quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os milagres de um "Santo goleiro"


Como fazer com que um garoto lá de Oriente (interior de São Paulo) seja um herói?

Tudo começou quando uma bandeira palmeirense, o goleiro Velloso, se contundiu na Libertadores de 1999. Um garoto, chamado Marcos, que era seu reserva imediato, recebeu a missão de guardar a mete alviverde naquela competição.

A sua primeira grande noite, veio nas quartas de final contra o arquirrival Corinthians. Após dois resultados de 2 a 0, um para cada lado, Marcos brilhou nas penalidades e levou time do Palestra para a semi-final.

Após duas partidas difíceis contra o River Plate, o Palmeiras enfrentou o Deportivo Cali na Final. Após o resultado agregado de 2 a 2, os penaltis mais uma vez decidiriam o campeão de 99. Desta vez Marcos não precisou tocar na bola, só a sua aura mágica, fez com que dois jogadores colombianos falhassem, e o Palmeiras se sagrou campeão da libertadores 1999.

Neste mesmo ano, no mundial de Clubes, o menino de Oriente sofreu seu primeiro revés. Na partida contra o Machester United, após cruzamento de Giggs, Marcos falhou e Keane marcou o gol da vitória por 1 a 0 dos ingleses.

O herói palmeirense não se abateu e, na Libertadores 2000, já nas semi-finais, o rivais se cruzaram novamente. Corinthians e Palmeiras fizeram duas partidas épicas, e mais uma vez, na decisão por penaltis, Marcos salva. Na ultima cobrança, ele defende o chute de Marcelinho Carioca, e leva o Palmeiras a mais uma final. Final esta, que fez com que o adversário, o Boca Júniors, começasse seu reinado na Libertadores.

No ano seguinte, em 2001, contra o São Caetano nas oitavas e contra o Cruzeiro nas quartas, Marcos salvou o Palmeiras nas penalidades, mas nada pode fazer nas semi-finais contra o "Rei de JustificarCopas" (denominação dada por Mauro Beting), o Boca Júniors, e a eliminação precoce veio assolar o palestra.

Em 2002, o herói palmeirense se tornou héroi nacional ao defender a Seleção Brasileira no Pentacampeonato Mundial. Com atuações memoráveis contra Belgica (oitavas) e Alemanha (final), Marcão passou segurança para a nação brasileira, e a contribuiu e muito para o penta.

Após várias propostas de times europeus, Marcos resolveu ficar e começou a cruzar o seu calvário. Contusões, seguidas de contusões, a queda do Palmeiras para a Série B, mais contusões, problemas com a imprensa (por ter sido flagrado fumando) fizeram com que o garoto de Oriente voltasse a crescer com a chegada de Luxemburgo em 2008 ao palestra.

Luxa deu confiança total ao arqueiro, e conseguiu recolocá-lo no status de ídolo, mesmo após passar por todas as dificuldades na carreira. Após várias temporadas, Marcão conseguiu voltar a ter regularidade de jogos e voltou aos noticiários como um dos pilares do time alviverde. Neste mesmo ano, Marcos completou 400 com a camisa do Palmeiras.

O ultimo milagre operado por Marcos, ou melhor "São Marcos", aconteceu entre Sport e Palmeiras, na Ilha do Retiro, na noite de ontem.

Após resultado de 1 a 0 em São Paulo, o Sport venceu por 1 a 0 em Recife e o jogo foi decidido nos penaltis.

Após grande exibição na partida, o nosso herói em destaque, defendeu três cobranças da equipe do Sport, dando a classificação ao time do Palestra. Mais uma noite memorável para o menino de Oriente, que já passou da fase de ser homem e hoje é um santo. O santo do Palmeiras, do Brasil e um dos maiores do mundo.

Não tem como eu terminar essa história, até porque santos não morrem e nunca são esquecidos.

Vamos aguardar pelo próximo milagre!

Abraços!

Mais sobre os milagres de Marcão aqui.

5 comentários:

  1. Mais um que exemplifica bem o que é dar a volta por cima.

    :)

    Eu gostaria que o Sport vencesse, logo, logo, vc vai entender porque.
    Valeu pelo Marcos, esse merece.

    ResponderExcluir
  2. Everaldo,

    Marcos é um ídolo nacional, muito mais que um ídolo Palmeirense.

    Esse merece muito!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ô Círio!
    Sabe porque queria que o Sport vencesse!?
    É que dia 22 eu viajo para Recife e como apaixonado por futebol que sou é claro que vou ver um jogo na Ilha do Retiro e um nos Aflitos.
    Para minha felicidade o jogo na ilha é justamente contra o Galo! Mas eu vou na torcida do Sport.

    Na semana seguinte vou na torcida do Timbu no jogo contra o Fluminense.

    Por isso queria o sport classificado, pra pegar a torcida empolgada.

    ResponderExcluir
  4. Everaldo,

    Divirta-se cara!

    Só toma cuidado na Ilha porque a torcida aliada do Atlético no Recife é a Inferno Coral, e talvez isso possa te dar problemas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. rsrss
    vou na torcida do sport, sem camisa nem chaveiro do Galo.
    Ah! não vou sozinho.

    :)

    Na outra semana pretendo ver Náutico x Fluminense nos Aflitos.

    ResponderExcluir