quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vitória da eficiência

Opa!

Pela primeira partida da semifinal brasileira da Libertadores da América, o Cruzeiro venceu o Grêmio por 3 x 1, jogando em casa, e abre ótima vantagem para o jogo de volta em Porto Alegre no dia.

O jogo começou com surpresas nas escalações. No Cruzeiro, Adilson escalou Fabinho no lugar de Gérson Magrão, vetado no vestiário, e colocou Marquinhos Paraná para fazer a lateral esquerda. No Grêmio, Autuori optou por Thiego no lugar de Ruy na lateral direita.

O jogo começou muito bem jogado, com boas trocas de passes e jogadas pelas alas do campo.

A primeira grande chance do jogo foi tricolor. Após cruzamento de Maxi López, Alex Mineiro errou o chute cara-a-cara com Fábio.

O Cruzeiro teve grande chance com Jonathas que, após tentar cruzar para a área, ficou com o rebote da zaga e cabeceou para o gol. Marcelo Grohe fez ótima defesa.

Logo após, Souza cruzou para Alex Mineiro desperdiçar outra chance, cabeceando nas mãos de Fábio.

Pouco depois veio a chance mais clara. Maxi López roubou a bola de Thiago Heleno, driblou Leonardo Silva e, de frente para o gol, chutou no pé da trave direita do gol celeste.

Como o Cruzeiro não costuma perder chances de gol, o Grêmio foi duramente penalizado pelas chances perdidas. Kléber cruzou para Wellington Paulista marcar o 1 x 0 no final da primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, Adilson Batista colocou Eli Carlos na ala esquerda, e Marquinhos Paraná no meio campo. Autuori voltou com a mesma equipe.

Diferentemente da primeira etapa, e devido à modificação de posicionamento feita pelo treinador cruzeirense, o Grêmio perdeu o controle do meio campo, e logo no início sofreu o segundo gol. Wagner cobrou escanteio curto, recebeu o passe de volta, levou para o meio e chutou. A bola desviou em Tcheco e matou o goleiro tricolor. Cruzeiro 2 x 0 Grêmio.

Após o segundo gol, o Cruzeiro passou a pressionar o Grêmio que, por sua vez, estava desorganizado e sem reação.

Com o andar da partida, não demorou para o Cruzeiro marcar mais um gol. Após cruzamento da direita, Fabinho marcou de cabeça. Cruzeiro 3 x 0.

O Cruzeiro continuava a massacrar o Grêmio, até que aos 27', o ábitro da partida, o chileno Henrique Osses, sentiu uma contusão e paralisou a partida. O árbitro substituído pelo quarto árbitro Jorge Osório.

Com a paralisação, o jogo esfriou. Pior para o Cruzeiro que perdeu o pique do jogo, e excelente para o Grêmio que conseguiu se reencontrar na partida.

Poucos minutos após o retorno da partida, o novo árbitro assinalou falta para o Grêmio. Na cobrança, Souza diminuiu para os gaúchos. Cruzeiro 3 x 1 Grêmio.

O gol fez com que o Grêmio começasse a pressionar mais o Cruzeiro que sentiu o golpe e recuou.

Mesmo com a pressão o Grêmio não conseguiu diminuir o placar, e o Cruzeiro conseguiu confirmar a vantagem para o jogo de volta.

O Grêmio foi penalizado por um de seus maiores defeitos nesta temporada, os gols perdidos. Com três chances no primeiro tempo, sendo duas claríssimas, o tricolor não abriu o placar e quando se assustou, já estava perdendo por três gols.

O Cruzeiro teve muitas dificuldades no primeiro tempo, principalmente por ter o lado esquerdo da defesa desprotegido, e por ter muitas dificuldades para sair da marcação tricolor. Aproveitou as chances que teve, e depois da mudança de posicionamento entre Marquinhos Paraná e Eli Carlos, o meio campo conseguiu fazer o jogo fluir melhor e a defesa ficou mais protegida.

A máxima da partida de hoje foi a eficiência. Venceu quem aproveitou melhor as chances criadas e teve mais controle emocional dentro do jogo.

A vitória do Cruzeiro foi merecida, e o Grêmio, mesmo descontrolado em alguns momentos, mostrou que o jogo de volta não será nada fácil para os mineiros.

Na partida de volta, o Grêmio precisa vencer por 2 x 0, ou caso sofra um gol, o tricolor dos pampas precisará vencer por três gols de diferença. O resultado de 3 x 1 leva a decisão para as penalidades.

O jogo de volta ocorrerá no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, no dia 02 de julho, quinta-feira.

Grande jogo!

Abraços!

NOTA: A situação triste do jogo, vem de uma acusação do volante Eli Carlos, que disse ter sido chamado de "macado" por Maxi López. Lamentável!

Fotos: Globoesporte.com

3 comentários:

  1. O galera, to falando mais uma vez q é pra ver se o mundo entende:

    "Libertadores, com a gnt é outra conversa!"

    E q venham argentinos, uruguaios, gripes mexicanas e até galos paraquaios, falou q vale mais que uma liderança com data de vencimento próxima a gnt ganha msm!

    ResponderExcluir
  2. Jogo emocionante e lindo!
    Conseguimos o resultado e a torcida deu um show no mineirão.

    Tri...esse grito está intelaaaaado

    ResponderExcluir
  3. No fds o Cruzeiro ganhou e o Galo perdeu. Parece que aos poucos as coisas voltam a entrar nos eixos...

    ResponderExcluir