreceni não tem futebol nem para jogar a Copa Itatiaia.

No Grupo F, o mais equilibrado até o momento, o Barcelona, Dínamo de Kiev e Rubin Kazan tem 4 ptos, e a Inter de Milão possui 3 ptos.

Em um grupo tão equilibrado, o destaque fica pelas boas apresentações dos russos do Rubin Kazan e a má fase vivida por Barça e Inter. Já o Dínamo de Kiev mostra ser um time bem estruturado e que pode arrancar uma vaga para a segunda fase. Ainda acredito que Barça e Inter passem, mas seria muito bom ver até onde esses russos podem chegar na Liga.

No Grupo G, o Sevilla lidera com 9 ptos, seguido pelo Urziceni com 4 ptos, Stutgart com 2 e Rangers com 1.

A liderança dos espanhóis já era esperada, mas a segunda colocação dos romenos é uma surpresa, já que o futebol romeno não tem muita tradição na Liga. A má campanha de Stutgart e Rangers são reflexo do fraco futebol apresentado em suas ligas nacionais.

No Grupo H, o Arsenal lidera com 7 ptos, seguido por Olympiacos com 6 ptos, AZ Alkmaar com 2 e Standard Liège com 1.

Em um grupo que parecia muito fácil para os ingleses, o Olympiacos segue na cola do líder. Já entre os campeões holandês e Belga, resta somente a disputa pela vaga na Uefa Europa League.

Restam 3 jogos para o término da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Com 9 ptos em disputa, algumas coisas podem mudar, outras não.

Os favoritos ao título continuam sendo os mesmos, já entre as surpresas algumas, como o Urziceni e o Rubin Kazan, aparecem como protagonistas em seus grupos.

Viva la Liga!

Abraços!


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Giro pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Opa!

Vamos ao giro pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Na América do Sul, como sempre o Brasil se garantiu em mais uma copa. A aposta em Dunga, demorou, mas gerou o efeito desejado por Ricardo Teixeira.

Com alguns tropeços no início, a seleção engrenou e conseguiu a sua vaga de forma tranqüila e sem maiores complicações. Nesse meio tempo venceu a Copa América e a Copa das Confederações, o
que qualifica ainda mais o trabalho de Dunga e Jorginho.

Mas, mesmo com a classificação, os empates com Bolívia, Colômbia e Venezuela, todos em casa, não podem ser apagados, assim como alguns problemas de critério nas convocações.

Tendo Marcelo 'el loco' Bielsa no comando, o Chile volta à Copa do Mundo, que não disputava desde 1998. Com um time rápido, e uma defesa mais consistente do que antes, os chilenos retornam à copa com todos os méritos de terem feito uma ótima campanha, principalmente dentro de casa.

Já o Paraguai, outra seleção sempre presente nas últimas copas, garantiu sua vaga duas rodadas atrás sem grandes dificuldades. Ao contrário de sua história, o atual time paraguaio tem um ataque extremamente competente e eficaz. Antes, nossos vizinhos eram conhecidos por terem uma defesa quase intransponível. Classificação justíssima.

Na quarta colocação vem nosso hermanos argentinos.
Qual o nome do tango dessa classificação? ALÍVIO!

Depois de Palermo assegurar uma dura vitória contra o Peru, os argentinos foram a Montevideu e conseguiram arrancar uma vitória contra os uruguaios no final do jogo, o que garantiu a vaga direta ao mundial.

A atual seleção argentina, dirigida por Maradona, tem todos os defeitos que um time de futebol pode ter. É um time mal treinado, sem padrão de jogo, sem definição de jogadas, sem comando e que se classificou graças à força do nome e da camisa.

Apesar de todas as dificuldades, essa classificação argentina me parece muito com a do Brasil em 2001. Mas para se ter o mesmo final feliz, Maradona precisa trabalhar, e muito, para colocar essa equipe nos eixos.

Nas eliminatórias européias, destaque para a volta da Dinamarca à uma Copa do Mundo. Após a era dos irmãos Laudrup, os dinamarqueses conseguiram montar uma equipe de nível, mas que nem de longe lembra a Dinamáquina campeã da Euro '92.

Já a Sérvia, do meia Stankovic, se classificou para a copa, deixando a vaga na repescagem para a poderosa França. O fato é supreendente, pois os sérvios, mesmo após a separação de Montenegro, conseguiram manter bons jogadores e supreender a França.

Os outros classificados da Europa são: Suiça, Eslováquia, Alemanha, Espanha (com 100% de aproveitamento), Inglaterra, Itália e Holanda. Todas estas sem grandes dificuldades.

Na Ásia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão e Austrália (que disputa as eliminatórias pela Ásia) tem vaga garantida.

Na África, Costa do Marfin, Gana e África do Sul já estão garantidas. Camarões, Tunísia e Argélia estão próximos das outras três vagas.

Na América do Norte e Central, EUA, México e Honduras (a surpresa) estão classificados. A Costa Rica irá disputar uma vaga com o Uruguai.

Ainda restam 9 vagas para a copa. São quatro vagas da repescagem européia, três vagas para seleções africanas e duas repescagens entre Uruguai e Costa Rica, e Nova Zelândia e Bahrein.

Abraços!


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Resumo da 28º rodada do Brasileirão

Opa!

Com o fim da rodada de número 28 do Brasileirão, vamos às análises.

O líder Palmeiras continua absoluto na ponta da tabela. Apesar de empatar em 2 x 2 com o Avaí no Palestra Itália, o time alviverde abriu 5 ptos à frente do São Paulo.

O time do Morumbi também não foi bem na rodada. O tricolor paulista empatou em 2 x 2 com o Coritiba, jogando em casa, e perdeu a chance de encostar ainda mais no Palmeiras.

Na terceira colocação vem o Internacional, que venceu o Náutico por 3 x 1 no Beira Rio. Parece que a mudança de comando fez bem ao colorado.

Na quarta colocação, o Galo tomou um chocolate do Botafogo por 3 x 1, jogando no Engenhão (vulgo "vazião"), sendo que aos 14' da primeira etapa, já estava 2 x 0 para o Fogão.

O Goiás, que pleiteava uma vaga no G4, também levou um chocolate. Perdeu por 3 x 0 para o Cruzeiro, jogando no Mineirão, e sofreu a segunda derrota seguida.

O Flamengo, após um empate em 3 x 3 com o Vitória, chegou à 42 ptos e começa a sonhar com uma vaga no G4.

Já na zona da morte, o Fluminense empatou em 1 x 1 com o Corinthians, jogando no rio, e se manteve na lanterna. O Sport pedeu para o Santos jogando na Ilha do Retiro por 1 x 0.

Com a vitória o Botafogo passou o Santo André, que empatou com o Barueri, e saiu da zona da degola.

O empate entre Palmeiras e Avaí, pelo menos para mim, era esperado. Os catarinenses conseguiram complicar o jogo para o líder que, mais uma vez mostrou ter a chamada "sorte de campeão".

São Paulo, Galo e Goiás, assim como Inter e Palmeiras, ainda brigam pelo título. Mas, obviamente, Palmeiras e São Paulo tem mais força que os outros concorrentes.

Para a zona da degola, os favoritos continuam os mesmos. Flu, Sport e Náutico continuam garantindo suas vagas na Série B 2010. O Santo André, que tem jogadores "com a data de validade vencida", mostra cada vez mais que é um grande candidato a quarta vaga do rebaixamento.

Botafogo, Coritiba e Atlético PR, este último empatou em 0 x 0 com o Grêmio, mostram ter forças para se manter na Série A.

Tendo ainda 10 rodadas por jogar, o campeonato permanece aberto em todas as frentes. Como todos sabem, a frase mais clichê do futebol faz total sentido para esse esporte. Dizer que o futebol é uma "caixinha de surpresas", é banal mas é real.

Abraços!






segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pintou o Campeão?

Opa!

Após mais uma rodada empolgante, o Palmeiras abriu 5 ptos de vantagem para o São Paulo, seis ptos para o Atlético MG e 8 ptos para o Goiás.

Na Vila Belmiro, o Palmeiras venceu o Santos por 3 x 1, com uma grande apresentação dos seus jogadores de frente.

Como todo o clássico, o jogo na Vila foi muito disputado. O Santos abriu o placar mas sofreu o revés com gols de Diego Souza, Robert e Vágner Love.

Com mais uma vitória o Palmeiras começa a jogar com pinta de campeão.

No Olímpico, o Grêmio empatou com o Sport em 3 x 3. Os gaúchos chegaram a estar vencendo em três oportunidades, mas devido a várias falhas defensivas, o tricolor deixou o Leão empatar. Tcheco ainda perdeu um pênalti.

Esse resultado acabou com o sonho de título para o tricolor e o afastou do G4. Já o Sport ainda luta contra o rebaixamento, o que parece ser inevitável.

Outro jogo interessante da rodada foi a vitória do Botafogo diante do Goiás, em Goiânia. O time carioca continua na zona de rebaixamento, mas com essa vitória o ânimo se renova e o time pode dar um gás no final do campeonato.

Já os goianos mostraram ser um time inconstante, e estão vendo o título fugir de seu campo de visão.

O Coritiba venceu o Inter no Couto Pereira e complicou ainda mais a crise colorada. Com o resultado o Coxa se mantém em 15º, a 5 ptos da zona de rebaixamento. Já o Inter saiu do G4 e e se encontra na 5ª posição.

No Fla-Flu, Adriano Imperador marcou dois gols e praticamente fechou a tampa do caixão tricolor.

Na Ressacada, o Avaí arrancou um empate com o Cruzeiro no final do jogo e subiu para o 9º lugar. Para os mineiros, o sonho da vaga na Libertadores praticamente acabou.

No sábado, o Galo mineiro venceu o Barueri, no Mineirão, e subiu para o 3º lugar na tabela. Em noite inspirada de Corrêa, o Galo venceu e se aproxima dos líderes. Já o Barueri caiu para a 12ª posição.

Pelo andar da carruagem, o time do palestra está encaminhando para ser o novo campeão do Brasil. O São Paulo tem força para chegar e complicar a festa palmeirese.

Galo, Inter e Goiás correm por fora, mas dependendo dos resultados futuros, podem adquirir mais força para brigar pelo caneco.

Na zona do rebaixamento, Fluminense e Sport já podem se conformar pois o rebaixamento é iminente. Náutico, Botafogo e Santo André "disputam" as outras duas vagas na zona da morte. Coritiba e Atlético PR já respiram com mais folga e não deverão disputar a Série B 2010.

DESTAQUE DA RODADA: O destaque fica por conta da atuação de Corrêa, do Atlético MG, coroada com um golaço.

Abraços!

Fotos: Globoesporte.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Com apito amigo, Palmeiras abre vantagem na ponta da tabela

Opa!

No ultimo jogo da 25ª rodada, o Cruzeiro foi derrotado pelo Palmeiras, em casa, por 1 x 2. Com o resultado o Cruzeiro se mantém na 13ª colocação e o Palmeiras abre 3 pontos de vantagem sobre o São Paulo.

O Cruzeiro saiu na frente com Thiago Ribeiro aos 8', mas sofreu o empate aos 10', em um gol de falta de Diego Souza. No gol do Palmeiras, o goleiro Fábio foi infeliz ao escolher um canto, e a bola foi no meio do gol.

O outro gol palmeirense saiu dos pés de Vagner Love aos 4' do segundo tempo.

No jogo em si, o Cruzeiro vinha melhor, saiu na frente, mas em dois lances infantis sofreu os gols.

Além dos gols, o árbitro do jogo, o senhor Evandro Rogério Roman, deixou de marcar, nada mais, nada menos, que três pênaltis a favor do time mineiro.

Quando o jogo estava 1 x 2, o lateral Armero foi expulso, e a partir desse momento, o Palmeiras se fechou na defesa, e o Cruzeiro foi só ataque.

Um outro fato que ajudou na retranca palmeirense foi a chuva que caiu na pampulha durante o segundo tempo.

Até o final da partida, o Palmeiras conseguiu segurar o ataque Cruzeirense que, na verdade, nem tanto perigo levou ao gol de Marcos.

Final: Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras.

Além do gol, e de uma ou outra oportunidade de gol, o Cruzeiro não conseguiu criar muita coisa. Apesar de ter mais posse de bola, o Cruzeiro chutou pouco a gol.

Já o Palmeiras, ganhou o primeiro gol de presente, e se aproveitou da falha defensiva para marcar o segundo.

O Cruzeiro foi prejudicado pela saída do volante Fabrício, substituido por Jonathan, e pela má atuação de Kléber, voltando de Contusão. Thiago Ribeiro, Gilberto e Diego Renan foram os destaques da equipe.

No Palmeiras, Muricy apostou em Robert, ao lado de Love, no ataque do Palmeiras. A aposta não foi bem sucedida, e no intervalo, o treinador paulista trocou o atacante pelo zagueiro Maurício.

Com a substituição, o Palmeiras passou a jogar com um 3-6-1. Com a expulsão de Armero, Love deu lugar a Willians, o que reforçou a defesa.

Mas táticas à parte, o grande destaque, e infelizmente negativo, foi a má (leia-se medíocre) atuação do árbitro Evandro Rogério Roman.

É quase impossível um árbitro de futebol deixar de marcar 3 pênaltis em um mesmo jogo.

Roman foi de uma infelicidade ímpar na noite de hoje.

Mas fora a arbitragem, o resultado foi justo, pois pênaltis não são gols, o Cruzeiro jogou mal e, quando teve o domínio do jogo, não soube controlar a situação e definir o jogo.

Ao contrário do que parte da imprensa diz, acho que essa vitória foi importante sim, mas não é tão determinante para um título para o Palestra.

Ainda temos 13 rodadas e muita coisa para acontecer.

Abraços!

Foto: Globoesporte.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sorte ou Genialidade?

Opa!

Dennis Bergkamp, Holandês, ex-jogador de Ajax, Internazionale de Milão e Arsenal.

Foi um dos maiores jogadores que já vi em ação. Grandes gols, grandes jogadas e títulos importantes.

Mas entre tantos gols e jogadas maravilhosas, Bergkamp sempre me intrigou com um gol marcado contra o Newcastle (então com um grande time).

Vejam:


Esse drible, classificado por mim como genial, foi feito de forma consciente ou foi pura sorte de craque?

Assisti várias vezes e sempre achei que esse lance foi um relapso de um Deus. Um drible tão maravilhoso que não consigo acreditar que foi feito por "pura sorte".

E vocês?

Acham que foi sorte ou genialidade?

Abraços!

domingo, 20 de setembro de 2009

Uma bobeira, um massacre e uma surpresa

Opa!

Na rodada de hoje, que começou ontem e só acaba na quarta-feira, o São Paulo quase assumiu a liderança do campeonato, o Grêmio "destruiu" o que ainda resta do Fluminense e o Goiás colocou água no Chopp do Timão, na volta de Ronaldo.

Em um jogo morno, o São Paulo abriu o placar com Jean, no primeiro tempo, mas depois se acomodou e não produziu mais nada. Já o desesperado Santo André lutou até o final e foi premiado com um gol.

Com o empate, o São Paulo empata em pontos com o Palmeiras, e sobe para o segundo lugar, isso devido à derrota do Internacional para o Vitória no sábado.

No sul, na parte Tricolor de Porto Alegre, o Grêmio precisou de apenas 23' para fazer 3x0 no Fluminense.

Com gols de Souza (2) e Tcheco, o Grêmio acabou com qualquer chance do medíocre Tricolor Carioca.

Na volta para o segundo tempo, o Fluminense aproveitou-se da sonolência gremista e marcou seu gol com Kieza. Mas a fase, e o time, são tão ruins que logo em seguida Cássio marcou contra e a pseudo reação foi para o brejo. O pior ainda viria com o gol de Jonas. Grêmio 5 x 1 Fluminense.

Com o resultado o Grêmio subiu para 6º e o Fluminense só não caiu de posição porque é o lanterna (leia-se rumo à Série B).

Mas a surpresa maior do domingo veio de São Paulo, na Zona Leste, mais precisamente no Pacaembú.


O destaque do jogo foi o atacante Iarley, que marcou dois gols, e o primeiro gol de Fernandão desde sua volta. O outro gol goiano foi marcado por João Paulo. O gol de honra corinthiano foi anotado por Dentinho.

O Goiás entra no G-4 e o Corinthians cai para a 9ª colocação.

Como a rodada só termina na quarta-feira, e com o importante jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, o meu comentário fica comprometido.

Mas pelo que ocorreu no fim de semana, os empates entre Galo e Náutico, e São Paulo e Santo André, somados à derrota do Inter, o Palmeiras tem grande chance de abrir alguns pontinhos na liderança. A vitória do Goiás ainda não abala diretamente o líder.

Já no outro G-4, os integrantes são os mesmos, e muito provavelmente essas equipes não sairão dessas colocações. O futebol apresentados por estas esquadras ainda não me convencem de dias melhores.


DESTAQUE DA RODADA: O destaque de hoje é o golaço marcado por Adriano na vitória do Flamengo sobre o Coritiba no Maracanã.

Abraços!

domingo, 13 de setembro de 2009

Palmeiras e Inter vacilam e São Paulo e Galo encostam

Opa!

Após mais uma rodada do Brasileirão, Palmeiras e Inter vacilaram,e São Paulo e Galo aproveitaram para encostar na classificação.

No Barradão, Vitória e Palmeiras fizeram um jogo de 5 gols, onde os donos da casa levaram a melhor por 3 x 2. O Vitória pressionou o líder desde o início chegou a abrir uma vantagem de 3 x 1, mas o Palmeiras diminiu com Robert.

No jogo entre Internacional e Cruzeiro, o colorado tinha a chance de assumir a liderança, mas foi surpreendido pela raposa que virou o jogo para 2 x 3.

Apesar de ter saído atrás no placar, o Cruzeiro teve tranquilidade para virar o jogo e sair com a vitória.

O Inter irá reclamar um pênalti não marcado em Taison quando o jogo ainda estava no zero, assim como os cruzeirenses irão reclamar o seguinte: "Porque não venceram o jogo na final de 75!"

No Mineirão, no duelo entre Galo e Furacão, os paranaenses saíram na frente. Mas com gols de Rentería e Tardelli, este último homenageou Rubens Barrichelo, o galo virou o jogo e voltou a figurar entre os quatro primeiros do campeonato.

Na reedição da lendária "Batalha dos Aflitos", o Grêmio se deu bem pra cima do Náutico, e conseguiu a primeira vitória fora de casa no Brasileirão.

Agora, o ponto negativo da rodada ficou no empate em 0 x 0 entre Botafogo e Fluminense no Engenhão.

Em um jogo lastimável, as duas equipes conseguiram fazer um péssimo jogo e praticamente "morreram abraçados" para o campeonato.

No geral, o grande favorecido da rodada foi o São Paulo, que venceu o Avaí no sábado e colou em Inter e Palmeiras na ponta, seguidos por Galo, Goiás, Corinthians e Barueri.

Na ponta de baixo, todos saíram perdendo na rodada e ficam estacionados em suas posições. Santo André, Botafogo, Sport e Fluminense formam a zona de rebaixamento, logo atrás de Náutico, Coritiba e Atlético PR.

Para o término da Rodada, falta ainda o jogo entre Coritiba e Corinthians que será realizado na quarta feira.

Abraços!

Fotos: Globoesporte.com