segunda-feira, 1 de junho de 2009

A dor da despedida


Opa!

Despedidas no futebol sempre vem com dor e nostalgia. E nesse fim-se-semana não foi diferente.

Três grandes dos grandes craques que vi em ação se despediram esse fim de semana.

Luís Figo, portugês, começou a carreira no Sporting Lisboa, passou por Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão. Venceu a Liga dos Campeões em 01/02 pelo Real, e conquistou vários títulos nacionais. Defendendo a seleção portuguesa, era o grande nome, até aparecer Felipão. Juntos, levaram Portugal até uma final de Eurocopa e fizeram nascer Cristiano Ronaldo.

Figo não entra no clube dos gênios do futebol, mas com toda certeza ele se manterá entre os grandes nomes desse geração que está se despedindo agora.

Pavel Nedved, Tcheco, fez sua carreira na Itália na Lazio e Juventus. Chegou a uma final de Liga dos Campeões, venceu o Calcio pelas duas equipes e levou sua seleção a uma Copa do Mundo. Meia esquerda, brilhou ao lado de Verón e Del Piero. Com suas arrancadas e chutes de longa distância foi um dos grandes nomes do futebol italiano desta ultima década.

Agora o maior de todos, Paolo Maldini. Com 32 anos de Milan, chegou aos 8 e se despede aos 40, Paolo Maldini venceu nada mais nada menos que seis Ligas dos Campeões pelo Milan, e vários Calcios. Um brilhante lateral e um magnífico zagueiro, Maldini não venceu uma Copa do Mundo porque não quis. A pedido de Marcelo Lippi, foi chamado para a Copa da Alemanha, mas preferiu dar lugar aos outros.

Paolo seguiu os passos do seu pai, Cesare Maldini, que comandou o Milan na sua primeira conquista da Liga.

Como a história não morre, a camisa 3, usada por Maldini, está aposentada até que um outro membro da família chegue a equipe profissional e a utilize. O filho mais novo de Maldini está nas categorias de base e já pretende seguir os passos do pai.

Maldini está no seleto grupo de gênios do futebol. Com todos os seus serviços prestados ao futebol mundial, Paolo estará sempre na memória de todos.

Confesso que fico triste ao ver que o futebol perde alguns de seus maiores craques. Mas ainda tenho esperança de que um dia poderei ver outro grandes craques surgirem e se tornarem mitos na história do futebol.

Todos os amantes do futebol bem jogado sentirão saudades de ver esses grandes craques em ação.

Abraços!

5 comentários:

  1. Né pornada não, mas o melhor jogador desses três, foi o que menos foi citado aí... Pavel Nedved.

    Pra te falar a verdade, o que vai me fazer mais falta quando estiver vendo o calcio, onde o três atuavam. Acho que os jogos da Juve a partir de agora, nunca mais terão o msm sabor, a msm esperança de ver um lançamento, um drible, o golaço de fora da área ou a simples presença de um cracasso como o pavel em campo.

    ResponderExcluir
  2. Glauber,

    Aceito sua opinião e ela é muito bem vinda.

    Mas continuo achando que o Maldini, em função diferente da do Nedved claro, foi melhor.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Gostava do futebol do Nedved!

    ResponderExcluir
  4. Outro que deu adeus, e merece lembrança também é o Marcelo Sallas do Chile, junto com o Zamorano fizeram a história do futebol chileno mudar...

    ResponderExcluir
  5. Glauber e Elvis,

    Nedved tem o seu espaço, mas continuo com minha opinião. Será difícil aparecer outro Maldini, Nedvedes pode aparecer aos montes.

    Glauber,

    Salar foi um dos maiores cabeceadores que ja vi jogando. Grande matador!

    ResponderExcluir